Gestão, Tecnologia 04/01/2019

Gerenciar as operações no chão de fábrica de uma confecção é um verdadeiro desafio, não é mesmo? Para ter sucesso nessas atividades, é fundamental contar com ferramentas ágeis, efetivas e que integrem as informações. O sistema para confecção pode ser a solução certa para o seu empreendimento.

Neste conteúdo especial que preparamos, vamos oferecer informações sobre como controlar a produção no chão de fábrica e mostrar os benefícios de uma solução informatizada nesse processo. Continue acompanhando o post e entenda mais sobre o assunto!

Como um sistema para confecção pode contribuir para o controle de produção?

Um sistema para confecção pode gerar uma contribuição muito positiva para a indústria. A solução possibilita melhorar a gestão dos materiais, evitando desperdício e facilitando uma administração sustentável dos resíduos. Isso acontece porque você consegue gerenciar todo o estoque, controlando as ordens de produção e catalogando quais são as sobras de recursos.

Além disso, a ferramenta possibilita fazer o controle das manutenções de equipamentos, sejam elas preventivas ou corretivas. É possível fazer o plano de lubrificação, a gestão de projetos e a integração entre produção, compras e custos. O sistema também ajuda a fazer o gerenciamento da mão de obra da manutenção, alternando as escalas de trabalho e acompanhando a produtividade dos profissionais da área.

O programa também permite realizar o monitoramento do desempenho financeiro da fábrica, fazendo a integração entre os setores de compra, estoque e vendas e oferecendo canais para os lançamentos de entradas e saídas e para o controle do fluxo de caixa. Assim, a administração do financeiro se torna muito mais viável.

Essas informações podem ser integradas ao faturamento, facilitando a escrituração, auditoria fiscal e conferência, para que os processos operem na legalidade. Juntamente, o sistema para confecção oferece espaço de gerenciamento de documentação contábil, proporcionando regularidade e eficiência para o trabalho.

Soluções informatizadas também têm canais para a gestão da produção, integrando os pedidos ao monitoramento das operações. Assim, é possível acompanhar cada procedimento com detalhes, evitando erros e imprevistos.

Nesse contexto, os programas computadorizados de gerenciamento para confecção também ajudam na realização de ações de venda, contendo módulos de gestão comercial e recursos para o controle dos suprimentos e compras. Com esse conjunto de funcionalidades, sua corporação dá um salto qualitativo na realização das atividades.

Quais as vantagens de um sistema para confecção?

Um sistema para confecção traz uma série de vantagens para a indústria. Veja mais a seguir!

Permite avaliar recursos sobrecarregados e ociosos

É difícil orientar a distribuição de serviço entre as diferentes áreas da confecção somente com recursos manuais e planilhas. Nesse caso, a produção é muito dinâmica e oscila com o mercado. Assim, ela demanda a realização de planejamento constante e de análises aprofundadas dos processos. Mas fazer esse trabalho de forma manual aumenta a suscetibilidade a erros, além de ser bastante complexo.

Com um sistema para confecção, a avaliação da distribuição de trabalho por recurso é realizada de forma ágil, integrada e inteligente. Isso ajuda a evitar um manejo desequilibrado da produção, em que parte da fábrica fica sobrecarregada e outras áreas ficam ociosas.

Uma dinâmica otimizada e equilibrada dos serviços é positiva não só para a preservação do maquinário. Os colaboradores que estão operando os equipamentos também são favorecidos, tendo mais qualidade de vida no trabalho e menos excesso de tarefas. Com o sistema para produção, é possível reorganizar o sistema de trabalho para melhorar o fluxo produtivo e as atividades no geral.

Ajuda a planejar e analisar o chão de fábrica

Fazer o planejamento e a análise de processos no chão de fábrica se torna uma prática mais coerente e menos sujeita a falhas humanas com apoio de um sistema para confecção. A ferramenta ajuda a identificar as operações pendentes e a colocá-las nos recursos produtivos adequados. Ou seja, você faz os encaminhamentos com precisão e velocidade, otimizando o sistema produtivo.

Sem apoio da solução informatizada, essas operações seriam realizadas de forma lenta e com um maior risco de ocorrência de falhas humanas. Além disso, o processo seria mais trabalhoso.

Muitas máquinas e colaboradores ficariam ociosos nesse período, gerando prejuízos financeiros. Com um sistema para confecção, essas dificuldades são eliminadas e os procedimentos são encadeados com excelência.

Possibilita acompanhar o andamento da produção

São muitas ordens de produção distintas para gerenciar. Se algum desses processos atrasa, a corporação precisa empregar diversos esforços para recuperar os prazos, o que pode afetar o cumprimento das outras demandas.

Gerenciar essa rede complexa e garantir entregas de qualidade e no tempo apropriado é muito importante para garantir uma boa imagem para a empresa, trazer satisfação ao cliente e assegurar a lucratividade do negócio.

Para acompanhar o andamento da produção e garantir que os procedimentos estejam alinhados e dentro dos prazos, um sistema para confecção é uma solução ideal. A ferramenta permite ver em qual etapa do trabalho cada ordem de produção está. Assim, é possível identificar dificuldades a tempo e evitar erros e surpresas indesejadas.

Viabiliza o monitoramento dos recursos em tempo real

Contar com informações desatualizadas quando os processos continuam sendo modificados talvez não seja uma boa alternativa para ter os melhores resultados. Quando você toma uma decisão, outras variáveis já podem estar atuando e gerando consequências diferentes do que você esperava. Com sistemas manuais, esse cenário é uma rotina no empreendimento.

Para evitar essas dificuldades, nada melhor do que um sistema para confecção. A ferramenta é atualizada em tempo real. Isso permite acompanhar a produção em detalhes, identificar falhas e tendências com precisão e prevenir dificuldades no cotidiano fabril. Erros são minimizados e você consegue controlar sua produção com mais efetividade.

Permite a otimização do tempo

Manejar uma série de papéis, planilhas e anotações pode ser muito desgastante, trazendo uma grande diversidade de problemas para a companhia. Você gasta com xerox, impressão, scanner, além de haver uma maior dificuldade no compartilhamento de dados. Os processos ficam mais demorados e há vários prejuízos para a fábrica.

Com um sistema para confecção, os dados são compartilhados de forma prática e efetiva pela solução informatizada. É mais fácil manejar a informação, além de haver um menor risco para a perda de dados. Um programa computadorizado otimiza o uso do tempo na empresa, facilitando o cotidiano e tornando as operações mais eficientes.

Como implantar um sistema ERP pode ser fundamental para o chão de fábrica?

Facilita na tomada de decisões

Ter um sistema ERP na empresa é fundamental para processos decisórios certeiros. Não é possível conduzir os negócios com informações vagas. São necessários dados concretos, indicadores calculados e projeções embasadas em argumentos firmes.

Com um ERP, você tem maior controle da produção e dos dados corporativos. A ferramenta ajuda a sistematizar os conteúdos e a criar registros organizados. Assim, ela contribui para a tomada de decisões com qualidade e assertividade.

Otimiza a gestão financeira

Uma gestão saudável das finanças da empresa é muito importante para o alcance de bons resultados. Realizar esse processo de forma manual ou com várias planilhas pode ser muito desgastante, além de aumentar a suscetibilidade a erros.

Basta pensar que os conteúdos de uma planilha terão que ser combinados com os de outras, que as informações podem se desencontrar e que a eficiência operacional cai muito.

Uma solução informatizada permite integrar vários módulos com a contabilidade, como as compras, gestão de estoque, entradas e saídas, facilitando o manejo da informação. Os cálculos ficam mais precisos e conectados, simplificando a contabilidade e auxiliando a empresa a realizar uma boa gestão financeira.

Simplifica os processos contábeis

Irregularidades fiscais trazem muitos problemas para as empresas. As multas são elevadas, podem ser acionados processos jurídicos e a imagem da fábrica fica comprometida. Assim, caminhar em dia com o fisco é uma necessidade. Nosso país conta com um grande volume de normas e impostos, sendo necessário ter muito cuidado ao manejar essas questões na organização.

Com um ERP, essas operações se tornam mais fáceis. O sistema oferece funcionalidades ligadas à gestão das atividades contábeis. Os softwares trazem módulos para escrituração fiscal, controle patrimonial, emissão de documentos notas fiscais, entre outros importantes recursos.

Melhora o controle do processo fabril

Cada centro de trabalho no chão de fábrica precisa ser acompanhado de forma detalhada. Com um maior controle dos procedimentos, é possível minimizar erros, promover bons resultados e eliminar gargalos nas operações. Esses fatores são importantes para manter a qualidade da produção e garantir um bom rendimento.

Um ERP permite fazer o controle do chão de fábrica com excelência e praticidade, facilitando a gestão e o monitoramento de cada etapa do processo produtivo. Com essas práticas, a confecção alcança melhores resultados e tem mais dinamismo e eficiência operacional.

Integra os diferentes centros produtivos, facilitando a circulação da informação

O sistema ERP é uma ferramenta que integra os diferentes centros produtivos da corporação, promovendo mais eficiência e eficácia no ciclo de produção. Com esse recurso, os diferentes setores começam a ter canais de interligação, fazendo com que as informações fluam com precisão e qualidade, minimizando os ruídos de comunicação.

O fluxo de trabalho fica completamente integrado e a alteração de uma variável é comunicada a todos os diferentes sistemas. Com isso, medidas precipitadas, erros e incoerências são evitados.

Melhora a qualidade da análise de estoque

Saber dirigir bem o estoque é vital para a confecção manter um nível de produtividade adequado, evitar acúmulos e garantir a circulação do capital. Isso porque a gestão de estoque demanda equilíbrio: é importante fazer reposições, não armazenar em excesso e estimular o fluxo de mercadorias.

O ERP oferece funcionalidades que permitem otimizar o gerenciamento do estoque. O programa possibilita fazer o cadastro de produtos e documentar as transações realizadas com esses itens. Isso evita perdas, ajuda na realização de previsões e viabiliza a execução de um gerenciamento produtivo dos artigos confeccionados.

Como a Consistem pode ajudar a sua confecção a se destacar no mercado?

A Consistem desenvolveu um sistema ERP para confecções que é o ideal para o seu empreendimento. O programa conta com módulos para tecelagem, confecção, fiação, tinturaria, recursos humanos, planejamento, gestão administrativa, terceirização, gerenciamento de qualidade, logística, desenvolvimento de produtos e vários outros.

A ferramenta se destaca pelos apontamentos de produção, que possibilitam monitorar resultados e conhecer com dados concretos e sólidos do rendimento da fábrica. O ERP também conta com funcionalidade que auxilia na padronização de processos, de forma a favorecer a tomada de decisão e a execução das atividades.

No módulo de planejamento estão incluídos o plano mestre de produção, a carteira de pedidos, a distribuição dos materiais avaliando a ocupação das máquinas e a administração e simulação de materiais. Além disso, é possível fazer a gestão de compras, com as funcionalidades de cotação com fornecedores, gerenciamento de contratos, análise de preços e transações com multimoedas.

No módulo de gestão de qualidade, são registradas as inspeções de recebimento, é feito o monitoramento da qualidade na produção e são gerados laudos que notificam irregularidades. Assim, é possível manter os produtos sempre em alto padrão.

Um sistema para confecção torna a gestão empresarial mais ágil e efetiva, otimizando as atividades e trazendo mais solidez para as análises. A implantação de um ERP envolve uma adaptação, mas a tendência é que todos os procedimentos se tornem mais ágeis, maximizando a eficiência operacional do empreendimento. Com isso, os gestores vão poder direcionar seus esforços para os direcionamentos estratégicos do negócio.

O chão de fábrica é o coração da organização. Fazer um bom controle dessa área é fundamental. Para isso, contar com um sistema para confecção pode ser uma ótima alternativa. Essa ferramenta movimenta os processos de forma positiva, dinamizando as atividades e maximizando a agilidade e precisão das operações.

Com um ERP, a fábrica vai ter mais qualidade, eficiência e praticidade. As práticas vão ser integradas pela solução informatizada, facilitando as etapas da produção e otimizando o fluxo de trabalho. E então? Gostou de saber como um sistema para confecção pode ajudar no controle do chão de fábrica? Aproveite e entre em contato com a nossa empresa! Teremos prazer em ajudar!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem