Gestão 14/01/2021

O mercado de e-commerce no Brasil experimentou um crescimento exponencial em 2022, impulsionado pela aceleração da digitalização e pelas mudanças nos hábitos de consumo.

Com o aumento significativo das compras online, nota-se a importância de as empresas aderirem a tecnologias adequadas para se manterem competitivas nesse ambiente em constante evolução. Uma das estratégias-chave é a integração entre e-commerce e ERP.

A integração de um ERP com o sistema de e-commerce traz inúmeros benefícios às empresas. Continue a leitura para identificar os principais.

Crescimento do mercado e-commerce no Brasil

Em 2020, o e-commerce brasileiro viu seu faturamento disparar. O motivo foi a mudança no comportamento do consumidor que, para se adaptar às medidas de isolamento social exigidas pela pandemia, passou a comprar muito mais online.

Essa transformação movimentou o mercado. Empresas que estavam adiando a migração para plataformas digitais se viram obrigadas a adotar o varejo online para vender seus produtos ou serviços como uma alternativa para fugir da crise.

O resultado foi um aumento de 85,1% no volume de vendas durante o terceiro trimestre de 2020, comparando ao mesmo período de 2019, segundo uma pesquisa realizada pela Neotrust por meio do Movimento Compre & Confie.

Com o fim da pandemia, a mudança de hábito se manteve. Em 2022, e-commerce brasileiro tem o maior crescimento da América Latina, segundo um estudo da Retail X, que apontou que o país foi analisado com o maior crescimento no ano — a receita das vendas cresceu US$ 8,1 bilhões em 2022 em relação ao ano anterior.

Em um mercado de e-commerce em expansão, a adesão a novas tecnologias e otimizações de processos é essencial para as empresas se destacarem e prosperarem em um mercado competitivo.

5 motivos para integrar o e-commerce e ERP

Ao adotarem a integração do ERP com o sistema de e-commerce, as empresas ganham uma vantagem competitiva significativa.

Aqueles que investem nessa solução tecnológica têm a capacidade de atender às expectativas dos clientes, melhorar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento sustentável. Confira os 5 principais benefícios de optar por um ERP para e-commerce:

1 – Controle total do estoque

Com os dois sistemas integrados, é possível realizar o controle de todas as atividades que dizem respeito à gestão do estoque, como: compra de mercadorias/matéria-prima, cadastro de produtos e fornecedores, gerenciamento dos pedidos de compra, registro de entrada e saída de mercadorias, nível do estoque e entrega do produto ao cliente.

Ter acesso a todas essas informações evita prejuízos como estoque parado ou falta de produtos para atender a demanda e garante que a disponibilidade de recursos do e-commerce seja idêntica ao estoque real.

Outra vantagem da integração é poder administrar, em apenas um lugar, a loja virtual e a loja física (se for o caso).

2 – Análise detalhada de relatórios financeiros

O ERP fornece ainda relatórios valiosos com indicadores que servirão de apoio para tomadas de decisões.

Além dos dados gerados pela própria plataforma de hospedagem da loja virtual, você terá acesso a uma análise mais completa, com classificação de despesas e seu cruzamento com as receitas, otimizando o fluxo de caixa, cobranças, centro de custos e demonstrativos de resultados.

Também fica mais ágil e fácil monitorar e analisar os KPIs (Key Performance Indicators) que orientam o planejamento de ações do seu negócio.

3 – Emissão mais ágil de boletos e notas fiscais

A emissão de boletos bancários é outro processo facilitado pela integração. O sistema ERP permite a adoção de ferramentas capazes de intermediar a emissão dos boletos entre a loja virtual e a instituição bancária.

Emitir notas fiscais também fica mais simples, sejam elas físicas, sejam elas eletrônicas. Afinal, a impressão de comprovantes de venda é fundamental para qualquer comércio, inclusive os virtuais. Assim, a interação reduz a burocracia e elimina a necessidade de redigitar os dados da transação.

4 – Economia de tempo para mais produtividade

Ter o e-commerce integrado com o ERP evita o desperdício de tempo dos colaboradores, uma vez que ele simplifica vários processos e exige menos recursos humanos para a execução das atividades que antes precisavam ser feitas manualmente, como a inserção de dados de uma plataforma para a outra (dados de frete, produtos e estoque, por exemplo).

A integração faz com que as informações sejam compartilhadas entre as duas ferramentas de maneira automática, permitindo o acompanhamento imediato do andamento de pedidos, reduzindo gastos e aproveitando a produtividade dos colaboradores em outras tarefas.

5 – Redução de erros de dados e clientes mais felizes

Sem a integração, a troca de informações entre o portal do e-commerce e o software de gestão precisa ser feita manualmente, o que aumenta a probabilidade de erros humanos.

Muitas empresas enfrentam desafios como inclusão errônea de dados dos clientes, pedidos incorretos e informações de pagamento e envio equivocadas.

Como resultado, há perda de tempo de colaboradores, já que a correção dos erros exige retrabalho, e clientes insatisfeitos por não conseguirem acompanhar informações detalhadas e em tempo real sobre seu produto.

Benefício extra: melhora a experiência de compra

O cliente, aliás, também é indiretamente beneficiado com a integração, que permite uma melhor experiência de compra por meio de diferenciais como a impossibilidade de comprar algo que está disponível no site, mas indisponível no estoque (frustração), bem como o recebimento de uma notificação automática avisando que o produto saiu para entrega.

Em resumo, ter o e-commerce integrado com o ERP é vantajoso porque:

  • Diminui erros e otimiza a resolução de falhas.
  • Automatiza diversas funções.
  • Aumenta a agilidade da loja virtual.
  • Garante mais assertividade no controle de estoque.
  • Facilita a emissão de boletos e notas fiscais.
  • Agiliza o cadastro de produtos comercializáveis.
  • Melhora a experiência de compra dos clientes.
  • Permite o monitoramento e a análise dos KPIs.

Empresas B2B também podem se beneficiar do e-commerce 

As empresas B2B estão adotando cada vez mais o comércio eletrônico como uma forma de aumentar as vendas e reduzir os custos. Alguns dos benefícios do e-commerce para empresas B2B incluem:

Ampliação do alcance

O e-commerce B2B permite que as empresas alcancem novos clientes em diferentes lugares, aumentando o alcance geográfico das vendas.

Redução de custos

O e-commerce pode reduzir os custos associados às vendas tradicionais, como a necessidade de representantes de vendas e a manutenção de lojas físicas.

Maior eficiência

O comércio eletrônico B2B permite que as empresas automatizem muitos processos, como pedidos, faturamento e envio, reduzindo a necessidade de entrada manual de dados e, consequentemente, reduzindo erros humanos.

Melhor experiência do cliente

As vendas digitais permitem que os clientes realizem pedidos online de modo fácil e conveniente, melhorando a experiência do cliente e aumentando a satisfação.

Análise de dados

O comércio eletrônico B2B permite que as empresas analisem dados sobre o comportamento do cliente, histórico de vendas e outras informações, ajudando a identificar oportunidades de negócios e a tomar decisões mais informadas.

As empresas B2B podem se beneficiar significativamente do comércio eletrônico, desde que escolham a plataforma adequada e integrem corretamente seus processos de negócios com a plataforma de e-commerce.

Como falamos anteriormente, a integração do ERP (Enterprise Resource Planning) com o e-commerce pode ser uma forma eficaz de gerenciar todos os processos do negócio em uma única plataforma e obter insights valiosos sobre o desempenho do negócio.

Quais as características que seu ERP precisa para a integração com o e-commerce?

É importante considerar vários fatores para garantir que a plataforma atenda às necessidades do negócio. Aqui estão algumas dicas para ajudar na escolha:

Funcionalidades

O ERP deve oferecer as funcionalidades necessárias para o negócio, como gerenciamento de pedidos, estoque, faturamento, contabilidade e recursos humanos. Certifique-se de que o ERP seja capaz de se integrar com as plataformas de e-commerce existentes e fornecer uma visão geral do desempenho do negócio.

Leia também: Entenda por que o BI é um módulo estratégico do ERP.

Escalabilidade

O sistema deve ser escalável e capaz de crescer com o negócio à medida que ele se expande, lidando adequadamente com um volume crescente de pedidos, estoque e outras operações de negócios sem comprometer o desempenho.

Flexibilidade

O ERP deve ser flexível e capaz de se adaptar às necessidades do negócio, podendo ser personalizado de acordo com os requisitos específicos do negócio e atualizado facilmente conforme as necessidades mudam.

Suporte

O ERP deve oferecer suporte técnico e treinamento para garantir que seu negócio possa utilizar o sistema adequadamente.

Conheça o Consistem ERP

O Consistem ERP oferece todas essas vantagens e muitas outras que asseguram uma gestão completa de todas as atividades, permitindo que você se concentre na expansão do seu negócio integrado a um e-commerce.

Afinal, um controle maior e relatórios detalhados permitem a elaboração de estratégias mais assertivas e decisões coerentes com o crescimento da sua loja virtual.

Além disso, o Consistem ERP oferece as funcionalidades necessárias para o gerenciamento de um e-commerce, incluindo gestão de pedidos, estoque, faturamento, contabilidade e recursos humanos.

Ele pode ser integrado com a plataforma de e-commerce existente, fornecendo uma visão geral do desempenho do negócio. A Consistem também oferece suporte técnico e treinamento para garantir uma integração bem-sucedida.

Para saber mais sobre o software de gestão da Consistem, solicite uma demonstração gratuita e acompanhe tudo o que o nosso ERP pode fazer pela gestão do seu negócio e do seu comércio virtual.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem