Tecnologia 24/06/2019

Muitos gestores ainda insistem em utilizar métodos antiquados de controle para todo o negócio. Entretanto, o que eles não sabem é que estão deixando de lado uma grande vantagem competitiva ao não utilizar um sistema de gestão integrado (ERP).

O ERP automatiza processos, reduz custos, integra departamentos (áreas) e informações de diferentes áreas, auxiliando a tomada de decisão. Com isso, as empresas podem elevar o seu nível de produtividade em até 26%, segundo o site Infowester.

Um software integrado pode oferecer diversos benefícios para o seu negócio e, neste conteúdo, mostramos como funciona e quais as principais vantagens para você analisar e compreender a importância de implantar essa solução na sua empresa. Acompanhe!

Leia também: Por que você precisa de um sistema de gestão integrado

O que é um sistema de gestão integrado ERP

Um sistema de gestão integrado (ERP) combina várias funções (por exemplo, RH, TI, compras, faturamento, produção e logística) em uma plataforma de gestão única, abrangente e harmonizada.

Por meio dele, todos os setores funcionam como uma única unidade e trocam informações e dados entre si em tempo real. Esta integração permite a uma empresa agilizar a sua gestão, poupar tempo e aumentar a eficiência, incluindo:

  • Evitar a duplicação de esforços;
  • Otimizar o tempo dos gestores;
  • Tomar decisões mais assertivas.

Como consequência, o sistema de gestão é capaz de promover o aumento da produtividade, principalmente por automatizar tarefas e liberar a mão de obra dos colaboradores para serem aplicadas em outras atividades.

Como um sistema de gestão integrada pode melhorar a produtividade

Confira a seguir os quatro principais benefícios proporcionados pelo Sistema de Gestão Integrada para melhorar a produtividade de uma empresa:

Redução de erros

Entre as muitas vantagens que um ERP pode proporcionar para seu negócio, podemos citar como principal a maior confiança nos dados, ou seja, com sua implantação, os erros tornam-se nulos, pois o próprio sistema tem a função de verificar a confiabilidade das informações em tempo real.

Apoio à tomada de decisão

Um bom sistema de gestão oferece visualizações gráficas das principais informações da empresa. Você poderá analisar a situação do seu negócio com rapidez e eficiência, sem correr o risco de cometer equívocos na hora de tomar decisões.

Garantia das melhores práticas

O armazenamento de todas as informações em um único local promove a rápida detecção de não conformidades e melhorias necessárias (reduzindo custos administrativos e produtivos), evita que os dados se percam durante a realização das tarefas e promove uma fácil visualização das responsabilidades e atribuições de cada setor.

Promove a comunicação

Se os objetivos organizacionais estão estabelecidos e bem alinhados, será mais fácil que todos executem as tarefas de modo a atingir os resultados pretendidos pela empresa.

E é justamente isto que prega o conceito de integração da comunicação: unir setores. Um software de gestão agrupa dados e informações em uma única plataforma, oferecendo melhor acesso aos usuários.

Concluindo, sabemos que ser mais produtivo está diretamente relacionado à capacidade de ser eficiente, ou seja, reduzir o tempo gasto para executar uma tarefa, aumentando a qualidade das mercadorias ofertadas, sem o acréscimo de mão de obra ou aumento dos recursos necessários.

No entanto, torna-se muito mais complicado chegar a um resultado satisfatório sem o uso de ferramentas corretas. Aí é que o papel do sistema integrado se torna fundamental.

Leia também: Como melhorar a rentabilidade da empresa com os recursos do Consistem ERP

Conheça o Consistem ERP

O Consistem ERP é um sistema de gestão completo, flexível, integrado, atualizado com as regulamentações e adequado para diferentes segmentos: têxtil e de confecção, metalmecânico, alimentícios e de bebidas, cerealista, cosmético e farmacêutico, moveleiro, químico e muitos outros.

Conheça nossos diferenciais solicite uma demonstração das funcionalidades e dos módulos que promoverão uma gestão prática e simplificada do seu negócio.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem