Gestão 11/04/2022

Na rotina de uma fábrica, é comum ser preciso desmontar um item em produção ou do estoque para aproveitar as suas partes, como também desmontar produtos adquiridos de fornecedores.

Quando a desmontagem desses produtos de origem acontece, é preciso dar entrada dos seus componentes no estoque a fim de que a empresa mantenha o controle sobre a produção e os seus custos, além de organizar a operação dentro da fábrica.

Para essa finalidade, o Consistem ERP criou o módulo Ordem de Desmontagem. Veja, a seguir, como ele funciona e como o recurso colabora para a gestão do planejamento e do controle da produção da sua indústria.

Leia também: Qual é a importância do módulo PCP em um ERP

Módulo Ordem de Desmontagem do Consistem ERP

Com o módulo Ordem de Desmontagem, você integra esta operação ao planejamento e controle da produção (PCP), controlando as etapas e os dados gerados durante o processo de desmonte, além de automatizar a geração da ordem para que a ação seja iniciada.

Com a funcionalidade, é possível ainda incorporar as informações do procedimento com os módulos: Estoque, Qualidade, Custos, Contabilização Integrada e Informações Fiscais, monitorando todas as fases da atividade.

As vantagens do módulo Ordem de Desmontagem

Confira abaixo as possibilidades do recurso Ordem de Desmontagem:

  • Permite gerar engenharias de desmontagem a fim de facilitar e automatizar a Ordem de Desmontagem.
  • Quando integrado com o PCP, permite trazer os dados de insumos da engenharia normal ou explodida para o cadastro da engenharia de desmontagem.
  • O módulo permite ainda apontar o desmonte parcial da quantidade total da ordem.
  • O módulo permite o desmonte tanto dos itens “Fabricados” como dos classificados como “Comprados”.
  • O módulo permite configurar as transações permitidas nos transacionamentos do módulo, garantindo assim a sua contabilização integrada de estoque.

O módulo não permite desmontagem com operações externas conforme legislação pertinente ao Bloco K. O cadastro da engenharia permite bloquear quais componentes podem ser desmontados de uma engenharia/produto, além disso, é possível realizar o cancelamento total ou parcial de uma Ordem de Desmontagem.

Se você ainda não faz uso da Ordem de Desmontagem, aproveite para atualizar o seu sistema. O recurso está disponível para todos os segmentos a partir da versão 6.12 do Consistem ERP.

Acesse mais informações sobre a funcionalidade no Portal do Cliente. Se você ainda não conhece os diferenciais que o nosso sistema ERP pode oferecer ao seu negócio, solicite aqui uma demonstração.

Consistem ERP - Solicite uma demonstração

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem