erros-da-industria-textil-1
Gestão 21/04/2020

Todo tipo de indústria está suscetível a falhas. Muitas delas, inclusive, causam enormes prejuízos e podem comprometer o bom funcionamento dos processos. E o segmento de moda não está livre desses problemas. A seguir, você vai conhecer os principais erros da indústria têxtil e o que você pode fazer para evitar que eles ocorram. Boa leitura!

 

Quais são os erros da indústria têxtil mais comuns?

 

1. Informações desatualizadas e desorganizadas

 

A troca de informações é essencial na produção de uma indústria. Ela permite um panorama geral de toda a companhia para a tomada correta de decisões. No entanto, quando há muitos setores dentro de uma mesma companhia, os dados acabam ficando restritos à apenas algumas seções, dificultando o acesso dos demais colaboradores.

Essa situação gera entraves como:

– desatualização das informações;
– queda na produtividade;
– demora na geração de reports.


2. Falta de treinamento

 

Com o passar do tempo, a produção de tecidos mudou bastante e novas técnicas e ferramentas estão sempre surgindo. Não adianta investir em maquinário moderno, mais seguro e eficiente, sem ter alguém capacitado para operá-lo. Além de ter perda de capital e de confiança, o risco de acidentes aumenta drasticamente. Assim, é imprescindível manter seus empregados instruídos e atualizados para que possam realizar suas funções corretamente.

 

3. Alta rotatividade de funcionários

 

Os custos da entrada e saída frequente de colaboradores são bastante altos. Empresas com turnover acima de 5% sentem no bolso os gastos com rescisões contratuais e com o treinamento de novos membros dos quadros de funcionários. A alta rotatividade significa que as condições de trabalho, muitas vezes, não estão satisfazendo os empregados.

 

4. Demanda mal calculada

 

É claro que uma empresa sempre quer aumentar a capacidade de produção e vender mais. Apesar de que atender mais pedidos resulta em mais faturamento, as despesas também crescem no mesmo ritmo. Para poder ter uma produção saudável, analise a capacidade da companhia para evitar prometer entregas que não serão possíveis de cumprir — o que pode criar um clima desagradável entre funcionários e desconfiança para o mercado.

 

5. Logística fragmentada

 

A indústria apresenta várias divisões com suas respectivas funções, mas que devem sempre trabalhar em conjunto. Seu funcionamento tem que se dar de maneira integrada e dinâmica, com os diferentes setores sempre interagindo entre si. Quando essa conexão existe e funciona normalmente, é mais fácil identificar problemas e onde é preciso investir para saná-los.

 

6. Desperdício na produção

 

Muitos dos erros que ocorrem no setor de produção acarretam no desperdício de tempo, dinheiro, mão de obra, matéria-prima e outros fatores. As falhas mais comuns são: defeitos nas peças, superprodução desnecessária, transporte de ferramentas e material de forma inadequada ou desnecessária.

 

7. Falta de controle da produção

 

Da entrada da matéria-prima até a entrega do produto ao distribuidor, existem diversas etapas que exigem controle para que a produção seja eficiente. Quando não há controle através de fichas técnicas nem planejamento do que deve ser executado e em qual tempo, o caos se instaura no chão de fábrica e a produção se torna mal controlada.

 

erros-da-industria-textil-2

 

E como sanar esses problemas?

 

Muitos desses problemas ocorrem por falta de planejamento e de comunicação entre os setores de uma empresa. Para poder auxiliar nessa etapa, é essencial a implantação de um ERP. Entre as características mais importantes dessa ferramenta que auxilia a evitar esses erros, estão:

 

1. Banco de dados comum

 

O ERP trabalha com uma base de informação comum com todos os setores. Com isso, as informações estão sempre atualizadas e ao alcance de todos. O tempo que seria gasto reunindo os dados de cada seção da empresa e o problema de eles estarem desatualizados, são praticamente nulos.

Com esse banco de dados sempre em dia, é possível identificar problemas com maior facilidade. Além disso, as decisões tomadas terão maior chance de serem corretas, pois o software fornece o panorama geral da situação.

 

2. Padronização das etapas

 

Para conseguir integrar as diferentes áreas de uma empresa, é preciso que todas obedeçam a um certo modelo. O ERP padroniza essas etapas de produção, facilitando a compreensão de todo o processo produtivo e o recebimento de informações.

Outra vantagem advinda dessa sistematização é a facilidade em adaptar e incrementar novas etapas em todo o processo. Além disso, você terá um ambiente muito mais propício para implantar sistemas de qualidade de produção e se adequar às normas ISO.

 

3. Sistema modular

 

Esse sistema não é um programa único, mas é composto por diversos programas menores e que, juntos, formam um sistema. Com isso, o ERP pode se adequar à realidade de sua indústria, moldando os softwares ao seu gosto.

Por exemplo, caso sua empresa necessite de uma relação mais intrínseca com o cliente, é possível escolher módulos que tenham essas funcionalidades. Já se a fábrica precisa de um controle maior do estoque, também há ferramentas para gestão desse setor.

 

Todas essas vantagens fazem parte do ERP Consistem. Nosso software possui funcionalidades exclusivas para o segmento têxtil, aprovadas por grandes clientes. Elas integram todas as etapas de funcionamento da indústria, desde o recebimento de matéria-prima até o setor financeiro da empresa. Com a implantação desse sistema de gestão, você transforma os dados do seu negócio em informações preciosas, que vão ajudar a identificar erros para saná-los através de decisões mais assertivas, que contemplam todo o processo produtivo e administrativo.

Portanto, para se tornar cada vez mais competitivo no mercado e evitar ao máximo os erros de produção, sua empresa precisa considerar a implantação de um ERP.

 

__

Gostou deste post? Agora que você já sabe os erros mais frequentes na indústria têxtil, que tal aprender como melhorar os processos operacionais de sua empresa?

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem