Imagem de uma pessoa soldando uma peça em uma metalúrgica
Inovação 01/07/2023

De três anos para cá, os temas relacionados à agenda ESG (Enviromental, Social and Governance ou Meio Ambiente, Social e Governança) ganharam maior importância no mundo dos negócios. De olho nessa tendência, os empreendedores brasileiros estão percebendo como a inovação torna o setor metalmecânico mais sustentável.

Investidores começaram a prestar mais atenção nas empresas consideradas socialmente responsáveis e, com isso, estes negócios começaram a ser mais valorizados no mercado. Nesse sentido, a adoção de uma cultura voltada à sustentabilidade, que promove iniciativas ambientais, sociais e de governança, está trazendo às organizações benefícios que vão além da preservação do meio ambiente.

Sim, é possível uma empresa fazer a sua parte pelo futuro do planeta e, ao mesmo tempo, ser competitiva. Mas, para isso, ela precisa tornar seus processos mais sustentáveis. E esse caminho passa, invariavelmente, pelo investimento em inovação.

É aí que o Consistem ERP entra na história. Além de contar com funcionalidades que otimizam processos e tornam a indústria mais competitiva, o software também ajuda a evitar o desperdício de recursos naturais utilizados no processo produtivo, como a energia elétrica.

Continue lendo esse post e confira como a inovação torna o setor metalmecânico mais sustentável. Descubra, também, como o Consistem ERP pode ajudar a sua empresa a atender às práticas de ESG, tendência que promete continuar em alta em 2024 e nos próximos anos

Evite o desperdício de energia elétrica

O Consistem ERP permite analisar e coletar informações históricas das vendas e dados do nível de estoque para formar previsões de demanda mais precisas. Com isto, é possível reduzir estoques com matéria-prima e produtos acabados. Esse fator possibilita diminuir o espaço físico dos armazéns que, muitas vezes, consomem energia elétrica com iluminação, refrigeração, limpeza, entre outros serviços.

Um bom planejamento operacional também permite equilibrar as cargas de máquinas dentro da capacidade ideal, garantindo um melhor rendimento operacional.

Minimize a perda de matéria-prima

A solução ajuda a monitorar e a gerenciar o controle de qualidade em todas as etapas dos processos. Com isso, o Consistem ERP ajuda a reduzir falhas e defeitos que causam retrabalho e, consequentemente, o desperdício de matérias-primas e de outros recursos. Permite, ainda, fazer o gerenciamento da geração de subprodutos oriundos do processo produtivo, que poderão ser reutilizados.

Isso é possível porque todos os dados de inspeção, testes e auditorias são registrados e podem ser analisados para identificar padrões e produtos fora das especificações. Isso sim é ser precavido!

Diminua a poluição do ar

Outra funcionalidade que o Consistem ERP oferece para reduzir os impactos no meio ambiente é a roteirização de cargas, que realiza o planejamento automático da melhor rota da carga montada.

Além da empresa ganhar tempo fazendo o melhor itinerário, essa solução também diminui o desperdício de combustível e, consequentemente, a liberação de gases poluentes na atmosfera.

Reduza o consumo de papel

A utilização de dispositivos mobile, conectados de forma direta ao Consistem ERP, permite realizar diversos processos de negócio sem a necessidade da impressão em papel.

Exemplo disso é a entrada de notas fiscais via XML e PDF e os painéis que permitem ao gestor ter uma visão mais clara e dinâmica do que em um relatório impresso.

Consistem ERP: ideal para tornar o setor metalmecânico mais sustentável

Como você pôde perceber, o Consistem ERP pode ser um grande aliado da indústria metalmecânica. A solução gera inovação, produtividade e colaborando para a preservação ambiental. Nosso software está preparado para atender todas as demandas que o segmento exige, reunindo dados e informações do processo produtivo em um só lugar.

As práticas de ESG estão mais em alta do que nunca. Então, não deixe de aproveitar a oportunidade de tornar a sua empresa mais sustentável e inovadora! Solicite uma demonstração gratuita do nosso ERP agora mesmo e aproveite todos os benefícios que ele oferece.

O meio ambiente e a saúde financeira da sua empresa agradecem!

 



Murilo Cardoso

Engenheiro mecânico, com especialização em Administração de Negócios, possui vivência em engenharia de produto e chão de fábrica. Na Consistem, dedica-se à análise dos processos de Planejamento, Programação e Controle de Produção.


Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem