Gestão 22/03/2022

Você está sentindo que a sua indústria metalmecânica está estagnada, com excesso de retrabalho, dificuldade para atender as demandas, com desperdícios e falta de oportunidades para crescer?

Caso tenha respondido sim para uma ou mais perguntas, alerta vermelho! Uma revisão de todas as etapas fabris se faz necessária, a fim de melhorar o processo produtivo e adicionar mais rentabilidade e eficiência ao seu negócio.

Veja como fazer isso a seguir, com 5 ações essenciais para ajudar você a melhorar o processo produtivo da indústria metalmecânica.

Principais ações de melhoria para indústria metalmecânica

Selecionamos abaixo as cinco principais ações a serem tomadas para que o processo produtivo da sua indústria evolua. Confira:

  1. Tenha um plano

Aonde você quer chegar? A partir da resposta para esta pergunta, comece a planejar a melhoria do processo produtivo na sua indústria metalmecânica.

Sem saber qual o resultado que você deseja, fica mais difícil descobrir métodos e formas de otimizar a produção, reduzir desperdícios e lucrar mais.

Antes de mais nada, estruture todo o processo produtivo, desde a compra de matéria-prima até a distribuição da mercadoria pronta. Com um plano detalhado, fica mais fácil identificar gargalos e pontos que precisam ser melhorados.

  1. Invista em equipamentos inteligentes

Para uma usinagem, ferramentas de corte e modificação de alto desempenho são essenciais para a excelência do produto – e é assim em todos os segmentos que envolvem a indústria metalmecânica.

Se no momento, realizar grandes investimentos para atualizar todos os equipamentos da sua fábrica não é viável, comece adotando dispositivos que deixam suas máquinas atuais inteligentes, permitindo que elas sejam acionadas, controladas e monitoradas à distância.

Sensores equipados com tecnologia IoT (Internet das Coisas) podem fazer isso. Além do controle remoto, eles coletam dados que podem ser analisados para otimizar a produção.

  1. Treine seus colaboradores

Talvez onde sua empresa esteja instalada haja dificuldade de conseguir mão de obra especializada. Ou até mesmo seus funcionários dominam o que fazem, porém são contrários a mudanças ou possuem hábitos que prejudicam a eficiência da fábrica.

Tudo isso pode ser trabalhado se houver treinamento adequado e constante do seu time. O treinamento regular, incluindo profissionais experientes, pode ajudar a:

  • Revisitar tarefas e ideias.
  • Reduzir erros.
  • Melhorar a produtividade.
  • Atualizar a equipe sobre novas tecnologias, técnicas ou processos.
  • Engajar o time com o propósito da empresa.
  • Coletar feedbacks para melhoras nas operações.
  1. Abrace a mudança

 A busca pela melhoria contínua deve ser constante na sua indústria metalmecânica. A ciência da engenharia de produção está sempre concebendo e testando novos métodos produtivos a fim de otimizar os processos e deixá-los mais enxutos para que você possa produzir mais e melhor.

Portanto, esteja aberto à possibilidade de mudar. Metodologias como Kaisen, lean manufacturing, sistema Toyota de produção, sistema 5S, entre muitos outros, podem trazer excelentes resultados para os processos produtivos da sua indústria metalmecânica.

Estude a possibilidade de implanta-los gradualmente.

  1. Adote um sistema ERP

O ERP é um software que integra as informações de todas as etapas de um negócio, da administração à produção.

Em um só lugar, o gestor (e toda a equipe) acessa todas as atividades que estão em curso, mas esta é apenas uma das vantagens que um sistema ERP agrega.

O recurso capacita as empresas a implementar fluxos de trabalho automatizados, resultando em operações mais rápidas e precisas e promovendo:

  • A simplificação dos processos.
  • Dados atualizados automaticamente.
  • Maior transparência das informações.
  • Melhor experiência para os clientes.
  • O crescimento do negócio.

Caso queira saber mais sobre as vantagens de um sistema ERP, basta clicar aqui.

Melhore o processo produtivo da sua indústria metalmecânica com o Consistem ERP

O Consistem ERP é uma solução inteligente, segura e flexível, com funcionalidades específicas para atender o segmento da indústria metalmecânica.

Se você deseja simplificar processos, reduzir custos, otimizar o tempo e gerar resultados, solicite agora mesmo uma demonstração gratuita com um dos nossos especialistas e conheça todos os recursos do sistema para atender as necessidades do seu negócio.

 

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem