Gestão 31/08/2017

Você está pensando na aquisição de um ERP para sua empresa? Por mais completa e eficiente que seja essa ferramenta, o sucesso da implementação será baseado nos cuidados que você, como gestor, terá antes mesmo de escolhê-lo.

Este artigo mostrará quais são os principais obstáculos para a adoção da melhor solução em gestão integrada e como você pode resolver cada um deles. Vamos lá?

Os problemas na aquisição de um ERP

Grande parte dos problemas encontrados na hora de adquirir um software ERP tem a ver com a falta de um planejamento adequado e de uma pesquisa completa sobre a melhor opção para o negócio.

Identificar e resolver essas questões são atitudes estratégicas que diferenciam bons gestores da maioria dos profissionais. Veja quais são esses maiores problemas e o que pode ser feito para melhorar cada um desses pontos!

Custo elevado de aquisição

O primeiro grande problema enfrentado por empresas que pensam em adotar um ERP, é encontrar um equilíbrio razoável entre custo e retorno. Bons softwares de gestão cortam gastos tanto na eliminação de processos quanto no aumento da produtividade, mas nem sempre a balança no final é favorável para definir o investimento como interessante.

Como resolver

Adquirir a melhor ferramenta pelo melhor preço é uma questão de conhecer o seu negócio, ter objetivos claros para o futuro e fazer muita pesquisa. A solução mais adequada quase nunca pode ser definida pelo valor absoluto, mas pelo ROI que ela oferece.

Softwares ERP na nuvem, por exemplo, são bem mais em conta do que uma estrutura local e podem oferecer mais eficiência e crescimento por um preço mais atraente.

Implantação insuficiente

Até mesmo a melhor solução pode se mostrar equivocada se a implantação não for feita corretamente. O ERP deve ser tratado como uma mudança no mindset da empresa, desde a forma como se planeja o crescimento até a readequação de tarefas rotineiras, por menores que sejam.

Um problema nesse caso é ter a tecnologia aplicada apenas parcialmente, o que cria barreiras desnecessárias, desencontro de dados importantes e impede a integração definitiva ao sistema — maior responsável pela economia de tempo e dinheiro.

Como resolver

O parceiro tecnológico que você escolher para implementar o sistema ERP tem papel fundamental nessa hora. Dê preferência aos softwares mais abrangentes e customizáveis, que facilitam essa integração entre os setores produtivo e financeiro.

Quanto mais completa e versátil for a ferramenta, menos risco você corre de não atingir seu potencial de otimização. Por isso, sempre estenda a pesquisa além do preço de aquisição.

Resistência da equipe

O quão acostumados e acomodados os funcionários estão com o método atual de gestão financeira e produtiva? Mesmo que não seja a forma mais simples e otimizada para exercer as tarefas, coletar e analisar dados, pessoas preferem utilizar sistemas aos quais já estão acostumadas.

Essa é uma questão que causa resistência à mudança dentro da empresa. A aquisição de um ERP pode ser comprometida se sua equipe simplesmente deixa o programa de lado para continuar trabalhando como antes. Além de um desperdício de dinheiro, esse é mais um entrave para a integração completa do seu sistema.

Como resolver

A primeira pessoa a abraçar a mudança deve ser você. Seja o exemplo e faça reuniões para explicar objetivamente como um software ERP facilita a vida dos seus colaboradores.

Quebrar a resistência a uma nova forma de trabalho é uma questão cultural e de hábito. Essa não é uma mudança que deve ser imposta, é hora de usar o seu perfil de liderança para inspirar e instigar toda a empresa.

Falta de capacitação

Outra forma de desperdiçar um bom software ERP é negligenciar a capacitação dos funcionários para que eles aproveitem ao máximo a ferramenta que têm em mãos.

A dificuldade em usar um sistema para operação, planejamento e gestão torna tarefas cotidianas lentas e pouco otimizadas, gerando muito retrabalho e avaliações equivocadas na hora de tomar decisões importantes.

Como resolver

De nada adianta investir na tecnologia e não investir nas pessoas. Crie um programa de treinamento para que os funcionários estejam prontos para aproveitar a solução assim que ela for implementada.

Vale a pena também incluir o quesito intuitividade na sua pesquisa para adquirir um ERP. Busque softwares que sejam fáceis de usar, com interfaces familiares, processos simplificados e objetivos. Quanto melhor a solução, menos a empresa precisa gastar com treinamento.

Suporte inadequado

O último problema na aquisição de um ERP pode surgir muito depois do contrato assinado. Um suporte ineficiente, com estrutura inadequada, põe em risco todo o ganho na implementação de um software de gestão.

Falhas de sistema, ameaças internas, incidentes inevitáveis ao longo da operação corporativa comprometem a produção até o ponto de causarem grandes prejuízos financeiros e para a imagem da empresa.

Como resolver

Na hora de adquirir um software ERP, peça para que as parceiras em potencial apresentem seu plano de suporte — procure saber como ele é feito, em quanto tempo respondem a uma chamada e qual é o tamanho da equipe dedicada à função.

Quanto mais confiável for a solução que você está adquirindo, menos dor de cabeça você terá no futuro. Além, claro, da garantia de que o retorno que você espera do seu investimento será alcançado sem tropeços pelo caminho.

A importância de superar esses problemas

A solução integrada de um software ERP pode transformar uma empresa e ser a plataforma que ela precisava para crescer de forma consistente e sustentável. Por mais que existam desafios na aquisição de tecnologia aplicada ao negócio, eles servem de combustível para um gestor que quer ver sua empresa se tornar mais produtiva e competitiva.

Superar esses problemas é uma questão estratégica de mercado, é aliar as melhores soluções tecnológicas que existem a um planejamento de futuro e uma cultura de inovação dentro da sua empresa.

A busca pela melhor solução ERP

Portanto, é hora de começar a sua pesquisa. A melhor solução nem sempre é a mais cara, mas a que melhor se adapta ao seu negócio e aquela que trará o maior retorno diante do seu investimento.

Embora alguns problemas apareçam na aquisição de um software ERP, todos eles podem ser resolvidos com planejamento e uma visão clara do que um gestor deseja para a sua empresa. Se você está pronto para começar essa transformação, é hora de manter esses obstáculos em mente e traçar o melhor caminho para o sucesso.

E aí, gostou de saber mais sobre gestão e tecnologia? Então venha nos seguir no Instagram, no Facebook, no Youtube e no Linkedin para ficar por dentro de muitas outras novidades!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem