Inovação 15/12/2021

O termo Indústria 4.0 não é novidade para você, certo? O conceito diz respeito à modernização dos processos industriais através da Internet das Coisas e da integração de máquinas, que passam a trocar dados a fim de tornar as operações mais eficientes.

Mas por que estamos falando sobre a quarta revolução industrial em um conteúdo sobre sociedade 5.0?

Segundo especialistas, ambas possuem semelhanças entre si. Embora seja um conceito mais abrangente, a sociedade 5.0 prevê uma transformação completa do nosso modo de vida, enquanto humanos, com tanta tecnologia e inteligência à disposição.

Continue a leitura para entender o que é e como funciona o conceito sociedade 5.0.

O que é o conceito de sociedade 5.0?

Assim como as revoluções industriais, que tiveram diferentes fases (1ª, 2ª, 3ª e, agora, a 4ª), a organização dos seres humanos enquanto sociedade também evoluiu.

De caçadores-coletores (sociedade 1.0), passamos pela revolução agrícola (sociedade 2.0), enfrentamos as revoluções industriais (sociedade 3.0) e estamos vivendo a era da informação (sociedade 4.0).

Agora, vamos caminhar para um novo modo de vida: a sociedade 5.0 – considerada uma sociedade superinteligente na qual as fronteiras entre o mundo virtual e o físico serão quase inexistentes.

Esse novo modo de vida, com origem no Japão, é totalmente centrado no ser humano. Na sociedade do futuro, o avanço econômico é equilibrado com a resolução de problemas sociais e ambientais.

Para alcançar essa harmonia, que pode soar até mesmo utópica, os humanos serão dispensados da análise de dados. Quem carregará esse fardo serão os sistemas de inteligência artificial (IA), como você verá a seguir.

Como funcionará a Sociedade 5.0?

Segundo os japoneses, na sociedade 5.0, as informações obtidas por sensores, smartphones e outras máquinas no espaço físico ficarão acumuladas no ciberespaço. Todos esses dados serão analisados por IA, e os resultados da análise serão enviados aos humanos de várias formas.

Atualmente, na sociedade da informação, deixamos que dispositivos inteligentes conectem e armazenem dados para que nós mesmos possamos analisá-los.

Em um futuro próximo, é previsto que pessoas, coisas e sistemas estarão todos conectados no ciberespaço, e os resultados obtidos pela IA serão reenviados ao espaço físico.

Esse processo promete agregar um novo valor à indústria e à sociedade de maneira que antes não era possível, uma vez que, a IA se tornou inteligente o suficiente para extrair o significado de dados.

A disponibilidade tão ampla de informações, além de uma IA cada vez mais poderosa, leva a novas formas de processos, interações tecnológicas e sociais.

Leia também: 6 profissões do futuro para a área de tecnologia

Quais são os principais objetivos da Sociedade 5.0?

Para o governo japonês, o novo valor criado por meio da inovação eliminará as lacunas regionais, de idade, de gênero e de idioma e permitirá o fornecimento de produtos e serviços perfeitamente ajustados às diversas necessidades individuais e às diferentes áreas.

A exemplo disso, serão consideradas as áreas de mobilidade, saúde, agricultura, alimentação, manufatura, prevenção de desastres e abastecimento de energia.

Listamos, abaixo, alguns dos problemas que o Japão prevê que as soluções da sociedade 5.0 serão capazes de solucionar.

  • Problema: envelhecimento da população.

Solução: unificação das informações de saúde dos cidadãos em uma só plataforma e compartilhamento desses dados com os profissionais da saúde de diferentes áreas; atendimento médico remoto e uso de IA e robôs para cuidados de enfermagem e apoio à independência dos pacientes.

  • Problema: declínio da população em áreas rurais.

Solução: veículos autônomos para o transporte dessas pessoas, facilitando seu acesso a hospitais e comércios; drones para entrega de produtos.

  • Problema: manutenção da infraestrutura de serviços públicos.

Solução: sensores, IA e robôs serão usados para inspecionar e detectar lugares que precisam de manutenção, como estradas, pontes, túneis e estações de tratamento.

Porém, antes de abraçar essas novas transformações, é preciso trabalhar muito, inclusive em torno de questões jurídicas. Veja abaixo os principais desafios que o conceito de sociedade 5.0 pode enfrentar para ser implantado:

  • União de governo e empresas privadas na formulação de estratégias nacionais para uma nova sociedade.
  • Reformas regulatórias com relação ao gerenciamento de dados e coleta de informações.
  • Investimento em tecnologia e IA para explorar todo o potencial do conceito.
  • Alfabetização em tecnologia e desenvolvimento de habilidades digitais avançadas da população.
  • Consenso social sobre as implicações sociais e até mesmo questões éticas da relação homem e máquina.

Leia também: 3 práticas que podemos aprender com as empresas do Vale do Silício

Para o governo japonês, que se mostra empenhado em desenvolver essa nova sociedade com investimentos bilionários em IA e outras tecnologias, a sociedade 5.0 representa a melhoria da produtividade e a criação de novos mercados – um futuro que começa a se tornar possível.

Você é apaixonado por tecnologia e dados? Continue navegando pelos conteúdos do nosso blog.

Já segue a Consistem no Instagram? Visite o nosso perfil e acompanhe as novidades.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem