Inovação, Tecnologia 17/12/2019

Quem está ligado na Indústria 4.0 com certeza já ouviu falar na sigla IoT. A Internet das Coisas (Internet of Things, em inglês) vem revolucionando a forma como nos relacionamos com a tecnologia.

Atualmente, todos os setores da sociedade vêm passando por transformações significativas. As mudanças são tão rápidas e constantes, que muitas vezes não notamos que a IoT está mais perto do que parece estar.

O que é Internet das Coisas?

Em 1999, quando surgiu o conceito de Internet das Coisas, a ideia era que os computadores fossem capazes de captar informações por meio de dados, sem intervenção humana, sendo possível otimizar diversas atividades. Com o tempo, a ideia foi se tornando uma realidade cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Basicamente, a IoT diz respeito a diferentes equipamentos que são capazes de se comunicar com outros sistemas por meio de uma conexão sem fio. Ou seja, o aparelho é capaz de transmitir dados, da mesma forma que acontece entre dispositivos conectados à internet.

Benefícios para a indústria

A Internet das Coisas na Indústria 4.0 atua como uma das principais tecnologias. Por meio de sensores implantados nas máquinas, a fábrica vai se tornando cada vez mais inteligente, sendo capaz de gerenciar as próprias atividades, trazendo ainda mais eficiência, segurança e qualidade aos processos de produção.

Os dados gerados pelas máquinas podem ser enviados a um sistema ERP, tornando muito mais fácil o acesso às informações e garantindo uma gestão mais eficaz de todo o setor produtivo. Aliás, o avanço da IoT nas indústrias leva a automação a outro patamar, pois a comunicação entre as máquinas é a grande responsável por uma série de impactos inovadores no segmento.

Um deles é a diminuição da demanda por mão de obra, visto que as máquinas conectadas entre si sabem exatamente quando iniciar e finalizar um determinado trabalho. Consequentemente, há uma redução de custos e um rearranjo geral na organização. Claro que isso não significa que não será mais necessário pessoas trabalhando, mas qualificação profissional será cada vez mais um diferencial na hora de escolher a equipe.

Diferencial competitivo

É importante ressaltar que as transformações na indústria já são uma realidade e que as empresas que não se adequarem às novas tecnologias acabarão perdendo destaque no mercado. Isso não quer dizer que, necessariamente, é preciso fazer a troca do maquinário por tecnologias IoT. Mas ir adaptando seu negócio gradualmente é um passo fundamental.

Um sistema de gestão integrada já é um grande diferencial na hora de obter resultados ainda melhores e ter precisão no gerenciamento dos negócios. Se você ainda não aderiu à ideia, chegou o momento de analisar as grandes mudanças que vêm ocorrendo no mundo industrial e encontrar formas de dar o primeiro passo rumo a essas transformações, garantindo que os processos da sua indústria não se tornem obsoletos.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem