Gestão, Tecnologia 27/10/2022

O controle de qualidade do segmento têxtil tem extrema importância dentro da indústria. Quando há problemas nos itens produzidos nessa indústria, pode prejudicar suas relações com clientes, principalmente no ambiente B2B, no qual fornecedores podem impactar consideravelmente os resultados positivos ou negativos do negócio.

Por isso, todos os mecanismos necessários para proporcionar um controle de qualidade impecável deve ser considerado para o seu negócio. E o uso das tecnologias, como um sistema ERP, poderá ser o grande diferencial nesta questão. Nós podemos ajudá-lo nisso, confira!

Consistem ERP: Benefícios para o controle de qualidade do segmento têxtil

O Consistem ERP pode ser um aliado importante no controle de qualidade no segmento têxtil. Confira abaixo os principais diferenciais do sistema.

Inspeção de Recebimento (RIR)

O Consistem ERP permite registrar a Inspeção de Recebimento (RIR), algo fundamental para as empresas. Essa funcionalidade é muito importante já que em caso de problemas nos insumos recebidos, grandes problemas produtivos podem acontecer.

Por exemplo, um tecido com qualidade duvidosa pode esgaçar na hora de fazer um corte e, assim, gerar a perda do item e desperdícios no material. Por isso, é necessário fazer a checagem assim que o produto chega na empresa.

Além disso, é fundamental verificar se todos os itens vieram conforme o pedido realizado. Caso contrário, você pode negar de imediato o recebimento e solicitar a troca com o seu fornecedor.

O Consistem ERP permite que você estabeleça uma comunicação ágil para solucionar as questões e, assim, evitar que mal-entendidos se posterguem.

Outro ponto é que o ERP facilita a conferência dos itens antes de liberar o pagamento e agilizar a conferência das notas fiscais de pedidos. Isso evita falhas nos processos que podem comprometer o dia a dia das empresas do setor têxtil.

Monitoramento da qualidade na produção e geração de laudos

A partir do uso do Consistem ERP, é possível realizar o monitoramento de qualidade dentro de parâmetros essenciais para o setor têxtil também na parte de produção. Com base nisso, é possível identificar se os itens fabricados estão, de fato, dentro dos parâmetros necessários para comercialização e encantamento do cliente.

Além disso, caso sejam encontradas irregularidades, é preciso emitir laudos que apontem quais são os pontos em que ocorreram problemas. Isso será importante, pois pode nortear ações que devem ser realizadas em outros pontos da empresa.

Por exemplo, se há um alto número de peças que estão aquém dos padrões de qualidade devido a problemas na máquina de corte, por falta de manutenção, pode ser necessário fazer uma manutenção corretiva para solucionar a questão e reduzir os desperdícios.

Em outros casos, pode acontecer uma falha nos moldes e ser necessário revê-los para retomar a qualidade da produção. Por isso, a emissão dos laudos são fundamentais para proporcionar melhores resultados e identificar padrões importantes que ajudarão a resolver eventuais problemas.

Por meio do Consistem ERP, é possível realizá-los dentro de bons parâmetros de qualidade, de forma segura e que permita ter uma melhor avaliação da situação de fato.

Controle de qualidade no segmento têxtil: Monitoramento da produção por processo

O Consistem ERP permite que você possa avaliar parte por parte do processo de produção para analisar se estão dentro dos parâmetros de qualidade necessários para proporcionar melhores resultados. Com isso, você consegue ter um maior controle sobre qual ponto está, exatamente, com problemas.

Por exemplo, se logo na primeira etapa de produção já ocorrer problemas, o produto final poderá ficar aquém do esperado. Por isso, o monitoramento da produção por processo permite identificar que o problema está acontecendo no começo e, assim, proporcionar as mudanças necessárias para evitar problemas.

O ERP permite, assim, identificar quais etapas do processo está passando por problemas, para que os gestores possam realizar as alterações necessárias e, muitas vezes, agir proativamente neste tipo de questão.

Além disso, oferecemos todo o suporte no processo de implantação, ajudando você a fazer todos os procedimentos necessários para sua implementação, bem como possibilitar a adequação dos processos necessários para a melhoria do seu processo.

Você poderá contar com um sistema completo que permite não só o aumento no controle de qualidade, mas outras funcionalidades, tais como:

  • controle de custos;
  • gestão de recursos humanos;
  • controle logístico;
  • acompanhamento do faturamento;
  • gestão administrativa;
  • planejamento e sequenciamento de produção;
  • gestão de procedimentos de terceirização, entre outros.

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre essa possibilidade de parceria! Aproveite e conheça a demonstração do nosso ERP!

Consistem ERP - Solicite uma demonstração

 

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem