Filtre por assunto: Gestão Inovação Tecnologia

Confira 5 inovações em TI para ficar de olho

Fundamentais para o desenvolvimento de novos ecossistemas e modelos de negócio, as inovações em TI prometem impactar significativamente a maneira como as organizações enxergam e efetuam os seus processos como um todo.

No cenário dinâmico e amplamente tecnológico em que vivemos, estar atento às novidades é necessário para se colocar um passo à frente dos concorrentes.

Afinal, as mudanças de mercado são constantes, sendo a Tecnologia da Informação uma peça-chave no que diz respeito à gestão inovadora. Por meio de ferramentas específicas, é ela que fornece os insights e recursos que possibilitarão alavancar o sucesso das iniciativas de uma empresa.

Neste artigo, mostraremos 5 inovações em TI para ficar de olho. Algumas delas já deixaram de ser uma tendência para se tornar uma realidade, enquanto outras ainda estão nos primeiros passos. De qualquer forma, todas merecem a sua atenção. Aproveite!

Inovações em TI para ficar de olho

1. Big Data e Analytics

A relevância do Big Data para o crescimento da companhia já não pode mais ser ignorada e é uma das inovações em TI mais buscadas no momento. Isso acontece porque a compreensão acerca do que os clientes esperam, como pensam e de que modo visualizam a sua marca é indispensável.

Por se tratar de um imenso volume de dados gerados por um negócio, a utilização de ferramentas de Big Data é essencial, pois são elas que permitem recolher, reunir e organizar as informações.

A partir de então, entram em cena as ferramentas de Data Analytics – termo utilizado para descrever a análise dos dados. Quando aplicadas em sincronia, essas ferramentas contribuem para a melhora das tomadas de decisão.

Em conjunto, Big Data e Analytics promovem o estudo de grandes quantidades de informação, em tempo real, oportunizando a extração de insights estratégicos e a obtenção de conhecimentos valiosos.

Utilização de inovações em TI para estudar o mercado.

2. Inteligência Artificial

Engana-se quem pensa que a Inteligência Artificial (IA) é algo distante e/ou acessível apenas para as maiores corporações. A verdade é que essa é uma das inovações em TI que já está disponível a todos, de várias formas.

No entanto, sabe-se que serão nos próximos anos que a IA se tornará uma tecnologia impossível de ser desmembrada das empresas. Um dos motivos é que a sua aplicação pode trazer uma série de diferentes otimizações que, por sua vez, seriam inviáveis sem ela.

Hoje em dia, a Inteligência Artificial é o que está por trás dos softwares, serviços e dispositivos físicos capazes de interagir com as pessoas, resolver tarefas e até mesmo aprender com base no histórico de interação do usuário.

Outro ponto que a envolve é o monitoramento das informações obtidas pelo Big Data, que ajudarão a melhor entender o comportamento do mercado e dos consumidores, por exemplo. Logo em breve, a IA estará, inclusive, substituindo alguns postos de atendimento por máquinas inteligentes.

3. Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) também tem chamado a atenção quando o assunto são as inovações em TI. Resumidamente, trata-se de um conceito denominado por diversas tecnologias cujo objetivo é conectar todo e qualquer tipo de equipamento ao ambiente online.

De acordo com uma previsão da Gartner, em 2020, o mundo terá mais de 20 bilhões de objetos conectados à internet. Geladeiras, televisões, caixas de som, máquinas de lavar, brinquedos e móveis em geral, enfim, a IoT (Internet of Things) poderá ser aplicada nos mais variados aparelhos, utensílios e dispositivos, domésticos e industriais.

A vantagem dessa inovação consiste no fato de que, ao estarem conectados à rede, alguns equipamentos informarão os usuários sobre as condições do ambiente que os cerca, podendo ser controlados à distância e ainda gerando dados úteis ao Big Data.

Para você ter ideia da importância da IoT, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o BNDS se uniram para descobrir e identificar as possíveis oportunidades no país, pois alegam que a Internet das Coisas vai impactar positivamente os modelos de negócio e também a vida das pessoas.

4. Chatbots

Sistemas criados para automatizar a comunicação das organizações com os seus clientes, os chatbots não poderiam ficar de fora desta lista sobre as inovações em TI. Também conhecidos como “assistentes virtuais”, estamos nos referindo aos softwares que operam e gerenciam o diálogo com os consumidores por meio de uma simples plataforma de troca de mensagens.

A automatização dos atendimentos ocorre por meio da padronização de conversas, normalmente baseada em regras, comandos fechados e perguntas predefinidas. Os chatbots mais avançados têm como pilar de sustentação a Inteligência Artificial e o Machine Learning.

Cabe salientar que essa tecnologia ainda apresenta algumas limitações, sobretudo a dificuldade de gerar conversas realmente naturais. Entretanto, a tendência é que, com os avanços previstos para os próximos anos, os assistentes virtuais consigam oferecer experiências cada vez melhores e mais fidedignas ao atendimento humano.

5. Machine Learning

Ramo da IA designado para a elaboração de algoritmos aptos para aprenderem com uma atividade sem que ela tenha sido previamente programada, o Machine Learning (ML) é uma das inovações em TI com maior potencial para o futuro.

Nas empresas, o ML pode ser aplicado para:

  • prever falhas em equipamentos (a partir da verificação de informações como tensão, vibração, calor, etc.);
  • oferecer análises de risco de crédito (combinando os dados de sites e/ou aplicativos de cadastro de dívidas com o monitoramento dos pagamentos);
  • detectar fraudes no varejo (pelo cruzamento de informações relativas ao comportamento do comprador);
  • otimizar o atendimento dos chatbots (melhorando a comunicação dos assistentes conforme o histórico de interação);
  • entre diversas outras funções.

Por fim, é importante deixar claro que mais do que somente conhecer as inovações em TI, é preciso encontrar maneiras de aplicá-las no seu negócio, tanto em questões internas quanto externas.

Aprimorar processos administrativos e produtivos, oferecer serviços mais eficientes, facilitar a vida dos gestores no controle do negócio e também nas tomadas de decisões, tudo isso pode ser conquistado ao apostar nessas tecnologias.

Esperamos que você tenha aproveitado este conteúdo! Se quer ficar ainda mais por dentro do assunto, veja como fazer o alinhamento entre a área de TI e os demais setores da sua empresa.


Fique por dentro das novidades. Assine a newsletter da Consistem.