Gestão, Tecnologia 08/09/2021

Com o avanço da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas (IoT) dentro das fábricas, as profissões ligadas à tecnologia da informação estão em franca valorização, expandido a quantidade de vagas disponíveis no mercado e a demanda por especialistas no setor.

Chamadas de profissões do futuro, essas ocupações envolvem desde o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial até a análise de dados.

Quais serão as principais profissões do futuro

Com base em pesquisas do mercado profissional e sites especializados em recursos humanos, selecionamos 6 profissões da área de tecnologia que estão em alta e devem continuar sendo exigidas no mercado da tecnologia.

Veja, na sequência, quais são elas.

  1. Engenheiro de Inteligência Artificial

Empresas que trabalham com soluções de Inteligência Artificial estão com recrutamento a todo o vapor.

O profissional dessa área é responsável por desenvolver, testar e aplicar projetos e sistemas avançados baseados em softwares inteligentes, e a especialização na área é uma das mais valorizadas.

  1. Cientista de dados

A gestão de empresas e indústrias vem cada vez mais acompanhada de análise profunda de dados.

Um cientista de dados faz o trabalho de coleta e processamento de dados para depois realizar análises que identifiquem problemas, gerando insights e direcionando a tomada de decisões da administração.

Leia também: Saiba o que são soft skills e como desenvolvê-las

  1. Analista de Business Intelligence (BI)

Logo após os cientistas de dados, outra profissão em que o mar está para peixe são os especialistas em Business Intelligence (BI).

Os profissionais dessa área precisam se especializar a fundo em tecnologia de base de dados, com análises de dados de natureza mais técnica e ferramentas de relatórios.

Além dessa expertise, se você deseja ser um analista de BI, precisa desenvolver sua capacidade de comunicação.

  1. Desenvolvedor WEB (front end)

A construção de páginas na internet é feita por meio da combinação de linguagens como HTML, CSS e JavaScript.

A carreira de desenvolvedor WEB é uma das mais buscadas, principalmente de especialistas na linguagem Java, segundo a plataforma de recrutamento Revelo.

Um programador deve saber montar, depurar, testar e corrigir os programas que dão vida aos sites.

  1. Especialista em cloud computing (computação em nuvem)

O serviço de cloud computing surgiu como uma alternativa para pequenas e médias empresas que não querem ou não têm condições de investir em um espaço físico próprio para armazenar seus dados ou programas.

Um especialista dessa área configura sistemas em nuvem e atua nas prestadoras de serviços remotos, verifica a evolução da infraestrutura e a otimização desses recursos.

Leia também: Cloud Computing: o que é, quais são as vantagens e para que serve

  1. Analista de sistemas

A função de analista de sistemas não é apenas uma das profissões do futuro, mas do presente também.

Com bastante procura, um profissional analista de sistemas deve atuar na área de Tecnologia de Informação executando soluções específicas em sistemas informatizados, administrando o fluxo de informações das empresas.

Fique ligado! Algumas dessas carreiras estão disponíveis no #consisteam, o time de colaboradores da Consistem.

Acesse a área Trabalhe Conosco em nosso site, confira quais oportunidades estão abertas e cadastre seu currículo. Já segue a gente no Instagram? Por lá, compartilhamos as novas vagas para que você saiba em primeira mão.

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem