Gestão 24/01/2023

Após a pandemia, muitos especialistas do mercado têxtil cravaram que a plena recuperação da moda brasileira aconteceria a partir de 2023. A positividade é resultado da volta dos eventos presenciais e da rotina fora de casa, antes interrompida pelo coronavírus.

Somente em 2023 a produção de peças estimada pelo instituto IEMI alcançará a marca de 5,99 bilhões, ultrapassando a produção de 2019, que chegou a aproximadamente 5,94 bilhões.

Mas, para que as metas previstas se cumpram, é tarefa da indústria têxtil e de confecção brasileira investir em inovação, o ingrediente principal para contornar os desafios do setor.

A seguir, você confere a nossa seleção com 5 perspectivas para o setor têxtil no Brasil. Aproveite a leitura e planeje os próximos passos do seu negócio!

5 perspectivas para o setor têxtil no Brasil

Ao fim do ano de 2022, estimava-se que a produção de roupas no Brasil chegaria a ser 12,6% maior que a produção de 2020, com 5,6 bilhões de peças. Porém, como vimos, em 2019 tivemos uma produção de 5,94 bilhões.

Com a retomada do mercado, apresentamos as 5 perspectivas para o setor têxtil para você se preparar:

1 – Busca pelo bem-estar

Desde a pandemia, a busca pelo bem-estar assumiu o topo das prioridades dos consumidores; as pessoas estão priorizando a qualidade de vida, e ela também passa pela moda.

A dica é explorar soluções tecnológicas sem deixar de lado a sensibilidade. Para a WGSN, um instituto especialista em tendências, os designers e os responsáveis pelo desenvolvimento de produto terão que considerar diretamente as necessidades emocionais nos produtos.

2 – Investimento em automação

A produtividade é fruto de planejamento e automação. Para diminuir os gargalos e produzir seguindo um padrão rígido de qualidade, com menos mão de obra e redução de desperdícios, as empresas têxteis deverão investir em peso na indústria 4.0.

3 – ESG em alta

A sigla ESG define as práticas das empresas em relação ao meio ambiente, responsabilidade social e governança. Ao longo dos últimos anos, vimos cada vez mais negócios atentos a iniciativas sustentáveis, incluindo a indústria da moda.

Importante ressaltar que a tendência ocorre não só por uma questão de demanda dos consumidores ou mercado, mas sim porque o ESG hoje é um indicador bastante valorizado entre investidores.

Ou seja: quanto melhor o seu ESG, mais chances de atrair novas oportunidades e expandir a lucratividade. Nos próximos anos, a sustentabilidade se manterá como palavra-chave.

4 – Impressão em 3D para a indústria da moda 

Já popular em outros setores da indústria, a impressão 3D está ganhando o mundo da moda e deve ser muito explorada em 2023.

A tecnologia promete uma série de inovações, como ajudar a conceber protótipos e elaborar peças de vestuário ou calçados personalizados utilizando uma impressora 3D.

5 – Novas matérias-primas

De olho na sustentabilidade, novas matérias-primas devem ser desenvolvidas para reduzir o impacto ambiental dos atuais materiais utilizados na produção de roupas. Tecidos cultivados de maneira orgânica, como o algodão, devem ser priorizados.

No futuro próximo, as roupas funcionais ancoradas em novas fibras e em novos materiais estarão difundidas no Brasil, incorporando essas novas tecnologias.

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