Filtre por assunto: Gestão Inovação Tecnologia
Administrador pesquisando vantagens de um erp personalizado.

Conheça 11 vantagens de um ERP personalizado para sua empresa

Há várias formas de otimizar a gestão da sua empresa. Entre elas, destacamos a inserção de novas metodologias, técnicas e tecnologias no ambiente de trabalho. Nesse sentido, apresentamos uma solução bastante útil: o ERP personalizado. Você sabe o que é essa ferramenta e quais são as vantagens de adotá-la na sua empresa?

Com o intuito de responder a essas questões, preparamos este post especialmente para você. Iniciaremos abordando o conceito do ERP personalizado. Em seguida, listaremos as 11 principais vantagens de implementar essa solução na sua empresa e, por fim, falaremos como um ERP pode ajudar os gestores a tomarem decisões de forma mais eficiente. Continue a leitura e saiba tudo sobre ERP personalizado!

O que é um ERP personalizado?

Antes de falar do ERP personalizado, falaremos um pouco sobre o sistema ERP, sigla para Enterprise Resource Planning (ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Esse sistema nada mais é do que uma plataforma de desenvolvimento padrão (software), em que são inseridos todos os módulos e funcionalidades default do sistema. Entretanto, há como personalizar o pacote e fazer a escolha pelos módulos que são necessários para a sua empresa.

Embora o ERP seja uma ferramenta de destaque para a gestão de empresas, muitos gestores têm a visão de que esse sistema atrapalha a flexibilidade, já que muitos desses softwares não estão adequados à realidade do empreendimento. No entanto, o cenário mudou e a personalização do ERP tem se mostrado fundamental para a adoção e o uso desse programa, permitindo o acesso a um software mais adequado a cada realidade.

Dessa forma, um ERP personalizado é considerado por diversos especialistas na área de gestão como uma plataforma que pode garantir melhorias na organização da empresa, assim como alavancar as vendas.

Entre os principais atributos e facilidades que um sistema ERP personalizado oferece, destacamos a descoberta de perdas ou furtos de mercadorias,  a garantia de atividades mais dinâmicas e a agilidade no manuseio de documentos — com a digitalização de processos.

Além disso, esse sistema possibilita definir padrões e estratégias para solucionar problemas administrativos de forma mais eficiente, cria alertas para avisar sobre a quantidade de estoque disponível e emite alerta automático para compra e venda de todos os produtos.

Sendo assim, a confiabilidade do software de gestão, aliada ao respeito à legislação fiscal vigente, faz do ERP um elemento fundamental para a melhoria da qualidade dos processos produtivos e de administração.

Quais são as 11 principais vantagens de um ERP personalizado?

ERP personalizado e suas atribuições na gestão empresarial.

1. Flexibilidade

A flexibilidade é um fator de grande importância para o gerenciamento de uma empresa na atualidade. Nesse sentido, o ERP facilita – e muito – a vida dos profissionais que necessitam seguir o fluxo de informações sobre diferentes aspectos da empresa, como é o caso dos gestores, administradores e diretores financeiros, por exemplo.

Hoje em dia, com a popularização da internet e do mercado mobile, os sistemas de gerenciamento ERP estão cada vez mais conectados e completos. Um bom diferencial do sistema é que ele permite acesso remoto e acompanhamento integral simultâneo das informações mais pertinentes sobre a empresa.

Dessa forma, a tomada de decisão fica mais fácil para todos os profissionais, especialmente os gestores, pois são eles que têm, principalmente, a necessidade de acessar o sistema de qualquer local e a qualquer hora. Por meio de um notebook ou celular, é possível conferir as informações necessárias para tomar decisões e solucionar questões de forma rápida e prática.

Sendo assim, em um mercado cada vez mais volátil e dinâmico, ter uma ferramenta para aumentar o controle sobre os sistemas da empresa é um diferencial e tanto, sobretudo para empreendimentos que apresentem mais de uma sede ou no caso de os gestores e demais profissionais realizarem viagens constantemente.

2. Segurança

Outra vantagem muito importante que o ERP personalizado oferece às empresas é a melhora significativa na segurança da informação. Atualmente, os dados de uma empresa são ativos valiosos e, por isso, precisam ser protegidos.

Nesse sentido, o ERP personalizado promove uma revolução na segurança e na gestão de informação. Isso é feito por meio de várias medidas, sendo a principal delas a centralização das informações em um único local.

Com isso, os profissionais de TI e administradores não precisam gastar recursos e esforços para a proteção de vários bancos de dados, mas apenas de um, que é o do ERP personalizado. Além disso, os serviços dos ERPs atuais já podem ser interligados a serviços de armazenamento em nuvem, o que aumenta a segurança dos dados.

Isso porque as informações são enviadas para data centers externos, preparados para lidar com fatores de risco à integridade do sistema, que contam com elementos adicionais de segurança, como criptografia, redundância, backup contínuo, entre outros.

3. Integração

A integração é uma das características mais importantes que o ERP pode levar para a gestão da sua empresa. Muitas empresas realizam uma má administração por causa da perda de informação durante a comunicação entre um setor e outro, o que leva ao desencontro de informações, atrasos e trabalhos mal executados.

Com o ERP personalizado, esses problemas diminuem, pois a plataforma permite uma ampla integração entre os mais diversos setores e profissionais, tornando os dados acessíveis, também, em aparelhos remotos, como celulares ou notebooks, o que auxilia na tomada de decisão.

4. Velocidade

Como o mercado está cada vez mais dinâmico, a velocidade na execução dos processos é uma característica muito importante para as empresas. Isso porque, devido ao alto fluxo de interações e pedidos, muitos empreendimentos sentem dificuldade para processar as informações e tomar decisões coerentes e rápidas para os clientes ou de forma interna.

O ERP personalizado trabalha nessa questão, oferecendo soluções a fim de garantir mais velocidade nas organizações. Além disso, pelo fato de os setores estarem conectados e integrados, a informação é repassada de forma mais rápida e concisa, o que garante agilidade na tomada de decisão e na execução de processos.

Entretanto, além da agilidade, o ERP garante maior regularidade no processo, o que é fundamental para a manutenção da qualidade do serviço e da produção. Além disso, vale destacar que a troca de informações passa a ser, também, mais segura.

Outro ponto importante a ser ressaltado é a melhora na relação com os fornecedores, que são informados das carências da empresa de forma mais ágil e, portanto, a empresa tende a ser reabastecida de forma mais rápida também.

5. Escalabilidade

Escalabilidade nada mais é do que a característica que determinado processo tem de adaptar sua realidade à necessidade existente ao seu redor. Dessa forma, uma das principais dificuldades das empresas atuais consiste na adaptação da sua estrutura a fim de acompanhar o crescimento do negócio e manter a gestão eficiente.

Isso se dá principalmente conforme a empresa cresce, porque mais condicionantes precisam ser analisadas e controladas, e mais informações começarão a fazer parte da vida do administrador.

Dessa forma, o ERP leva para as empresas uma vantagem de escalabilidade, tornando mais fácil a adaptação do sistema de acordo com cada negócio e com cada realidade encontrada na empresa.

6. Redução de custos

Reduzir custos é a máxima na atualidade para a gestão de empresas. Entretanto, a redução de gastos deve ser feita de forma inteligente, sem prejudicar departamentos importantes para a empresa. Mas como fazer isso de forma eficiente?

O ERP pode ajudar você quanto a essa questão de diversas formas. A primeira delas é com a modernização da burocracia na rotina do trabalho, que ameniza gargalos operacionais e administrativos, permitindo uma operação mais direta, enxuta, além de reduzir o consumo de papel na empresa.

Outro ponto a ser destacado é a diminuição de sistemas dentro do negócio, o que torna os processos menos demorados na gestão interna e mais eficientes do ponto de vista econômico.

7. Parametrização

A parametrização é outra vantagem relevante do ERP personalizado. Conforme falamos, atualmente, os dados e informações funcionam como verdadeiros ativos, sendo propulsores das ações que a empresa toma. Dessa forma, é essencial que cada um desses dados seja compreensível, padronizado, visível e de fácil acesso para os gestores, diretores e colaboradores da empresa.

Com o ERP, a viabilidade de parametrização se torna real. Isso porque o sistema reúne informações importantes das operações, que auxiliam a manutenção do negócio e a sua condução. Dessa forma, garante-se profundidade, atualidade e alinhamento com as exigências da empresa.

Dessa forma, a parametrização otimiza a quantidade de dados valiosos sobre a empresa, assim como torna a verificação mais correta e precisa, o que beneficia todos os setores do empreendimento.

8. Redução de erros

ocorrência de erros, apesar de natural em qualquer atividade humana, não é desejável e, sempre que possível, ela deve ser mitigada, especialmente na gestão de uma empresa, visto que erros podem trazer prejuízos nas mais variadas esferas, como financeira ou de produtividade. Como o ERP personalizado ajuda a integrar os setores da empresa, a comunicação é melhorada e os erros tendem a diminuir.

9. Gestão completa

Uma boa gestão de empresa precisa, antes de tudo, ser completa. Com a utilização do ERP personalizado, os gestores podem integrar os dados de todos os departamentos, possibilitando uma análise completa dos resultados obtidos sobre o andamento da empresa.

Dessa forma, muitos aspectos que passam despercebidos em empresas que não utilizam essa metodologia começam a receber maior atenção, com a informação sendo acessada de locais remotos e com a indicação das melhores soluções para agentes dos mais variados departamentos.

10. Modernização dos processos

Como o mercado está cada vez mais dinâmico, as empresas buscam se modernizar cada vez mais. O ERP é um elemento que garante essa modernização, por meio da inserção de diversos dispositivos online, que dão um fim a processos manuais ultrapassados.

Além de melhorar a gestão interna da empresa, ao otimizar o acesso à documentação para os colaboradores — permitindo certa confidencialidade, quando necessário —, a medida ainda é sustentável, pois diminui o consumo de papel, e pode ser, inclusive, utilizada para estimular o marketing verde da empresa.

11. Maior controle sobre o ciclo de produção

O ciclo de produção deve ser analisado e efetuado com cautela, pois é ele que determina a produtividade da empresa. Dessa forma, as ferramentas presentes no ERP personalizado auxiliam no planejamento e na execução do ciclo produtivo. Isso é feito por meio de uma administração detalhada de cada etapa do processo de produção de uma empresa, dando a ela maior facilidade para corrigir defeitos e alcançar melhores resultados.

Como o ERP personalizado pode contribuir para a tomada de decisões mais eficientes?

Para a melhor decisão ser tomada no menor tempo possível, é preciso dispor do maior número de informações possíveis. Uma vez que o ERP proporciona isso, a tomada de decisão dos gestores e colaboradores da empresa tende a ser mais eficiente e menos sujeita a falhas.

Entretanto, antes de instalar o software na sua empresa, vale a pena considerar algumas medidas para garantir a boa execução dessa etapa. A principal delas é a escolha de uma empresa qualificada no setor.

Por isso, vamos apresentar aqui a Consistem Sistemas, que atua há três décadas no desenvolvimento de softwares de gestão para o meio empresarial nos mais variados segmentos do mercado. Desde a sua fundação, em 1986, a empresa é especializada em sistemas personalizados.

Com uma política de investimento voltada para treinamentos, pesquisas, equipamentos de ponta, abertura de novos mercados e desenvolvimento de novos produtos, a empresa se destaca no mercado de ERP personalizado, que pode tanto ser instalado quanto trocado.

Por conta das vantagens listadas ao longo do texto, o ERP personalizado é um instrumento a ser considerado para melhorar o desempenho da gestão do seu empreendimento, seja ele comércio, escritório ou indústria. Com sua inserção, a gestão tende a ficar mais profissional, integrada, acessível e com uma linguagem mais intuitiva para todos os departamentos existentes na empresa.

Agora que você sabe quais são as principais vantagens de um ERP personalizado para sua empresa, entre em contato conosco! Temos anos de experiência no mercado e profissionais capacitados para indicar o melhor caminho para o seu negócio.