Funcionária de um escritório utilizando ferramentas digitais da Indústria 4.0
Inovação 02/06/2023

Não há dúvida que gerenciar uma empresa é uma tarefa complexa. É preciso que setores, dados e processos estejam integrados para fazer os projetos fluírem e ajudar na tomada de decisões estratégicas para o futuro do negócio. E diante de um mercado cada vez mais competitivo, investir em inovação é essencial para tornar a indústria metalmecânica mais inteligente em 2024.

Sabendo disso, empresas do setor metal mecânico de todo o país estão apostando na estruturação de “fábricas inteligentes”, uma tendência que promete se manter em alta nos próximos anos. Com processos apoiados na automação, essa evolução conta com um poderoso aliado para atingir, de fato, os resultados desejados: o software de gestão.

Quer entender melhor como um ERP pode ser um aliado da sua empresa metal mecânica? Então, continue lendo esse post e descubra!

Indústria 4.0: como tornar a fábrica mais produtiva?

Antes de você saber por que é importante contar com um software de gestão para tornar a sua empresa metalmecânica mais produtiva, vamos falar de um conceito que está superconectado à ideia fábrica inteligente: a indústria 4.0. Você já deve ter ouvido falar dela, mas vamos relembrar do que se trata para não ficar nenhuma dúvida.

Indústria 4.0 é um conceito que representa a automatização e a automação industrial. Esse contexto integra diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Também chamada de Quarta Revolução Industrial, representa um marco histórico na digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.

Esse modelo de manufatura conta com tecnologias utilizadas no desenvolvimento de máquinas, fábricas, frotas e produtos inteligentes capazes de trocar informações entre si. Dessa forma, esses equipamentos podem realizar processos produtivos com mais autonomia, ajudando a identificar e a resolver os problemas do dia a dia da fábrica de uma maneira rápida e simples.

Algumas dessas tecnologias são:

  • Sensores IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas)
  • Computação em nuvem
  • Big data
  • Realidade aumentada
  • Impressão 3D

Como você pode perceber, investir em inovação não é mais um diferencial, e sim uma necessidade das empresas. Negócios que possuem uma cultura de inovação consolidada conseguem acompanhar o mercado e os concorrentes e melhorar a experiência do consumidor. Assim, tornam-se mais lucrativos e constroem uma trajetória de crescimento e sucesso.

Consistem ERP: tecnologia cloud para uma indústria mais inteligente

Cada vez mais empresas estão apostando nas novas tecnologias para potencializar os resultados e se destacarem dos concorrentes. E não somos nós que estamos dizendo isso, é o próprio mercado. Uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria empresarial Deloitte revela que o investimento das empresas brasileiras em inovação aumentou 24% em três anos, passando de 45% em 2019 para 69% em 2022.

Acompanhando essa evolução, o Consistem ERP está compatível com sistemas que possuem integração com equipamentos da Indústria 4.0. Nosso software foi um dos primeiros do mercado a rodar em cloud, um dos pilares centrais desta quarta revolução industrial que estamos presenciando.

Por meio dessa tecnologia, o Consistem ERP oferece todos os benefícios, recursos e funcionalidades do sistema sem necessidade de servidor físico. Veja algumas facilidades que esse recurso traz para as empresas que estão se adaptando à realidade da indústria 4.0:

  • Alta flexibilidade: acesso e controle das informações a partir de qualquer dispositivo e lugar;
  • Maior agilidade dos processos, por causa das automações implantadas no processo produtivo;
  • Facilidade no compartilhamento de dados: estimula a colaboração entre as equipes e os setores.

Consistem ERP: um software sob medida para o segmento metalmecânico

Viu só como tornar a sua indústria metalmecânica mais inteligente em 2024 com o Consistem ERP? Nosso sistema de gestão empresarial é 100% web, com acesso remoto de qualquer lugar.

Agora que você conhece os benefícios, não perca mais tempo! Solicite uma demonstração gratuita do Consistem ERP para simplificar processos, integrar áreas e reduzir custos na sua empresa!



Murilo Cardoso

Engenheiro mecânico, com especialização em Administração de Negócios, possui vivência em engenharia de produto e chão de fábrica. Na Consistem, dedica-se à análise dos processos de Planejamento, Programação e Controle de Produção.


Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem