Gestão 08/03/2017

Você já parou para avaliar o papel da comunicação dentro das organizações? Se ainda não, deveria! A implementação de uma comunicação interna eficaz, permite a interação e integração de todo o universo corporativo. Por meio de informações claras, é possível acompanhar as principais ações, rotinas de trabalho, e verificar o impacto de cada serviço executado no alcance dos objetivos traçados previamente.

A falta de comunicação entre setores pode gerar insegurança nos colaboradores em relação as suas tarefas. Esse ruído comunicacional afeta a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe. Ou seja, investir na melhoria da comunicação representa maior controle sobre processos, aumento da produtividade, redução de custos e diminuição de erros.

Se você ainda não sabe como tornar a sua comunicação mais efetiva e estratégica, confira no post de hoje três dicas para que seu negócio alcance o sucesso desejado. Confira!

Integre a comunicação

Se os objetivos organizacionais estão estabelecidos e bem alinhados, será mais fácil que todos executem as tarefas de modo a atingir os resultados pretendidos pela empresa. E é justamente isto que prega o conceito de integração da comunicação: unir setores – não de forma física – mas, nas estratégias e objetivos, criando um verdadeiro espírito de trabalho em equipe.

Times integrados diminuem os riscos de conflitos e aumentam a busca por soluções preventivas e assertivas. E como fazer isto de forma prática? Mantendo um ou mais canais que permitam o relacionamento ágil, transparente e que facilite a disseminação de informação interna.

Invista em softwares que melhorem a comunicação

Quando falamos em sistemas de gestão, muitas vezes, pensamos apenas em modelos de suporte ao ambiente de negócios, soluções para o controle do setor financeiro e estoque. Mas existem sistemas que fornecem, de forma rápida e precisa, informações e estatísticas para dar suporte a decisões de negócio e agilidade de processos.

Os ERPs, em termos gerais, são softwares desenvolvidos para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação da comunicação. O armazenamento de todas as informações do negócio em um único local promove a rápida detecção de não conformidades e melhorias necessárias (reduzindo custos administrativos e produtivos), evita que as informações se percam durante a realização das atividades da empresa e promove uma fácil visualização das responsabilidades e atribuições de cada setor.

Use plataformas de gerenciamento de projeto

Já é quase consenso que um dos aspectos mais importantes na execução de projetos que envolvem diversos departamentos da empresa, é a comunicação deficiente. Quando as informações não são uniformes e alinhadas perde-se tempo, recursos e, claro, paciência. Por isso, utilizar plataformas de gerenciamento de projetos ajuda a melhorar a disseminação das informações entre setores.

O uso dessas soluções permite que todos os envolvidos no processo possam ajudar na resolução de problemas e acompanhar a evolução de cada uma das tarefas e o andamento das metas do projeto, além de tornar a tramitação de informação não só mais fluída, como também confiável, permitindo que desvios sejam evitados e que as oportunidades sejam exploradas com maior eficiência. Ferramentas como Trello, Pluga e Google Sheets são ideias para tornar a comunicação da empresa mais dinâmica e compartilhada.

Entender como melhorar a comunicação na sua empresa e aplicar as ferramentas de melhoria não só evitará os prejuízos, mas também deixará o ambiente de trabalho muito mais harmonioso e eficiente. Quer mais dicas para melhorar o dia a dia da sua empresa? Curta nossa página no Facebook! 😉

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem