Trabalhador da indústria faz monitoramento e máquina com o apoio de novas tecnologias
Tecnologia 20/10/2023

Qual é a diferença entre automação e automatização? Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas essas duas palavras não são sinônimos. Elas possuem significados diferentes e têm aplicações distintas dentro do universo da tecnologia.

Para esclarecer esse assunto, vamos detalhar no decorrer desse post a diferença entre automação e automatização. Também iremos explicar como o Consistem ERP pode lhe ajudar nesses processos.

Trabalhadoras da indústria fazem o monitoramento de máquina com o apoio de novas tecnologias

O que é processo de automatização?

A automatização auxilia o trabalho humano em processos que atuam de forma repetitiva, mas depende da intervenção humana para que as atividades sejam realizadas.

Para você entender melhor o que é um processo de automatização, vamos usar como exemplo o próprio Consistem ERP. O nosso software realiza várias ações de forma automática, de acordo com as configurações realizadas, com a entrada de dados e com a análise de cenários, ou seja, ele executa sozinho as ações que foram programadas.

Quer ver um exemplo prático? O módulo Contratos para pagamentos de serviços, disponível na área de negócios Entradas, é um recurso de automatização que descomplica a vida do gestor e evita problemas para a empresa.

Por meio da solução, é possível fazer toda a gestão de contratos de prestação de serviços, desde o controle dos prazos até o gerenciamento de pedidos, sem correr o risco de perder prazos ou de pagar multas por atraso.

Além deste, temos outros exemplos de processos que podem ser automatizados com a ajuda do Consistem ERP:

  • Vendas: da entrada de pedidos à emissão de notas fiscais;
  • Marketing: do envio de e-mails ao acompanhamento de leads;
  • Estoque: do controle de entradas e saídas ao cálculo de reposição;
  • Finanças: do registro de receitas e despesas ao fechamento de caixa.

Como você pode perceber, a automatização é uma ferramenta indispensável para as empresas serem mais eficientes e produtivas, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos serviços.

E o que é automação?

Quando falamos em processo de automação, estamos nos referindo a um mecanismo ou sistema que opera praticamente sem a intervenção humana. Ele está diretamente ligado ao conceito de Indústria 4.0 ou das chamadas “fábricas inteligentes”, integrando diferentes tecnologias para melhorar a gestão e aumentar a produtividade.

Além de executar a tarefa que foi programada, o sistema de automação industrial pode aprender a melhor forma de desempenhá-la, acionar outros sistemas e fazer escolhas sem necessitar de ajuda humana. Ou seja, ele é capaz de analisar o próprio trabalho e tomar decisões sozinho.

Mas de que forma o Consistem ERP funciona com automação? Nosso software é compatível com sistemas que possuem integração com equipamentos da Indústria 4.0, colaborando para a eficiência e a competitividade da empresa.

Veja alguns exemplos de como o Consistem ERP pode atuar em uma fábrica inteligente:

Integração com um sistema MES

Um sistema MES (Manufacturing Execution System, ou Sistema de Execução da Manufatura) é um software que coleta e gerencia dados em tempo real da produção.

Esses dados podem incluir informações sobre a produtividade, a qualidade e o desempenho dos equipamentos, fornecendo uma visão abrangente dos processos de produção e, assim, pode ajudar o gestor operacional a tomar decisões mais assertivas.

Por exemplo: um ERP integrado a um sistema MES pode fornecer informações sobre o tempo de inatividade dos equipamentos. A partir desses dados, é possível identificar, de forma fácil e rápida, se alguma máquina precisa de manutenção ou reparo.

Trabalhadora da indústria faz uso de IoT para coleta e análise de dados

Integração com um sistema IoT

Um sistema IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) é uma rede de dispositivos físicos conectados à internet, que pode coletar e enviar dados sobre sua atividade. O uso dessas informações, por sua vez, podem melhorar a eficiência e a produtividade na área operacional e identificar oportunidades de melhoria.

Quer ver só como esse tipo de integração pode ser útil? Ao se conectar a um sistema IoT, o Consistem ERP pode ajudar a identificar se há algum equipamento consumindo mais energia elétrica do que o necessário, ajudando a evitar o desperdício de recursos e reduzindo custos.

Leia também: Como tornar a indústria metalmecânica mais inteligente

Para não confundir mais

Para você não confundir mais, vamos usar como exemplo um equipamento bastante usado no dia a dia: o ar-condicionado. Confira:

O ar-condicionado convencional é um ótimo exemplo de automatização, pois ele pode trabalhar por horas sem parar e sem perder a função. Porém, ele não consegue tomar nenhuma decisão sozinho, ele muda a velocidade e a intensidade de refrigeração para manter a temperatura que foi programada.

Já o ar-condicionado inteligente é uma referência de automação. Os aparelhos mais modernos conseguem ir além da automatização para manter a temperatura programada. Eles têm um conjunto de sensores para analisar umidade relativa do ar, incidência de luz, consumo de energia, presença de pessoas no ambiente e, a partir daí, decidir qual o modo de funcionamento mais adequado. E mais: ele analisa as rotinas do usuário, aprende os horários e preferências e pode sugerir sozinho cenários de funcionamento. Dessa forma, o aparelho pode se ligar sozinho minutos antes de você chegar em casa para deixar o ambiente climatizado do jeito que lhe agrada.

Resumindo

  • A automatização executa o trabalho sozinha a partir de comandos previamente configurados, não analisa o próprio desempenho e precisa de monitoramento constante.
  • A automação também executa o trabalho sozinha e precisa de monitoramento, mas é capaz de analisar o próprio trabalho em tempo real e tomar ou sugerir decisões.
    Conseguiu entender a diferença entre automação e automatização?

Então, entre em contato com a Consistem e solicite uma demonstração gratuita do Consistem ERP. Nossa solução oferece as funcionalidades mais completas para cada tipo de sistema, tornando a gestão da sua empresa mais inteligente.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem