Tecnologia 22/09/2022

A adesão do uso de Big Data para a indústria é uma oportunidade e tanto para aproveitar uma ferramenta inovadora, otimizada e lidar com os mais variados dados da empresa.

O principal motivo é a possibilidade de tirar o melhor proveito dos dados para expandir a produção e tomar decisões mais estratégicas para o futuro da sua empresa.

Se você tem interesse em saber mais sobre o que é e qual a importância do uso de Big Data em uma empresa, continue a leitura!

O que é Big Data?

Antes de mais nada, vale a pena falar mais sobre uma das tendências digitais que revoluciona a área da tecnologia. O Big Data nada mais é que um sistema capaz de administrar um grande volume de dados.

Além disso, essa gestão de dados é feita de maneira estratégica a fim de oferecer o combo perfeito de benefícios para os usuários, com agilidade, precisão, valor e veracidade. Desse modo, é possível ter uma atuação muito mais atualizada e gerar resultados inovadores para o negócio.

Qual é a importância do Big Data para a indústria?

Além de ser um grande achado para o setor de TI, o Big Data é uma ferramenta muito útil para os mais variados tipos de negócios, principalmente os de grande porte.

Não é à toa que faz parte das estratégias de digitalização de diversas empresas que apostam na modernização dos processos internos. Por ser um tipo de aplicação versátil, o Big Data pode contribuir para diversas melhorias em um negócio, como:

  • Redução de custos.
  • Estruturação das informações de uma empresa.
  • Aperfeiçoamento da rotina organizacional.
  • Geração de relatórios fundamentais para o acompanhamento das ações da empresa nos mais variados setores, como o de Finanças, Marketing, Vendas e Logística.
  • Administração de informações sobre o público do negócio e auxiliar no planejamento de marketing estratégico.
  • Estimação de resultados com base nos dados observáveis do negócio.
  • Realização de análises preditivas de dados.

É válido destacar que tudo isso só é possível graças à abordagem utilizada no Big Data, que parte do uso de 5V’s. No geral, para que essa solução seja aplicada em uma empresa, é preciso considerar os pilares citados a seguir.

Volume

As informações geradas nas interações digitais, atualmente, são variadas e podem atingir trilhões de bytes. Por esse motivo, é fundamental que haja diferentes tipos de sistemas adequados para lidar com esse novo universo.

O Big Data é um exemplo de solução útil para administrar uma grande quantidade de dados por meio do agrupamento, filtragem, seleção e geração de relatórios úteis para a tomada de decisão nas empresas.

Velocidade

Há décadas, existem ferramentas capazes de gerenciar dados em grande volume, por mais que não fossem tão acessíveis.

No entanto, para que isso fosse realizado, anteriormente, era necessário despender bastante tempo, podendo chegar a meses dependendo do tipo de processamento, além de computadores muito potentes e que não eram encontrados com facilidade no mercado.

Um dos diferenciais do Big Data é a capacidade de lidar com altas quantidades de dados em um curto tempo — muitas vezes, dentro da escala de segundos.

Essa otimização permite gerenciar informações relevantes de modo prático, com máquinas de fácil acesso, e ter mais agilidade na resolução de problemas internos em um negócio.

Variedade

O Big Data não somente consegue administrar grandes volumes, como também pode lidar com conteúdo de diferentes naturezas. Isso significa que tanto os dados estruturados quanto os semiestruturados ou não estruturados, que mesclam informações de diferentes fontes e formatações, passam pelo processamento dessa tecnologia.

Veracidade

Outra vantagem para os negócios relacionada ao uso do Big Data é que a combinação de algoritmos utilizada nesse tipo de ferramenta entrega análises e resultados com alta precisão e acurácia. Isso significa que é possível confiar mais nos relatórios gerados pelos sistemas.

Para uma empresa, ter acesso a resultados compatíveis com a realidade e, ainda por cima, relevantes, é uma ótima forma de gerar um diferencial competitivo e de apostar em escolhas mais valiosas para promover o crescimento do negócio.

Valor

Como visto, o Big Data é capaz de lidar com um grande volume de dados variados e entregar resultados confiáveis. A soma desses fatores contribui para um maior valor agregado ao processo de coleta, processamento e armazenamento dos conteúdos a serem trabalhados.

Na prática, é possível converter todos esses resultados em serviços de qualidade. Consequentemente, o negócio tem retornos positivos no que diz respeito à credibilidade, ao posicionamento no mercado e à fidelização do público.

Em outras palavras, a relação entre Big Data e indústria entrega uma nova possibilidade de gestão inovadora e eficaz. Por esse motivo, vale a pena apostar em soluções que são capazes de agregar mais valor e oferecer um diferencial para a sua empresa

Quer se manter informado sobre as novidades do mercado? Assine a nossa newsletter e esteja a frente de todas as inovações do mundo digital.

Boas práticas da gestão de TI

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem