As novas ferramentas desenvolvidas, adicionadas à evolução das tecnologias, propiciaram uma revolução muito grande na gestão corporativa. Hoje em dia, por exemplo, o ERP auxilia na integração de setores, facilitando processos e agilizando a tomada de decisões.
No post a seguir, entenda mais sobre a importância de unificar departamentos com o suporte de um sistema de gestão.
Como ERP auxilia na integração de setores
Os ERPs, em termos gerais, são softwares desenvolvidos para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação da comunicação. O armazenamento de todas as informações do negócio em um único local promove a rápida detecção de não conformidades e melhorias necessárias (reduzindo custos administrativos e produtivos), evita que as informações se percam durante a realização das atividades da empresa e promove uma fácil visualização das responsabilidades e atribuições de cada setor.
Os benefícios da integração de departamentos
Atualmente, a necessidade da tomada de decisão ser realizada com absoluta rapidez, foi acrescida às exigências cada vez mais rígidas para o envio das informações aos órgãos reguladores e fiscalizadores. Isso obriga as empresas a terem uma estrutura integrada e ajustada para atender a esta demanda.
Entre os benefícios que a integração das áreas possibilita, podemos listar:
- Diminuição dos custos
- Aumento da produtividade;
- Padronização de procedimentos;
- Evolução nos controles administrativos, financeiros e contábeis;
- Redução de desperdícios;
- Melhora no relacionamento e na comunicação entre colaboradores;
- Maior eficiência na tomada de decisão; entre outros.
A integração entre as áreas possibilita também um melhor relacionamento entre as pessoas. A transparência fica mais evidente e o conhecimento das tarefas de cada setor pode ser compartilhado. Além disso, o convívio é acentuado e o clima organizacional tende a ficar mais favorável.
As pessoas percebem sua importância no funcionamento da empresa e seu valor na execução de suas tarefas. Um dado que é introduzido na recepção de um insumo vai ser utilizado por várias pessoas e em vários setores da corporação. É fundamental que essa informação esteja correta e que todos os seus atributos sejam efetivamente registrados.
O fluxo de informação funciona no mesmo conceito de cliente-fornecedor. Ou seja, por exemplo, um dado registrado no almoxarifado será utilizado nos setores subsequentes, como a contabilidade, o departamento fiscal e a área financeira.
A importância da participação de toda equipe na hora da integração
Os procedimentos de utilização e de operação do ERP precisam ser divulgados e todos os colaboradores necessitam de treinamentos. A participação de toda a equipe é fundamental para o êxito nas implantações e nas migrações.
Uma comunicação bem feita, com palestras e cursos específicos, é muito importante. Devem ser utilizados todos os canais disponíveis para que as pessoas tenham pleno conhecimento do que está sendo implantado e integrado e qual a participação de cada um no processo.
Agora que você já sabe como integrar as áreas da empresa, veja também como um sistema de gestão empresarial pode ajudar na tomada de decisões.