Gestão 14/03/2023

O sistema ERP em uma grande empresa é um elemento-chave para centralizar e integrar os dados e informações, gerando insights diários, análises, monitorando, relatando, rastreando os processos, a produtividade e os lucros.

Suas funcionalidades são indispensáveis para organizações de médio a grande porte, ele monitora com precisão todas as atividades que estão acontecendo, minimizando os custos e identificando as atividades que podem se tornar riscos para o negócio.

E é justamente por sua importância que a escolha do ERP é desafiadora. Definir o sistema de gestão mais adequado para sua organização exige dedicação, planejamento e uma avaliação detalhada dos módulos disponíveis.

Selecionamos os principais critérios que devem ser avaliados na escolha de um ERP para grandes empresas.

Como escolher o melhor sistema ERP para grandes empresas? 

Antes de iniciar a busca pelo ERP, desenvolva uma lista clara com os requisitos para o seu ERP. Converse com os principais usuários do sistema, ouça os gerentes, seus clientes e fornecedores.

Liste quais são os requisitos obrigatórios e quais os itens que, apesar de não serem obrigatórios, podem beneficiar a empresa. Com a lista definida, inicie a avaliação dos softwares disponíveis no mercado, considerando os seguintes critérios:

  1. Escalabilidade do sistema ERP

Sua lista de requisitos e necessidades não deve ser a única coisa que orienta uma decisão de compra.

Um sistema ERP deve ser escalável para atender às suas necessidades à medida que sua empresa cresce ou passa por mudanças. Caso contrário, seu sistema ERP pode atrapalhar seu crescimento, em vez de apoiá-lo.

Isso significa que você deve olhar além dos recursos padrão que um sistema oferece e considerar a facilidade que o sistema ERP se adapta às necessidades de negócios em constante mudança e à adoção de tecnologias emergentes.

O sistema ERP precisa ser uma plataforma para crescimento, o que significa que é flexível o suficiente para suportar seu crescimento e integrar novas tecnologias.

Leia também: 6 segredos de grandes corporações para recrutar os melhores talentos

  1. Suporte para trabalho híbrido ou home office

Com o trabalho híbrido ou remoto, mais usuários estão acessando ferramentas de trabalho não só de dentro da empresa, mas em suas residências e outros locais. Se o acesso ao sistema de dados for limitado, esses ganhos de eficiência serão impossíveis de realizar.

Os dados de negócios precisam estar acessíveis onde quer que os negócios aconteçam. Selecione uma solução de ERP que ofereça essa possibilidade.

  1. Facilidade de uso e contextualização

A experiência do usuário deve ser personalizável para cada usuário para que apenas as informações mais relevantes sejam apresentadas, de acordo com o setor.

Isso inclui contextualização para empresas internacionais que precisarão de dados específicos da região e unidades de medida para todos os locais.

Essencialmente, um bom sistema ERP conseguirá apresentar as informações certas de setores específicos no momento certo de forma simples e acessível. Procure um ERP que ofereça uma experiência do usuário personalizável.

  1. Integração com outros sistemas existentes

A solução de ERP selecionada por sua organização deve se integrar aos seus principais aplicativos de software, simplificando os processos de negócios e o fluxo de informações, desde finanças, RH e manufatura até vendas e marketing, distribuição e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Um sistema totalmente integrado ganhará seu sustento melhorando a produtividade, aumentando a receita e reduzindo o tempo de inatividade dispendioso.

Conheça o Consistem ERP

A quatro décadas a Consistem é a fornecedora do sistema de gestão de empresas nacionais em diferentes segmentos, como Grupo Colcci, Intermarine, CSM, Trapp, Arroz Realengo, entre outras organizações com uma história de sucesso no mercado brasileiro.

Escalável e capaz de integrar com precisão os vários setores da organização, compartilhando em tempo real informações e dados valiosos para a melhor tomada de decisão, o Consistem ERP é um software completo e com funcionalidades que simplificam a tarefa de gerir.

Solicite aqui uma demonstração e veja nossos diferenciais.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem