Gestão 15/08/2023

Não é de hoje que o setor têxtil e de confecção é um dos mais lucrativos e competitivos da indústria. Ao longo da história, fases e mais fases foram marcadas pela presença constante desse segmento de trabalho, que se moldou ao longo dos tempos de acordo com as demandas da sociedade.

No entanto, isso não significa que não existam desafios – muito pelo contrário! Por isso, preparamos um conteúdo para ajudar você a reduzir custos na indústria têxtil e de confecção para aumentar sua produtividade e tornar sua empresa mais competitiva.

Continue a leitura para saber detalhes importantes e aproveite para descobrir como a tecnologia pode ser uma grande aliada dos gestores que trabalham nesse setor. Confira!

Os desafios e a competitividade no setor têxtil e de confecção brasileiro

O mercado têxtil e de confecção é um setor altamente competitivo e dinâmico, e, no Brasil, a competitividade é complexa. O setor enfrenta diversos obstáculos que afetam sua posição no mercado global.

O país possui uma base industrial significativa e uma rica tradição têxtil e de confecção, porém é afetado por uma série de fatores como:

  • alterações no comportamento do consumidor;
  • avanços tecnológicos globais;
  • tendências da moda;
  • burocracias e regulamentações governamentais;
  • sistema tributário complexo;
  • concorrência global;
  • impactos econômicos nacionais e internacionais.

Dentre uma série de desafios que trazem mais competitividade para o mercado atual, a concorrência global é um destaque. Existem muitos países que disponibilizam mão de obra mais barata, como a China, por exemplo.

Esse recurso traz uma vantagem competitiva significativa em relação aos custos de produção. A concorrência acirrada faz com que produtos têxteis brasileiros enfrentem dificuldades para conquistar espaço no mercado internacional.

Além disso, fatores como a infraestrutura do país impactam a logística com altos custos de transporte e tempo de entrega, afetam a capacidade das empresas de atenderem aos prazos e às exigências dos clientes.

A complexidade do sistema tributário brasileiro é outro fator relevante, pois torna os produtos nacionais menos competitivos em relação aos importados, que muitas vezes são beneficiados por regimes tributários mais favoráveis.

Dito isso, nota-se que há um embate entre marcas e indústrias em busca da cativação da atenção do cliente e de sua fidelização.

Oportunidades de destaque no setor têxtil e de confecção

Para fortalecer a competitividade no setor têxtil e de confecção, é fundamental que o governo e as entidades industriais trabalhem em conjunto para criar políticas públicas que estimulem a inovação, reduzam a burocracia e melhorem a infraestrutura logística do país.

Mas existem algumas oportunidades para empresas que buscam destaque dentro do mercado. Confira algumas características que não podem faltar na sua empresa.

Digitalização

A crescente digitalização da indústria têxtil e de confecção já é uma realidade. Trata-se da adoção de tecnologias digitais e automação nas etapas da cadeia de fabricação têxtil.

Muitas empresas estão investindo pesado em e-commerce, automação em processos de corte e costura, uso de CAD/CAM para design e modelagem, implementação de IoT e rastreabilidade para otimizar a produção e a cadeia de suprimentos, além de tecnologias para melhorar a eficiência e atender às demandas do consumidor online (e físico!).

Sustentabilidade

A conscientização sobre questões ambientais tem se tornando cada vez mais relevante no mercado têxtil e de confecção. Os consumidores procuram produtos mais sustentáveis e empresas que adotem práticas responsáveis em relação ao meio ambiente.

O Brasil possui um enorme potencial para a produção de algodão de alta qualidade, bem como fibras naturais sustentáveis, o que pode ser um diferencial importante em um mercado cada vez mais consciente em relação à sustentabilidade.

Condições de trabalho

A questão das condições de trabalho também não tem fugido aos olhos dos clientes mais atentos.

Diante de escândalos de abuso de mão de obra atuando em situações análogas à escravidão, os consumidores têm se preocupado em comprar de empresas transparentes e que se preocupem com essa questão, monitorando toda sua cadeia produtiva.

Como aumentar a produtividade no setor têxtil e de confecção?

Confira algumas dicas que podem fazer a diferença quando o assunto é a otimização da produtividade no setor têxtil e de confecção.

Automatização e tecnologia

O primeiro ponto quando falamos sobre melhorias na produtividade é, sem dúvida, o investimento em tecnologia, que é uma tendência cada vez mais forte em todos os campos de trabalho.

Para se destacar em um mercado global cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas invistam em novas tecnologias, processos produtivos mais eficientes e produtos inovadores.

Isso pode ajudar na otimização dos processos de produção e reduzir o tempo necessário durante a produção. Além disso, maquinários avançados podem aumentar a eficiência e a precisão, reduzindo erros e desperdícios.

Treinamento e capacitação

É fundamental oferecer treinamento adequado para todos os colaboradores da sua empresa. Afinal, a força humana é insubstituível na realização de um trabalho bem-sucedido.

Esse cuidado pode melhorar sua eficiência e seu conhecimento técnico, especialmente quando eles são atualizados sobre as tecnologias usadas no trabalho. Funcionários bem treinados podem lidar com tarefas de modo mais eficiente e evitar atrasos na produção.

Gestão de cadeia de suprimentos

Uma cadeia de suprimentos bem gerenciada é crucial para evitar a escassez de materiais e garantir que os insumos estejam disponíveis quando necessários.

Assim, são evitados não só ruídos na comunicação e na produção, como também atrasos que possam causar muitos prejuízos para o resultado no final do mês e para a satisfação da clientela.

Monitoramento e análise de dados

Os dados estão aí, e não há como pará-los. Precisamos focar em seu uso adequado e nos adequar a todas as vantagens que eles trazem para qualquer setor.

Por isso, coletar e analisar dados pode ajudar a identificar gargalos e oportunidades de melhoria. Fazer o monitoramento acompanhando e analisando regularmente os indicadores de desempenho pode ajudar na tomada de decisões para otimizar a produtividade.

Inovação e pesquisa

Investir em pesquisa e desenvolvimento para encontrar novos materiais, processos e tecnologias pode levar a avanços significativos na produtividade e na qualidade dos produtos têxteis.

É claro que isso não é necessariamente barato. No entanto, se há capital, faça! Ou, pelo menos, mantenha-se atento aos novos estudos e às tendências que vão surgindo a partir das pesquisas de outras fontes.

Como reduzir custos na indústria têxtil e de confecção?

Agora é hora de descobrirmos como é possível reduzir custos na indústria têxtil e de confecção sem que isso afete a produtividade geral do setor. Vamos lá?

Eficiência energética

Investir em tecnologias e práticas de eficiência energética pode diminuir os gastos com eletricidade, água etc. nas operações têxteis. Os painéis solares, por exemplo, são uma boa pedida para a autonomia de energia nas indústrias.

Gestão de estoques

Manter um controle eficiente do estoque e evitar o excesso de matéria-prima pode prevenir desperdícios e reduzir os custos de armazenagem. É claro que isso pode ser desafiador; por isso, a tecnologia é, mais uma vez, uma grande aliada.

Manutenção preventiva

É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Realizar manutenção regular das máquinas e dos equipamentos pode prolongar sua vida útil e evitar custos inesperados de reparo.

Investimento em sustentabilidade

A sustentabilidade é uma oportunidade da sua empresa se destacar no mercado competitivo atual conforme mencionamos anteriormente. Implementar práticas de reutilização e reciclagem também poderá reduzir os custos de descarte de resíduos.

Processos Lean Manufecturing

Implementar princípios Lean Manufacturing pode ajudar a identificar e eliminar desperdícios em processos de produção, além de ajudar na melhoria contínua dos processos dentro da indústria têxtil e de confecção.

Otimização de layout

Organizar o layout da fábrica de maneira estratégica pode reduzir a distância percorrida por trabalhadores e materiais, economizando tempo e melhorando a eficiência. Por isso, converse com a sua equipe para descobrir onde tais melhorias podem ser feitas.

Escolha o sistema ERP adequado

É fundamental que você invista em um sistema de ERP adequado para as necessidades da sua empresa. Ele reúne várias funcionalidades em um só programa, como por exemplo:

  • gestão de estoque;
  • gestão de compras;
  • controladoria e custos;
  • manutenção;
  • logística;
  • faturamento e muito mais!

Todas essas funcionalidades podem ser vistas em um só lugar, facilitando (e muito) a gestão e otimizando a leitura de dados e a organização do dia a dia do seu negócio.

Como podemos ver, reduzir custos na indústria têxtil e de confecção é um desafio enfrentado por muitos gestores. No entanto, é uma possibilidade caso alguns ajustes sejam feitos, especialmente no que diz respeito ao uso da tecnologia.

Consistem ERP: sua gestão com mais performance

Falando em tecnologia, conheça o Consistem ERP. Um sistema integrado e completo com funcionalidades que promovem o aprimoramento dos processos têxteis e de confecção. Confira alguns módulos específicos para o setor:

  • Desenvolvimento de produtos.
  • Planejamento de confecção e planejamento têxtil.
  • Relacionamento de calendário de produção por setor.
  • Desenvolvimento das principais regras de negócio existentes em PCP e engenharias.
  • Sequenciamento de produção na tecelagem e na tinturaria.
  • Painel para gestão de fases de produção.
  • Indústria 4.0.
  • RFID, custos e cálculo de DEBRUM.
  • GTIN e transferência entre empresas.
  • Terceirização e prestação de serviços.
  • Controle de estoque WMS, e-procurement.
  • Projeção e apuração de custos.
  • Portal Fiscal com definição de cenários para agilizar a entrada de nota.
  • Automação da Manifestação do Destinatário evitando notificações e notas indevidas.
  • Controle de Portaria com geração de Pré-Nota e validação do XMLs.

A Consistem tem mais de 35 anos de mercado e conta com um time de especialistas prontos para atender as demandas e as necessidades da sua empresa.

Por isso, que tal revolucionar sua indústria agora mesmo? Entre em contato com a Consistem para saber mais sobre o nosso ERP, solicite a sua demonstração gratuita e comece a cortar gastos desnecessários na sua gestão o quanto antes.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem