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Como utilizar a análise de dados de forma estratégica?

Montar um novo negócio não é tão fácil quanto levá-lo ao fracasso — principalmente quando não existe a preocupação de entender do que o mercado e a empresa, de fato, precisam. Mas esse entendimento se torna muito mais acessível por meio da análise de dados de forma estratégica.

Há alguns anos, a falta de informações mercadológicas consistentes poderia até ser uma justificativa para a falta de sucesso. Porém, nos dias de hoje, a grande quantidade de dados gerados pela interação entre mercado, empresa e consumidor por meio do uso de softwares de gestão, e-commerces, e até pelo marketing digital permite às empresas saber exatamente o que fazer.

Elas ganharam o acesso a informações como o que seu cliente quer, quais parcerias de fornecimento são mais vantajosas, quais produtos são mais lucrativos, quais regiões são mais rentáveis — dentre uma infinidade de outros dados que podem mudar os rumos de um negócio, tornando-o um grande sucesso.

Diante disso, se o seu desafio é entender como utilizar de forma estratégica os dados gerados pela sua empresa, continue com a gente e confira como beneficiar a sua empresa com eles!

Invista em tecnologia para gestão

Um bom software de gestão empresarial — como um ERP — garante a geração de um grande volume de dados que podem ser transformados em informações estratégicas, quando bem utilizados.

Além disso, ainda vale ressaltar outras vantagens:

● otimização e controle de processos;

● possibilidade de eliminação de redundâncias;

● mais agilidade no atendimento;

● precisão no gerenciamento de estoque e nas operações financeiras, dentre outras.

Nos dias de hoje, com o Machine Learning em plena expansão, é possível utilizar dados históricos de softwares de gestão para prever situações futuras. Nesse contexto, os dados de um sistema podem ser o bem mais valioso que uma empresa pode ter.

Conheça métodos de análise de dados

Business Intelligence (BI)

O BI utiliza o cruzamento de dados internos e externos de uma empresa para dar embasamento à sua tomada de decisões.

Por meio de uma análise profunda de dados internos estratégicos, financeiros e operacionais — cruzado com dados externos referentes ao contexto político, econômico, social, ambiental, tecnológico e da concorrência — é possível entender quais são as melhores soluções e caminhos a seguir na gestão de uma empresa.

Data Driven

O Data Driven responde perguntas estratégicas fundamentais às tomadas de decisão, baseando-se exclusivamente na análise dados. Por meio dele, é possível saber, por exemplo:

● quais clientes são mais propensos a consumir um determinado produto;

● onde e como esses clientes devem ser abordados;

● como, exatamente, a concorrência pode ameaçar o seu negócio;

● quais são os seus melhores parceiros estratégicos;

● a quais clientes se pode oferecer crédito sem risco de inadimplência.

O conceito é bem parecido com o BI, mas o cruzamento de um grande volume de dados se dá aqui para orientar perguntas mais específicas, como as citadas acima, que são apenas um pequeno exemplo do que poderá ser respondido por meio do método.

Administrador utilizando a análise de dados de forma estratégica

Social Analytics

Essa é uma técnica muito utilizada pelo Marketing Digital por meio do Data Mining em redes sociais. Utilizando a interpretação e análise de dados sobre interações sociais on-line, ela pode ajudar sua empresa a entender melhor as necessidades, desejos e sentimentos de um determinado público.

O Social Analytics leva em conta a ligação de pessoas com empresas nos meios digitais — além de seus tópicos de interesse, ideias, causas e gostos pessoais, entre outras informações relevantes para a formação de um perfil para esse público.

Assim, o método auxilia principalmente na modelagem e na melhoria de produtos e serviços. Também ajuda na inovação em vários setores do negócio, especialmente nas áreas de marketing e vendas, na percepção de como a marca é vista pelo mercado, na prevenção de riscos e na antecipação de tendências de mercado.

Faça um planejamento estratégico

Todo planejamento estratégico começa com uma boa análise de mercado. Por meio das informações levantadas nessa importante etapa de um negócio, torna-se possível a antecipação da solução de problemas.

As informações geradas durante planejamento estratégico são capazes de auxiliar, por exemplo:

● a redução de perdas;

● o aumento do faturamento;

● a diminuição da tributação;

● a prevenção de acidentes e riscos desnecessários, entre outros fatores, tornando a gestão de uma empresa muito mais eficiente.

Preste atenção às mudanças do mercado

Observar de perto quais são os rumos do mercado sempre foi e sempre será uma das formas de se conquistar o sucesso de uma empresa.

Atualmente, conhecer os softwares de gestão mais adequados ao segmento da sua empresa — além de saber, exatamente, quais deles são utilizados pela concorrência, e como — pode se tornar um grande diferencial competitivo, uma vez que possibilita a previsão dos movimentos mercadológicos e uma antecipação a eles.

Lembre-se da gestão de informações

É claro que tudo o que vimos até aqui gera um grande volume de dados, que precisam ser armazenados e tratados de forma adequada para que possam ser melhor aproveitados. Isso é o que chamamos de gestão de informação.

Um banco de dados sem gestão se torna um bando de dados inúteis, que só serve para tornar a administração da empresa mais confusa. Por isso, é muito importante avaliar bem o software de gestão que a seu negócio utiliza — e, se for necessário, até trocá-lo por outro que atenda perfeitamente ao seu planejamento estratégico e ao cenário do mercado.

Enfim, como percebemos ao longo deste artigo, o sucesso de um negócio pode ser garantido, grosso modo, pela:

● contratação de um software de gestão empresarial adequado;

● criação de um bom planejamento estratégico;

● utilização de metodologias para o embasamento da tomada de decisões orientadas por dados;

● atenção às movimentações do mercado;

● boa gestão dos dados, para que se transformem em informações estratégicas para uma empresa.

Então, agora que você já entende a importância da análise de dados para aumentar os resultados do seu negócio, que tal se aprofundar ainda mais no assunto? Confira agora como um bom sistema de gestão pode ajudar na tomada de decisões da sua empresa!