Gestão 11/04/2023

Com recursos que integram os setores e automatizam as tarefas, reduzindo custos e ampliando a eficiência e a precisão das operações, um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é extremamente importante para apoiar a gestão da produção industrial.

A ferramenta unifica os dados e as informações das operações de um negócio em um mesmo lugar, otimizando a gestão da empresa e trazendo inúmeros benefícios.

Mas como ele faz isso? Explicamos a seguir.

Como o ERP beneficia a gestão da produção industrial

Um sistema ERP permite que uma indústria gerencie seus recursos e processos de negócios de maneira centralizada, desde o gerenciamento de estoque e produção até a área contábil e de recursos humanos.

O ERP também pode melhorar a colaboração e a comunicação entre os setores, já que os colaboradores passam a ter acesso aos mesmos dados em tempo real.

Na prática, isso significa equipes de diferentes áreas trabalhando com informações integradas – o que resulta em tomadas de decisões mais assertivas e estratégicas, melhorando a produtividade, a eficiência e a rentabilidade.

Outra vantagem de um sistema ERP completo para a indústria é que ele pode ajudar as empresas a se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado e a aproveitarem as oportunidades de negócios.

Veja, a seguir, alguns exemplos de processos que o ERP pode ajudar a gerenciar e agilizar na sua indústria.

Melhoria da programação da produção

Sistemas de gestão ERP voltados para a indústria possuem módulos como o PCP (Planejamento e Controle de Produção), que auxiliam o gerenciamento da produção.

Com o PCP, a empresa consegue planejar quando produzir, quanto produzir, onde produzir, em que ordem produzir e verificar se tudo está funcionando de acordo com o plano.

Em uma fábrica, o módulo PCP é fundamental para garantir que a empresa está de fato produzindo os melhores produtos, da melhor forma e de acordo com um planejamento feito previamente.

Afinal, se a indústria não planejar, programar e controlar a produção, terá dificuldade para se manter competitiva e com a qualidade desejada.

Gerenciamento de estoque e Cadeia de suprimentos

O ERP pode atuar como um recurso centralizado para rastreamento de estoque, análise de dados e estratégia logística.

Na cadeia de suprimentos, os processos de gerenciamento logísticos são automatizados, liberando os funcionários para resolverem proativamente outros problemas de fornecimentos.

Manutenção de equipamentos

Um sistema ERP industrial facilita a manutenção ao automatizar tarefas como agendamento e gerenciamento de ordens de serviço, ao mesmo tempo que permite a análise dos dados para melhorar a eficácia da manutenção.

Garantia de qualidade

O software pode monitorar os resultados do controle de qualidade armazenando dados que podem ajudar a identificar com antecedência as necessidades dos ajustes na produção para manter a qualidade do produto final.

Por meio de processos mais eficientes e uma visão integrada do negócio, as empresas podem melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.

Compras

Com o ERP, compras e requisições podem ser facilmente organizadas e operar com visibilidade em outras áreas relevantes da operação.

Recursos Humanos

Além das operações de fabricação e suporte, o ERP pode ser aplicado às funções de RH para gestão dos colaboradores da produção, como análises de desempenho, cumprimento de metas, automatização de tarefas, avisos e muito mais.

O que esperar de um ERP industrial?

Como você viu acima, um ERP pode trazer muitos benefícios para a indústria ao fornecer informações e controles internos para ajudar a gerenciar melhor as atividades de negócios do dia a dia.

Confira, a seguir, dois principais resultados que você deve ficar de olho e esperar de um ERP.

Visão integrada do negócio

O ERP permite que as empresas visualizem todo o seu negócio em tempo real, em uma plataforma integrada, o que ajuda a otimizar processos, aumentar a eficiência, a produtividade e a tomar decisões mais assertivas e estratégicas.

Redução de custos

Como o uso de um sistema ERP automatiza funções em diversas áreas de uma indústria, é possível eliminar processos manuais e reduzir o número de erros, o que pode levar a uma redução nos custos operacionais e a um aumento na rentabilidade e no crescimento dos negócios.

Consistem ERP: um sistema completo e sob medida para a gestão industrial

O Consistem ERP é um software de gestão empresarial que auxilia as empresas a gerenciarem e automatizarem processos internos em todas as áreas, incluindo finanças, contabilidade, vendas, compras, estoque, produção, recursos humanos e muito mais.

Ele oferece uma plataforma desenvolvida para atender às necessidades específicas de cada negócio. É modular, o que significa que os usuários podem escolher os módulos que desejam implementar com base nas necessidades da empresa (do seu negócio).

Além disso, o sistema é escalável e pode ser facilmente ajustado à medida que a empresa cresce e suas necessidades mudam.

Conheça os principais recursos do Consistem ERP para a sua indústria

Confira a seguir os principais recursos que ele oferece para a sua indústria.

Gestão financeira

O sistema oferece recursos para gestão de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, conciliação bancária, emissão de boletos e notas fiscais, renegociação de dívidas, desdobro de títulos a pagar, cobrança e pagamento escritural, entre outros.

Gestão de estoque

Permite controlar o estoque em tempo real, fazer previsões de demanda e gerenciar a logística de compras e vendas por meio de funcionalidades como:

  • Automatização fiscal, com a configuração de cenários para cada tipo de nota recebida
  • Portal de Compras
  • Contabilização de estoques
  • Gestão dos produtos acabados, semiacabados e estoque em terceiros
  • Controle por fornecedor e lote
  • Inventário geral
  • Gestão de importação
  • WMS

A gestão de estoque com o ERP traz diversas vantagens para as empresas, como redução de erros, melhoria da precisão das informações, otimização dos custos, melhoria no atendimento ao cliente, entre outras, o que possibilita uma gestão mais eficiente.

Gestão de produção

Permite planejar e controlar a produção, gerenciar ordens de produção, acompanhar o processo produtivo e gerar relatórios sobre a produtividade.

Gestão de vendas

O Consistem ERP oferece recursos para gerenciar clientes, controlar pedidos de venda,  faturamento, emissão de notas fiscais, gerenciamento de royalties, danfe simplificada.

Gestão de compras

O sistema permite gerenciar fornecedores, fazer cotações de preços, controlar pedidos de compra, follow up de pedidos, análise de reposição de estoque, devolução de compras e fazer recebimento de mercadorias.

Gestão de recursos humanos

Além das operações de fabricação e suporte, o Consistem ERP pode ser aplicado às funções de RH para gestão dos colaboradores da produção visando acompanhamento das horas, registro de ponto, avisos, entre outros.

Como você pode perceber, nosso ERP é um software completo que otimiza seus processos internos, aumenta a eficiência operacional e melhora a tomada de decisões estratégicas.

Para ver os recursos e as funcionalidades que o sistema oferece para o seu negócio, solicite uma demonstração gratuita.

Consistem ERP - Solicite uma demonstração

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem