Gestão 08/11/2022

O seu ERP atende ao Bloco-K? As obrigações tributárias brasileiras são extremamente complexas. Temos inúmeras legislações que estabelecem dezenas de deveres para os contribuintes cumprirem mensal ou anualmente.

Como se isso não bastasse,  a legislação tributária sofre mudanças constantes, implementando novas obrigações ou alterando as que já existem. O Bloco-K é um exemplo disso, ele é uma obrigação presente na legislação e as empresas precisam se adequar.

O primeiro passo para isso é ter um ERP que atenda perfeitamente a essa exigência. Nesse conteúdo, mostraremos o que é o Bloco-K, como funciona e a importância de contar com um ERP que atenda a essa nova exigência.

O que é o Bloco-K?

O Bloco K é o novo registro do SPED Fiscal (ICMS e IPI) que se destina a prestar informações sobre as movimentações mensais de controle da produção e estoque. Também são inseridos nessa exigência os estabelecimentos industriais ou a eles equiparados, bem como as empresas atacadistas.

As informações a serem declaradas compreendem o saldo de estoque, perdas no processo de produção, bem como os dados de produtos acabados ou fabricados pelo estabelecimento ou terceiros.

Quais são os registros presentes no Bloco-K?

A entrega das informações do Bloco K ocorrerá mensalmente. Ou seja, é diferente do Bloco H, que trata do Registro de Inventário e tem entrega anual. Os registros que serão enviados estão relacionados aos dados de posição do estoque da empresa. Veja quais são eles!

Registro K100

Esse primeiro registro trata do período de apuração. Nesse caso, deve ser informada a data, que necessita ser a mesma do período de geração do SPED Fiscal.

Registro K200

Nesse registro deve ser informado o estoque final escriturado. Ele também precisa ter o mesmo período de apuração informado no registro K100. Caso a empresa não tenha estoque final no período não é necessário enviar essa informação.

Além disso, serão enviados apenas os produtos como:

  • mercadorias para revenda;
  • matérias-primas;
  • embalagens;
  • produtos em processo, sejam eles acabados e intermediários;
  • produtos acabados;
  • subprodutos e outros insumos.

Além disso, esse registro também identifica a posse do produto. Ou seja, se ele é de propriedade do informante da declaração ou de terceiros.

Registro K280

O registro K280 é o que carrega as informações de correção de apontamento do estoque escriturado. Nessa parte, são feitas as correções de apontamento de estoque escriturado informado em períodos anteriores.

Esse elemento é um facilitador para o contribuinte. Isso porque, ele evita a necessidade de retificação de todo arquivo do SPED ou, até mesmo, do próprio Bloco-K.

Isso porque, é possível corrigir apenas o estoque escriturado. Um detalhe importante a ser mencionado é que o envio deste registro ocorrerá entre o levantamento de 2 inventários do Bloco H. Algumas situações em que ele deve ser gerado são as seguintes:

  • erros de apontamento;
  • ajustes de estoque de contagem;
  • ajustes de peso úmido ou seco;
  • ajuste de balança ou peso;
  • outras entradas e saídas que não são acompanhadas do respectivo documento fiscal.

O Bloco K não é utilizado para escriturar a diferença entre o estoque informado neste registro e/ou no Bloco H. Na verdade, sua função é promover o ajuste entre a diferença dos valores informados no registro K200.

Como escolher um ERP que atende o Bloco-K?

A obrigatoriedade do Bloco K completo teve início em janeiro de 2022. Assim, as empresas obrigadas a entregar esse registro devem armazenar as informações e processos para entrega completa no Bloco K.

De acordo com o Ajuste SINIEF de outubro de 2021 as empresas ainda precisam emitir o Livro de Registro de Controle da Produção do Estoque. Contudo, o envio mensal não é necessário.

Diante dessa informação, é imprescindível que você escolha um ERP que atende o Bloco-K. Um exemplo de sistema fornecido pela Consistem.

A partir da versão 6.11.164 o Consistem ERP permite a gravação do arquivo do SPED Fiscal (CCINF190) já atualizado para emitir os dados completos do Bloco-K.

O Bloco K apresenta inúmeros detalhes que precisam da atenção do empresário. Assim, adequando o planejamento de acordo com a exigência do fisco.

Desse modo, as indústrias que contam com um sistema como o da Consistem podem estar quase que 100% preparadas para se adaptar a esse processo.

Isso porque, por meio do módulo PPCP e fiscal é possível fazer a integração das informações, automatizando os processos internos e, assim, fazendo com que as empresas se adéquem e gerem seus relatórios com uma grande redução de erros e falhas. Dessa forma, otimizando o seu tempo, gerando informações precisas.

Por fim, é importante ter em mente que para ter as funções relacionadas ao Bloco-K liberadas é preciso que o Consistem ERP esteja configurado previamente com a funcionalidade ativada.

Quais são os benefícios do Consistem ERP

Agora, mostraremos quais são os principais benefícios que o Consistem ERP pode proporcionar a empresa, além do perfeito atendimento às exigências do Bloco-K. Confira!

Ganhe mais eficiência

Um dos benefícios do ERP da Consistem é o ganho de eficiência. O sistema determina as áreas que mais merecem investimentos ou redução de gastos. Assim, melhorando os ciclos produtivos, detecção de falhas, entre outros processos.

Redução de custos

Outra vantagem interessante é a geração de relatórios e avaliação de custos de cada departamento. Dessa forma, você terá informações precisas e detalhadas para reduzir gastos de forma inteligente, sem prejudicar a execução dos serviços do seu negócio.

Facilitação do crescimento rápido

Os dados gerados pelo ERP possibilitam um acompanhamento preciso da saúde financeira da sua empresa, como setores de contas a pagar e a receber, faturamento, etc. Assim, você pode utilizar essas informações para tomar decisões gerenciais mais rápidas e assertivas.

As obrigações tributárias que recaem sobre as empresas são amplas e demandam muito cuidado por parte do empreendedor. Portanto, é fundamental contar com um ERP que atende ao Bloco-K.

Se você gostou dessas informações e quer saber mais sobre o Consistem ERP entre em contato conosco e solicite uma demonstração. Nossos especialistas estarão à disposição para dar detalhes sobre todas as funcionalidades disponíveis.

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem