Filtre por assunto: Gestão Tecnologia

Como um ERP ajudará seu negócio a se tornar uma indústria 4.0?

A nova fase da revolução industrial tem nome: indústria 4.0! Esse termo de origem alemã é utilizado para destacar a importância que a automação e as tecnologias (Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem) possuem dentro das empresas.

Em geral, as novas tecnologias digitais devem ampliar a produtividade, reduzir custos e, com isso, gerar desafios e oportunidades. Essas mudanças tendem a ocorrer de forma bastante rápida, de acordo com os estudiosos.

Sua empresa está preparada para essa era robotizada? Se você é um gestor ou um diretor de uma empresa de grande porte e vislumbra essa evolução atual, seu lugar é aqui. Veja como um ERP ajudará seu negócio a se tornar uma indústria 4.0.

Mas, afinal, o que seria a indústria 4.0?

Como dito, esse termo tem sido utilizado em larga escala nas mídias e em publicações específicas em todo o mundo. Em síntese, a indústria 4.0 significa o uso combinado dos seguintes recursos:

• Inteligência artificial;
• Análise complexa e profunda de dados;
• Robótica;
• Internet das Coisas.

Não é imperativo que todos esses recursos sejam implementados e utilizados em um mesmo momento. A efetivação de todos eles se faz de maneira gradual, uma vez que podem exigir modificações em suas plantas fabris e uma modernização em grande parte de seus equipamentos.

Não aprofundaremos o tema neste post. Isso será assunto para uma nova postagem. Vamos, aqui, falar da importância do ERP — Enterprise Resource Planning — para que a sua indústria tenha os elementos básicos para se tornar uma 4.0.

E onde entra o ERP?

O ERP é um conjunto de programas e aplicativos de computador desenvolvidos para ajudar na gestão das empresas.

Todas as atividades realizadas pela sua indústria, desde a entrada de uma nota fiscal de um insumo até o controle do recebimento do pagamento por parte de seu cliente — tudo é coordenado e gerenciado pelo sistema.

Algumas situações, absolutamente imprescindíveis para uma indústria 4.0, são facilmente administradas por um ERP. A título de exemplos, listaremos algumas:

Previsão de demandas

Baseada em todo um histórico de vendas, com a realização de simulações de diversos cenários, é possível que se tenha uma previsão de demanda com maior possibilidade de êxito.

Usando um ERP, é possível projetar sua demanda futura suportada por uma base de dados de todos os seus clientes, acrescentado variáveis hipotéticas que indicarão qual a alternativa a ser seguida.

Escolhida uma alternativa, todos os fluxos produtivos, a programação de produção, os insumos e os suprimentos podem ser influenciados, gerando alterações em todo o processo. Isso é de fácil modificação quando se utiliza um ERP.

Automatização de processos

Um dos principais pontos de destaque do ERP é a automatização de processos. Hoje em dia, a maioria das atividades, principalmente no setor produtivo, é feita de maneira automática, com o mínimo de envolvimento das pessoas. Isso é possível porque há um sistema por trás, administrando toda a cadeia produtiva.

Já nas áreas administrativa, financeira, contábil e de controladoria, a automação já se tornou uma grande aliada dos gestores. Atualmente, os sistemas já estão se relacionando entre si, principalmente com a rede bancária e com as instituições de fiscalização dos governos federal, estadual e municipal.

O ERP consegue concentrar esses dados em um único local e gera todos os arquivos magnéticos que necessitam ser enviados aos respectivos órgãos. Com um volume cada vez maior de informações e prazos reduzidos, é crucial que todas as atividades estejam automatizadas e em perfeito estágio de funcionamento.

Ajustes de produção em tempo real

Com a utilização de um ERP, é possível fazer ajustes em sua cadeia de produção com maior rapidez, envolvendo os setores mais importantes de sua indústria.

Os fornecedores podem estar conectados ao seu sistema, permitindo que alterações na sua produção modifiquem também a linha de produção de seu parceiro.

Tudo isso evita que seja feita uma produção indevida ou a geração de um volume maior de produtos intermediários ou acabados em sua indústria ou em seus fornecedores.

Melhor controle da produção e do consumo

Haverá, dentro de sua indústria, um maior controle da sua produção e do consumo. As informações serão muito mais confiáveis e poderão ser obtidas instantaneamente a partir de interfaces feitas diretamente com seus equipamentos de chão de fábrica.

Todos os seus equipamentos serão monitorados pelos seus sistemas de controle e estarão interligados e gerenciados pelo seu ERP.

As informações poderão ser acessadas a qualquer momento e de qualquer lugar, bastando o gestor possuir um smartphone ou outro dispositivo móvel conectado à Internet. As consultas serão customizadas para cada tipo de atividade fim da empresa e facilitarão a tomada de decisão por parte dos dirigentes.

Maior interação entre departamentos

O ERP também favorece a interação entre os departamentos. Todo o fluxo produtivo e administrativo é mapeado inicialmente, viabilizando a adaptação do sistema ao seu ambiente empresarial.

Após a implantação, e se o mapeamento tiver sido feito de maneira correta, os departamentos trabalharão em sinergia, um sendo fornecedor do outro. Os dados serão minimamente manipulados, garantindo sua integridade e abastecendo de informação os setores subsequentes.

Assim sendo, o ERP é uma ferramenta de absoluta necessidade para uma indústria, independentemente de seu ramo de atividade ou de seu tamanho. Existem sistemas de todos os portes e adaptáveis para o novo cenário que chega — um cenário no qual as tecnologias e a mobilidade total facilitarão a condução e o gerenciamento dos negócios.

Por outro lado, é importante também que as empresas tenham agilidade no diagnóstico de eventuais falhas nas decisões tomadas e que novas ações sejam implantadas imediatamente. Nesses casos, o ERP é primordial, pois fornece os dados necessários para o redirecionamento das diversas atividades.

E então, informou-se bem sobre como o ERP pode ajudar a tornar sua indústria 4.0? Para receber informações sobre sistemas de gestão empresarial, assine nossa newsletter e fique por dentro das mais recentes novidades.


Fique por dentro das novidades. Assine a newsletter da Consistem.