Filtre por assunto: Gestão Inovação Tecnologia

Trocar de ERP: como saber qual é a hora certa?

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning e significa planejamento dos recursos da empresa. Em outras palavras, é um sistema responsável por cuidar de todos os processos de uma organização, a fim de automatizar o trabalho operacional e administrativo da companhia.

Entre os benefícios de um ERP, podemos destacar a melhoria no desempenho dos funcionários e na produtividade da empresa como um todo, a redução dos custos e o aumento das vendas e dos lucros.

Muitas empresas já possuem um software, mas, em algumas situações, ele acaba sendo deixado de lado e passa a ser subutilizado, com trabalhos voltados apenas para cumprir algumas obrigações fiscais, como as emissões de notas eletrônicas.

Isso pode indicar que o sistema se tornou obsoleto e já não consegue mais acompanhar o crescimento da empresa e, portanto, precisa ser trocado.

Preciso trocar de ERP. E agora?

Neste artigo, vamos destacar alguns sinais que indicam que sua empresa precisa trocar de ERP e o que deve ser levado em conta ao escolher um novo sistema. Confira!

Dificuldade de uso

Um dos sinais mais evidentes de que o sistema não está indo bem é a dificuldade de usá-lo. Um bom software tem como característica principal justamente a facilidade de uso. Afinal, ele existe para melhorar a produtividade da empresa e da equipe.

No entanto, se os funcionários estão gastando muito tempo para executar as tarefas por meio da ferramenta, é um sinal muito forte de que algo está errado. Neste caso, há um importante ponto para avaliarmos: a falta de treinamento!

Talvez a equipe não esteja utilizando corretamente a solução, já que novas funcionalidades podem ser adicionadas ao sistema e essas nem sempre fazem parte do dia a dia da equipe, com isso o ERP pode causar até aversão por parte do time e ser boicotada.

Suporte de má qualidade

O suporte do ERP é essencial para que o sistema entregue todas as suas vantagens. Se você tem solicitado suporte ao fornecedor do sistema e ele não tem sido eficiente, é o momento de rever se realmente vale a pena continuar com o software.

Para que as coisas caminhem da melhor forma possível, é indispensável que o suporte seja proativo e permita que o sistema cumpra aquilo que promete.

Incompatibilidade com a visão da empresa

Pode ser que o sistema encontre dificuldades para acompanhar o crescimento da empresa.

Muitas vezes, a tecnologia não conta com a robustez necessária para acompanhar as novas demandas e necessidades do mercado.

Isso fica muito evidente no momento em que a diretoria quer implementar um novo processo, mas acaba esbarrando na falta de funcionalidades do software.

Como escolher um novo ERP?

Agora que você viu os sinais que indicam a necessidade de trocar de ERP, vamos destacar o que deve ser levado em conta ao escolher um novo sistema.

Para trocar de ERP, opte por um profissional que possua solidez.

Custo-benefício

Obviamente, um software de gestão é uma ferramenta que demanda uma implantação que não acontece da noite para o dia. Isso faz com que seja um produto que demande um investimento considerável.

Nesse caso, pode ser que alguns gestores optem por alternativas mais baratas e que tenham uma instalação rápida. Mas essa escolha deve ser feita com muita cautela.

Sempre desconfie se o custo for muito baixo. Afinal, pode ser aquele famoso “barato que sai caro”. Estude as melhores opções do mercado, faça pesquisas de preço e escolha aquela que oferece o melhor custo-benefício.

Sistema compatível com a empresa

Não adianta investir em um sistema com inúmeras funcionalidades, mas que não representa ações concretas em favor da produtividade e do crescimento da empresa.

Um bom ERP é aquele que evita dores de cabeça operacionais. Diante disso, o sistema deve estar realmente alinhado com suas necessidades, de forma que o trabalho se torne dinâmico e escalável.

Qualidade do suporte

Se, por um lado, a falta de suporte é um indicativo de que o sistema precisa ser trocado, por outro, um ótimo suporte evidencia que a empresa merece ser contratada. Obviamente, confiança é algo construído aos poucos.

Por isso, quando você for contratar um software de gestão, faça uma minuciosa pesquisa em relação ao histórico da empresa que fornece o ERP. O suporte dessa empresa deve estar totalmente preparado para auxiliá-lo sempre que for necessário.

Empresa especializada no ramo

Naturalmente, a escolha de um software não é nada fácil. Logo, você deve sempre escolher uma empresa especializada no ramo que esteja preparada para entregar resultados de alta performance.

Lembre-se que o objetivo de contratar um software é fazer com que os processos se tornem mais ágeis e a empresa conquiste mais lucros. Quando bem implementado, o sistema poderá auxiliar a organização a conquistar novos mercados, aumentar as vendas e bater metas.

A ideia é que exista uma melhoria dos processos por meio da automatização e uma maior integração entre todas as áreas da empresa. Assim, a companhia pode focar somente em questões estratégicas.

Com todas as ideias que apresentamos, você acha que é o momento de trocar de ERP? Se sim, é muito importante você realizar uma escolha que realmente traga os resultados esperados. Um software incompatível ou engessado, em vez de ajudar, vai gerar estresse e trazer muitos prejuízos para a companhia.

Portanto, certifique-se de que o ERP realmente vai assegurar uma efetiva mudança nas rotinas de sua companhia. É um investimento que precisa ser feito com o máximo de segurança possível. Afinal, ninguém quer ter nenhum tipo de surpresa desagradável, não é mesmo?

Se você acha que este é o momento adequado de trocar de ERP, entre em contato com a gente. Estamos preparamos para lhe ajudar a tomar a melhor decisão.