Inovação 01/08/2023

As restrições causadas pela pandemia estimularam a adoção de novos hábitos de consumo. Novas opções de alimentos e bebidas conquistaram o nosso paladar, gerando novas perspectivas para o setor alimentício em 2024. Exemplo disso é o setor de food service: ele ganhou seu lugar ao sol por causa das regras de distanciamento social, se popularizou entre os restaurantes e deve continuar impulsionando o segmento no próximo ano.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) mostram que a indústria alimentícia está em um cenário “superpositivo”. O segmento ultrapassou, pela primeira vez na história, R$ 1 trilhão em faturamento em 2022 e 2023. Nada mau, não é?

E o melhor: as perspectivas para os próximos anos também são extremamente animadoras. Mas vale lembrar: sem inovação, é praticamente impossível acompanhar as novidades do mercado e se destacar da concorrência.

Continue lendo esse post e descubra 4 perspectivas para o setor alimentício em 2024.

Gestão da segurança alimentar

O compromisso com a gestão da segurança dos alimentos produzidos e o rigor no controle dos riscos à segurança alimentar serão quesitos cada vez mais valorizados pelo mercado de alimentos.

Uma das medidas que indicam o comprometimento da indústria com as boas práticas de fabricação é a norma ISO 22000. Ela especifica os requisitos para qualquer empresa do segmento implantar seu Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (SGSA).

Ao implementar um SGSA, você mostra que respeita os requisitos de segurança alimentar e leva às pessoas alimentos saudáveis e seguros, colaborando para a qualidade de vida.

Economia circular

Nos últimos anos, está em alta o conceito de economia circular, que associa o desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais. Esse novo padrão de consumo pode ser um grande aliado para reduzir desperdícios na cadeia produtiva do setor de alimentos e bebidas.

Por isso, as empresas do ramo não podem deixar de adotar alguns cuidados sustentáveis na rotina produtiva, como:

  • Descartar corretamente os resíduos orgânicos;
  • Preservar produtos, embalagens e materiais descartáveis, aumentando sua vida útil;
  • Eliminar a produção de resíduos, mapeando os processos para identificar as áreas com maior geração de lixo.

Homem branco e usando óculos avalia rótulos de garrafas de suco no supermercado

A nova rotulagem dos alimentos, que destaca gorduras e açúcares, continuará tendo um papel fundamental para o consumidor.  Ela é importante para que todos entendam claramente quais produtos consumirá, especialmente os alimentos processados, que possuem excesso de gorduras, aditivos químicos e açúcares.

A legislação vem ao encontro da tendência mundial pela busca de produtos mais naturais e com menos conservantes. Esse comportamento se popularizou nos últimos anos e mostra que a preocupação com a saúde e o bem-estar continua no radar dos consumidores.

Com isso, muitas indústrias aproveitaram a oportunidade para produzir versões de alimentos com menos calorias ou com adição de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Isso sim é a empresa saber usar a inovação a seu favor!

Dark kitchens

Você já ouviu falar das dark kitchens (cozinha secreta, em português), muito populares em São Paulo? Essas cozinhas que dão suporte para a operação de deliverys tiveram um salto na pandemia, por causa do aumento dos serviços de entrega de comida, e devem continuar crescendo em 2024.

Ao ser incorporado nos hábitos de consumo do brasileiro, o delivery de comida impulsionou não só as dark kitchens, mas também empresas de outros setores, como as de aplicativos e embalagens.  Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), mais de 60% dos brasileiros têm o hábito de pedir comida online e esse público não deve abrir mão dessa facilidade nos próximos anos.

Consistem ERP: tecnologia a favor da indústria de alimentos e bebidas

Como você pôde ver, o mercado é repleto de oportunidades para as empresas que desejam inovar e acompanhar as novidades do mercado.

E para se preparar para os desafios que vem por aí, é essencial ter uma ferramenta que torne a gestão da sua empresa mais inteligente e descomplicada. O Consistem ERP pode ajudar você a alcançar os resultados que deseja!

Solicite agora mesmo uma demonstração com um dos nossos especialistas e conheça todos os recursos do nosso ERP para atender às necessidades do seu negócio.



Murilo Cardoso

Engenheiro mecânico, com especialização em Administração de Negócios, possui vivência em engenharia de produto e chão de fábrica. Na Consistem, dedica-se à análise dos processos de Planejamento, Programação e Controle de Produção.


Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem