Gestão 05/10/2021

Quando surgiu, o conceito de planejamento e sequenciamento de produção tinha um objetivo: otimizar o processo de manufatura organizando em sequência as etapas produtivas da maneira mais eficiente possível, de modo que o produto fosse fabricado em menor tempo.

A novidade deu certo! Hoje, na indústria moderna, esse modo de produzir continua sendo aplicado em todos os tipos de indústrias e organizações, incluindo o setor têxtil e de confecção.

Se você tem dúvidas sobre o que é, na prática, o planejamento e sequenciamento de produção, não se preocupe.

Convidamos nosso engenheiro têxtil Alexsandro Felix Mendes, analista de negócios e especialista em Engenharia de Produção, Lean Manufacturing e Indústria 4.0, para explicar como funciona e como aplicar esse método na sua gestão têxtil através do Consistem ERP.

O que é o planejamento e sequenciamento de produção

O planejamento é o ato de preparar a realização de um trabalho ou atividade, estabelecendo métodos convenientes para a execução de determinado trabalho ou atividade.

Já sequenciamento ou sequência é o ato ou efeito de dispor de forma sequenciada determinados elementos que, de certa forma, se combinam. Esses elementos podem ser de quaisquer características ou tipos.

Para o setor produtivo, tais elementos podem ser facilmente reconhecidos como Ordens de Produção (OP), juntamente com as referências a elas vinculadas.

O Consistem ERP oferece aos seus clientes ferramentas poderosas para auxiliá-los nesta tarefa importantíssima de planejar e sequenciar a produção, da tecelagem ao tecido acabado.

Veja, a seguir, os diferenciais que vão ajudar você a produzir mais e melhor com o mínimo de desperdícios e refação.

Leia também: 4 boas práticas para o planejamento e sequenciamento de produção do PCP Têxtil

Conheça as funções Planejamento e Sequenciamento do Consistem ERP

Com a ferramenta de Planejamento do Consistem ERP, o setor de PCP Têxtil será capaz de identificar facilmente as demandas a serem programadas, tomando-se como base uma carteira de pedidos, programação para estoque ou ambos os formatos, tendo-se a possibilidade de criar uma programação de produção de maneira mais ágil e assertiva.

A função é um grande auxílio para diminuir problemas como:

Superprodução: produzir em excesso, ou seja, obter mais saídas de materiais ou informações que o necessário. Sem um planejamento adequado das demandas, as empresas produzem quantidades de produtos em quantidades desnecessárias, acarretando em mais setup, compras excessivas de insumos e demais componentes necessários para atender a demanda.

Excesso de Estoque: materiais parados significam dinheiro parado. Com o planejamento do Consistem ERP, conseguimos avaliar as quantidades disponíveis e as faltantes de produtos. Os materiais disponíveis podem ser vinculados a outras demandas sem a necessidade de uma nova programação, melhorando o giro de estoque e reduzindo a quantidade de produtos parados.

Com as demandas programadas, pode-se sequenciar a produção, organizando a fila de produção por setores. Assim os colaboradores saberão com exatidão a sequência de entrada das OPs nos recursos, tendo a confiabilidade de validações de capacidades dos recursos juntamente com as previsões de conclusão das ordens.

Leia também: Os 3 principais diferenciais do Consistem ERP para a indústria têxtil segundo nossos clientes

Com a utilização da ferramenta de Sequenciamento do Consistem ERP, conseguimos minimizar desperdícios como:

Transporte Excessivo: com as OPs sequenciadas/destinadas para os recursos, o colaborador sabe com exatidão qual ordem deverá processar, evitando o deslocamento de OPs equivocadas no chão de fábrica.

Espera: com o sequenciamento, consegue-se reduzir o tempo de espera entre as fases de produção, diminuindo o tempo de recursos parados aguardando a OP correta chegar para ser produzida.

Qualidade: com funcionalidades disponíveis no Sequenciamento, conseguimos organizar as ordens de acordo com parâmetros pré-configurados, assim a ferramenta oferece ao colaborador sugestões de uma melhor sequência e ocupação de recursos, tomando como base a capacidade dos recursos e degradê de cores, minimizando possíveis manchas e consequentemente retrabalhos.

O Consistem ERP possui ferramentas incríveis para auxiliar os colaboradores nas tomadas de decisão e atividades de chão de fábrica, melhorando produtividade e eficiência do parque fabril.

Venha conhecer as nossas ferramentas, ficaremos felizes em lhe mostrar. Você também pode solicitar aqui uma demonstração gratuita do nosso sistema de gestão e se surpreender com os recursos disponíveis para otimizar a sua indústria têxtil.

Guia para troca de ERP - E

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem