Tecnologia 26/04/2017

Sistema ERP é uma abreviação de Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais.

Mas o que isso significa? Bem, basicamente o ERP é um software que ajuda empresas a gerenciarem e integrarem todas as suas operações, desde vendas e compras até produção e logística.

Quer saber mais sobre isso? Então venha comigo e descubra agora o que é um sistema ERP, o que ele pode fazer pela sua empresa e quais são as 10 principais vantagens de implementar um em seu negócio.

O que é um sistema ERP?

Um sistema ERP é um tipo de software de gestão empresarial que integra e automatiza as tarefas de diversos setores do negócio, como finanças, recursos humanos, compras, vendas, estoque, produção e logística.

Sem um sistema ERP, uma empresa fica refém de processos fragmentados e desorganizados e dependente de planilhas e outras ferramentas manuais que resultam em erros de comunicação, desperdício de recursos e de mão de obra, bem como ineficiência operacional.

Com o ERP, como é que fica? É isso que você descobrirá a seguir.

O que faz um sistema ERP?

Para que o ERP integre as diferentes áreas da empresa, ele é dividido em módulos que contempla os processos administrativos, logísticos e fabris. No Consistem ERP, os módulos disponíveis são:

  • Gestão de Estoque
  • Gestão de Compras
  • Recursos Humanos
  • Controladoria e Custos
  • Gestão Administrativa
  • Terceirização
  • Planejamento
  • Comercial
  • Qualidade
  • Manutenção Industrial
  • Faturamento
  • Logística
  • Desenvolvimento de Produto
  • Dados Gerais

Porém, cada segmento industrial tem suas próprias necessidades, então é usual que os desenvolvedores de sistemas ERP forneçam módulos personalizados de acordo com cada mercado, como os setores de Alimentos, Têxtil, Metalmecânico, entre outros.

Para exemplificar o funcionamento do ERP, quando um pedido é cadastrado no módulo de Vendas, a informação fica acessível ao módulo de Compras (responsável por adquirir a matéria-prima), ao módulo de Produção (que deverá iniciar a fabricação dos itens vendidos) e assim por diante.

Tudo isso, de maneira automatizada e integrada, sem necessidade de os setores conversarem entre si. Além de facilitar e automatizar as atividades, ele melhora a eficiência e a precisão do fluxo de informações, já que reduz o tempo necessário para processar transações.

O objetivo do ERP é fornecer uma visão completa e em tempo real das operações, permitindo que os gestores tomem decisões mais assertivas e estratégicas.

Com essas funcionalidades, um sistema ERP pode ajudar a sua empresa a aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e melhorar a experiência dos seus clientes.

Como funciona um ERP?

O ERP é dividido em três camadas básicas, ele é semelhante a outros tipos de sistemas computacionais de gestão e pode ser operado em nuvem ou in loco.

Entretanto, a grande vantagem do ERP é a sua possibilidade de integração na qual você tem uma única solução que atende diferentes áreas ao invés de vários softwares diferentes.

A interação junto aos usuários na operação diária se dá por meio de uma camada de apresentação. Falamos aqui da interface programada para reconhecer a necessidade e o nível de acesso do usuário e oferecer opções de interações.

Essa camada recebe informações (inputs) e pode tanto retornar uma tela de relatórios (outputs) como enviar os dados inseridos para o banco de dados.

A camada de processamento lógico é a que faz a ponte entre a de apresentação e a de armazenamento, além de integrar todos os módulos do sistema.

Esse processamento lógico recebe as informações e, de acordo com a programação, envia os dados a serem apresentados ao usuário (relatórios) ou se encarrega de repassar as informações a serem armazenadas.

Se forem armazenadas, esta terceira camada salva tudo no banco de dados para que seja possível efetuar consultas futuras pelos usuários por meio da camada de apresentação, ou mesmo da exportação de relatórios em outros formatos — como planilhas, por exemplo.

Quais são as vantagens de usar um ERP?

É possível listar uma série de vantagens na utilização de ERPs. Confira a seguir as 10 principais a serem destacadas.

1. Integração de dados

Um sistema ERP integra todos os processos de negócios em uma única plataforma, o que permite o fluxo de informações e dados de um setor para outro de modo automatizado

2. Tomada de decisões baseada em dados

Armazena e gerencia dados de diferentes áreas de negócios, permite que os gestores tomem decisões baseadas em informações precisas e em tempo real.

3. Redução de custos

Um sistema ERP pode ajudar a reduzir os custos devido à sua capacidade de automatizar processos de negócios e eliminar a necessidade de tarefas manuais e retrabalho.

4. Aumento da eficiência operacional

Com a automatização de processos de negócios e a redução da dependência de processos manuais, a eficiência operacional e a redução do tempo de entrega são amplificadas.

5. Melhor controle de estoque

O ERP pode atuar como um recurso centralizado para rastreamento de estoque, análise de dados e estratégia logística.

Com ele, é possível gerenciar e monitorar os níveis de estoque em tempo real, reduzindo a possibilidade de falta de produtos e, consequentemente, de perda de vendas.

6. Melhor controle de finanças

Com um ERP, é possível gerenciar e monitorar as finanças de uma empresa em tempo real, permitindo que os gestores tomem melhores decisões sobre investimentos e despesas.

7. Adaptação à Indústria 4.0

Este sistema auxilia a indústria a se adaptar à Indústria 4.0, permitindo a integração de tecnologias como a IoT, a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada para melhorar a eficiência operacional.

8. Aumento da competitividade

Com a capacidade de reduzir custos, melhorar a eficiência operacional e oferecer um melhor atendimento ao cliente, um sistema ERP pode ajudar uma empresa a aumentar a sua competitividade no mercado.

Em resumo, a adoção de um sistema ERP pode trazer uma série de benefícios para a empresa ajudando-a a se tornar mais eficiente, produtiva e competitiva.

Agora que você chegou até aqui, que tal conhecer uma das melhores soluções de gestão disponível para as empresas brasileiras?

Conheça o Consistem ERP

O Consistem ERP é um software de gestão empresarial que ajuda as empresas a gerenciarem e automatizarem processos internos em todas as áreas, incluindo finanças, contabilidade, vendas, compras, estoque, produção, recursos humanos e muito mais.

Ele oferece uma plataforma desenvolvida para atender às necessidades específicas de cada negócio. É modular, o que significa que os usuários podem escolher os módulos que desejam implementar, baseados no segmento da empresa.

Para ver os recursos e as funcionalidades que o sistema oferece para o seu negócio, solicite uma demonstração gratuita.



Nilo Meinchein

Diretor Comercial da Consistem


Deixe seu comentário

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem