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A importância da previsibilidade de vendas para atrair novos investidores

Para uma organização crescer, é essencial investir na previsibilidade de vendas. É preciso antecipar tendências e resultados para tomar melhores decisões em relação à estratégia da companhia.

Neste artigo, vamos mostrar qual a importância da previsibilidade de vendas e como fazê-la de forma que a empresa tenha retorno sobre o investimento, crescendo de maneira contínua e sustentável.

Continue a leitura e confira!

O que é previsibilidade de vendas?

Antes de nos aprofundarmos neste conteúdo, é essencial evidenciar o conceito de previsibilidade em vendas. Em linhas gerais, trata-se de uma métrica que possibilita ao gestor antecipar tendências e resultados. Com informações valiosas em mãos, fica mais fácil tomar decisões acertadas e completamente alinhadas com a estratégia do negócio.

Além disso, é possível calcular de forma mais eficiente a expectativa de crescimento da organização. Ou seja: o gestor terá uma ideia precisa sobre quantas vendas serão realizadas em um período e quais ações devem ser colocadas em prática para atingir esse objetivo.

Por que é importante para a empresa ter previsibilidade de vendas?

São várias as vantagens de contar com uma estratégia na qual é possível prever as vendas da companhia. Dentre elas, podemos destacar:

  • saber se o time conquistará os resultados planejados em um determinado período;
  • ter uma ideia precisa de como será o mês e das ações que vão impulsionar as vendas;
  • entender o comportamento e a produtividade do funcionário, com a definição de pontos de melhoria nas atividades do dia a dia;
  • compreender profundamente a expectativa de crescimento de uma área (ou da organização como um todo);
  • informar à diretoria qual será o resultado do mês e o que está sendo feito para a conquista de resultados mais eficientes;
  • saber para onde os principais esforços devem ser direcionados e, assim, ter mais embasamento para bater as metas.

Como conseguir uma previsibilidade em vendas?

Abaixo, vamos mostrar alguns pontos essenciais para a organização conseguir sua previsibilidade. Acompanhe!

Pergunte aos funcionários

Uma das formas de conseguir a previsibilidade na empresa é perguntando aos funcionários qual a previsão de vendas para um determinado período. É importante que isso seja feito mediante uma boa justificativa, pois é essencial obter dados que ajudarão no estabelecimento de metas.

Nesse contexto, a tomada de decisão se baseará no potencial de entrega da própria equipe. Será imprescindível que a empresa e os profissionais envolvidos se esforcem efetivamente para cumprir os compromissos estabelecidos.

Dessa forma, o gestor conseguirá uma visão mais ampla sobre, por exemplo, os funcionários que demandam mais atenção para bater metas ou as etapas do ciclo de vendas que necessitam de mais foco para o alcance dos resultados desejados.

Utilize a tecnologia a seu favor

Um bom sistema pode ajudar a coletar dados consistentes, de forma a acompanhar o andamento das atividades. É possível juntar informações estratégicas de maneira rápida e montar estatísticas que serão utilizadas na análise dos resultados.

Crie sinergia entre os departamentos da companhia

Integrar as diversas áreas da organização é essencial para identificar possíveis gargalos e, assim, conquistar resultados surpreendentes. É imprescindível que o gestor promova a união dos times, sabendo que todas as áreas são fundamentais para o crescimento do negócio.

Acompanhe os resultados continuamente

Para se ter uma previsibilidade em vendas eficiente, é essencial acompanhar os resultados, tendo clareza sobre os desempenhos individuais e geral. Entenda todas as razões desse cenário, buscando respostas a questões como: “por que o consumidor não quis fechar negócio?” ou “em quanto tempo será realizada uma venda?”

Homem explicando sobre a previsibilidade de vendas

Como a previsibilidade pode atrair investidores?

Ter um empurrão de um investidor pode ser essencial para o sucesso, pois o profissional dessa área terá uma visão bem particular acerca do negócio. Ele estará preocupado com a operação, a escalabilidade e a competitividade da empresa no mercado, por exemplo.

Uma vez que a companhia conta com uma eficiente previsibilidade em vendas, avança na possibilidade de atrair investidores. Como a empresa estará mais organizada, também ficará mais atraente para essas pessoas.

Nesse sentido, será possível fazer uma boa apresentação e, principalmente, expor informações estratégicas sobre a operação, de forma que o investidor em potencial conheça o negócio e tome sua decisão.

Lembre-se de que bons investidores buscam entender qual é a realidade do empreendimento e sua probabilidade de conquistar resultados (ou seja: previsibilidade).

Por que é essencial ter confiança, mas sem esquecer os números?

Para atrair um investidor, é primordial colocar-se no lugar desse profissional. Tenha em mente que, quanto mais confiante o gestor ou empresário for, mais chances ele tem de atrair um investidor. Mas é claro que também não se pode esquecer os números.

Além disso, é primordial destacar que, para atrair investidores, a empresa deve mostrar que pode oferecer retornos efetivamente atrativos. Afinal, é justamente esse o motivo que fará a pessoa aplicar capital em uma determinada organização.

Saiba que encontrar um bom investidor para seu negócio é algo que pode levar tempo. Por isso, é preciso ser persistente para encontrar a pessoa ou o grupo certo, que esteja disposto a investir em negócios como o seu.

No entanto, ser persistente não quer dizer ser teimoso — ou seja: não vale a pena investir em métodos e ideias que não estejam surtindo efeito. Se algo não está dando certo, precisa ser revisto, ao passo que a mudança de rota deve ser realizada. Isso, sem dúvida, colocará a empresa um passo à frente de seus concorrentes.

O que achou da importância da previsibilidade para atrair investidores? Como vimos, antecipar-se às tendências e aos resultados é algo crucial para atrair pessoas dispostas a aplicar recursos em seu negócio, contribuindo para um sucesso contínuo e sustentável.

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