Gestão, Tecnologia 24/11/2022

As manutenções industriais são parte importante da rotina das fábricas. Eventualmente o seu maquinário precisará de reparos, seja de forma preventiva, para evitar paralisações na linha de produção, seja para proporcionar recuperação de peças que tenham passado por desgaste ou problemas.

Problemas aqui podem causar sérios prejuízos para sua empresa, e não só no que diz respeito a parte financeira, mas danos de imagem, perda de credibilidade, entre outros pontos delicados. Por isso, atenção nessas questões!

Quer saber mais sobre como um sistema ERP pode ajudar na gestão de manutenção industrial? Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas sobre o tema.

Qual a importância da gestão de manutenção industrial

A gestão de manutenção industrial é um ponto fundamental para o bom andamento dos empreendimentos industriais. Isso porque problemas nos maquinários presentes na empresa podem levar a paralisação da linha de produção, prejudicando não só o rendimento financeiro, mas também os prazos de entrega.

O resultado é um prejuízo de imagem no mercado, que pode levar a sérios problemas futuros. Por isso, é importante que você mantenha suas máquinas em pleno funcionamento.

Outro ponto essencial é a redução de desperdícios. Por exemplo, uma máquina de corte que não esteja devidamente ajustada pode esgaçar uma peça, inviabilizando seu uso ou prejudicando a qualidade do item. Com isso, você gera problemas que podem provocar perda de prestígio no mercado.

E claro, não podemos deixar de falar sobre como isso também está alinhado com a segurança dos seus profissionais. Falha na gestão de manutenção industrial pode trazer um maior risco para o bem-estar e integridade física dos seus colaboradores.

Por isso, é importante definir boas práticas para uma boa gestão de manutenção. Vamos entender melhor sobre isso a seguir.

Quais as melhores práticas para uma boa gestão de manutenção industrial

Vamos descobrir agora quais são as melhores práticas que você deve implementar para promover melhores resultados e evitar falhas neste processo. Confira a seguir.

Faça o inventário do maquinário

O primeiro passo é fazer o levantamento com todas as informações sobre as máquinas existentes. Com isso, você consegue identificar a data de compra, se há necessidade de atualização das máquinas, quais são os principais itens utilizados para reparos, entre outros pontos.

Faça um planejamento de manutenções preventivas

As manutenções preventivas precisam ser realizadas de forma periódica, portanto, devem ser planejadas com um cronograma de forma eficiente. Por isso, defina os prazos necessários para realizar eventuais reparos.

As manutenções preventivas são fundamentais por evitarem quedas de produtividade e gastos excessivos quando há uma quebra real. Considere isso um investimento também para melhorar a rentabilidade. E, do mesmo modo, é uma boa opção para adoção do Lean Management.

Defina os insumos necessários para as manutenções

As manutenções preventivas e corretivas possuem necessidade de ter insumos disponíveis em sua empresa. Alguns deles são de uso recorrente, por exemplo, o uso de óleos e lubrificantes nos maquinários.

Para isso, é fundamental definir quais são os itens mais requisitados, bem como quais são as prováveis peças que serão necessárias em caso de quebras e, assim, ter os itens para pequenos reparos corretivos sempre à mão, agilizando o processo de resolução dos problemas.

Como um sistema ERP pode ajudar na gestão de manutenção industrial

Para além de tudo que listamos anteriormente, o uso de um sistema ERP pode ser fundamental para proporcionar maior eficiência na hora de definir os parâmetros para uma boa gestão de manutenção industrial.

Para entender melhor sobre como ele é vital para o sucesso dessas estratégias, confira a seguir alguns pontos que você verá de vantagem ao contar com um ERP para este fim.

Ajuda na centralização das informações

Uma das principais vantagens é ter uma maior centralização das informações na solução em um mesmo lugar, que pode ser acessado por diferentes profissionais.

Por exemplo, profissionais responsáveis pela compra dos insumos, gestores de manutenção, setor financeiro poderá acompanhar as necessidades de investimentos e orçamentos para manutenção, entre outros pontos.

Isso tudo a partir de um mesmo local, facilitando trocas de informação no dia a dia. Com isso, é possível determinar de forma mais eficiente as medidas preventivas e corretivas a serem realizadas.

Automatização dos processos

O ERP permite, inclusive, que algumas tarefas possam ser automatizadas no dia a dia com maior tranquilidade e, assim, proporcionar maior agilidade e redução de erros durante a gestão de manutenção industrial.

Por exemplo, é possível receber as notificações de proximidade de manutenções sem que seja preciso um profissional realizar o disparo. Com isso, reduzem-se os riscos de esquecimento e perda de prazos para a realização de manutenções preventivas. Fique atento para isso.

Registro das atividades

Da mesma forma, é fundamental manter um registro adequado das atividades de manutenção realizadas em sua indústria. Isso proporcionará um maior controle, até mesmo, se não é necessário realizar a substituição de maquinários.

Por exemplo, por meio do registro, é possível identificar que um determinado maquinário está passando por manutenções corretivas de forma mais recorrente do que o normal. Isso pode indicar um certo desgaste que as manutenções já não compensem mais, portanto, decidir se é melhor fazer a substituição do item.

Além disso, esses dados são importantes para a conferência de insumos utilizados, gasto realizado, o tempo gasto com a manutenção, entre outros pontos importantes de acompanhamento. Se for preciso realizar algum tipo de conferência, é possível a partir do uso do ERP.

Como o Consistem pode auxiliar no processo de gestão de manutenção industrial

O Consistem é um ERP focado para o setor industrial e que poderá ser seu grande aliado na hora de realizar uma boa gestão de manutenção industrial. Ele é uma solução completa que pode ajudar em uma gestão integrada e completa.

Por meio dele, os profissionais conseguem gerenciar todas as informações desde o chão de fábrica até o financeiro. Com isso, você pode ter uma gestão holística, eficiente e com prevenção de problemas no seu dia a dia.

Outros diferenciais do Consistem ERP são:

  • integração com outros softwares para aumentar as possibilidades de expansão do seu negócio;
  • maior eficiência, identificando áreas que necessitam de mais investimentos;
  • redução de custos, avaliando os gastos de cada setor;
  • simplificação da gestão, entre outros pontos importantes.

Por isso, se você quer contar com um sistema ERP eficiente e que poderá ser um aliado importante não só na gestão de manutenção industrial, mas em todos os processos internos. Com isso, sua indústria cresce com maior facilidade e é possível destacar-se no mercado.

Quer saber mais? Entre em contato e tire suas dúvidas.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem