Gestão 19/04/2017

Sim, já se passaram quatro meses desde o início do ano. De janeiro para cá, muita coisa aconteceu na nossa economia. Para alguns, o primeiro trimestre terminou mal, para outros um pouco melhor. E para você, gestor? Como você avalia os resultados obtidos nesse período? Como estão suas práticas de gestão?

Se o balanço para esses últimos meses não foi tão positivo, talvez seja hora de rever a sua maneira de administrar. Com o mercado em constante mudança, é necessário se atualizar diariamente e conhecer as novas formas de gerir uma empresa. Isto ajudará, não somente nos resultados, mas no relacionamento com a equipe e na tomada de decisões.

No post de hoje, você poderá se informar e ficar por dentro das quatro práticas de gestão que são tendência em 2017. Confira!

  1. Reformular as práticas de gestão para se adaptar a Geração Z

Você já aprendeu a lidar com os jovens da geração Y, agora chegou a hora de preparar o terreno para a geração Z, formada por nascidos a partir da metade da década de 90 até ao ano de 2010.

Viver online o tempo todo, não aceitar hierarquias e exigir horários flexíveis são algumas das características dessa geração, que começa a ingressar no mercado de trabalho e se torna um desafio. Segundo o site de empregos Catho, caberá ao gestor entender esse novo profissional.

Para atender as expectativas desses jovens, será necessária a criação de novos modelos de liderança e estratégias de motivação, que sempre passarão pelo uso da tecnologia. Uma das tendências é de que os gestores passem até a trabalhar com equipes temporariamente, apenas para a realização de projetos pontuais.

  1. Implementar softwares eficientes de Gestão

No mundo acelerado das indústrias, não é mais admissível utilizar planilhas de Excel e afins como recurso documental. E por mais que algumas empresas mais tradicionais ainda resistam em ter o controle das suas finanças e atividades em ferramentas integradas, os softwares de gestão seguirão crescendo, e quem não fizer uso deles ficará para trás.

Ter a informação à mão, em uma única plataforma, agiliza processos e permite uma gestão efetiva do negócio em tempo real, para que oportunidades não sejam perdidas. Quem adota esse modelo de solução consegue se dedicar melhor as atividades estratégicas, evitando perder muito tempo com a burocracia de gestão.

  1. Investir em treinamentos corporativos na modalidade virtual

Manter os profissionais atualizados é essencial para garantir os níveis de qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Entretanto, nem sempre é viável pagar deslocamentos para cursos ou oferecer a vasta gama de certificações exigidas pelo mercado a todos os funcionários, ou seja, levar as pessoas ao conhecimento já não é mais uma ação efetiva. Ao contrário, trazer o conhecimento até elas, sim.

Por isso, os cursos EAD ganham força em 2017. As pessoas querem ter acesso ao aprendizado online e isso revoluciona a maneira como as empresas organizam seus treinamentos. O treinamento no próprio ambiente de trabalho gera uma redução de custos e aumento das competências de cada colaborador.

  1. Incentivar a inovação colaborativa

Você sabe por que as empresas do Vale do Silício são bem sucedidas? A resposta é simples: porque elas destinam um tempo aos projetos inovadores desenvolvidos em conjunto. Apesar de esse estilo de gestão já estar bem difundido ao redor do mundo, muitas empresas do país apresentam dificuldades para descobrir como inovar nas suas áreas e implementar as mudanças e melhorias necessárias para se destacarem no mercado.

No Vale, os executivos, na sua maioria, estão abertos a diálogos para construírem novas ideias. Essa troca é um diferencial e tanto, pois ajuda a moldar conceitos melhores, com mais chance de dar certo. Assim como eles, permita que os funcionários ajudem a definir o futuro da sua organização.

Fique atento, gestor, a essas tendências e torne sua administração mais efetiva e moderna. Para mais dicas, acesse a página da Consistem.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem