Considerando o alto índice de concorrência enfrentado pelas empresas atuais, ter um diferencial competitivo é fundamental para garantir a sobrevivência e o crescimento do negócio no mercado.
Sendo assim, podemos afirmar que manter um relacionamento comercial baseado na transparência com o consumidor pode ser uma das melhores estratégias para que a organização se destaque de seus concorrentes.
Neste conteúdo, mostraremos como a transparência pode ser considerada um diferencial competitivo para o seu empreendimento. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do artigo de hoje!
O que é diferencial competitivo?
Como o próprio termo já deixa claro, diferencial competitivo é um conjunto de aspectos que permite que uma empresa se destaque de seus concorrentes, agregando valor ao negócio e realçando os motivos para que o público-alvo consuma a marca em questão.
Em outras palavras, o diferencial competitivo é a razão pela qual os consumidores decidem que a oferta de determinada empresa é melhor do que a da concorrência, seja em termos de qualidade dos produtos ou serviços prestados, seja em termos de atendimento e relacionamento com o cliente – falaremos mais sobre isso adiante.
Quais características um bom diferencial competitivo deve ter?
Um diferencial competitivo não se limita a uma única característica, pois deve ser encarado como um conceito amplo que tem a finalidade de aumentar a percepção de valor do cliente em relação à determinada marca.
Dado o contexto, algumas das características que o diferencial competitivo deve ter são:
- Difícil de ser copiado: como consta no termo, “diferencial” é a palavra-chave e é importante que a concorrência não consiga imitá-lo com facilidade;
- Exclusividade: só pode ser considerado um diferencial competitivo um produto, serviço, recurso ou característica que apenas a sua marca ofereça ao mercado;
- Sustentabilidade: se o que diferencia a sua marca das demais não pode ser mantido ao longo do tempo, então trata-se de um diferencial temporário e não competitivo;
- Superioridade: para liderar o mercado, é preciso oferecer ao público-alvo muito mais do que os concorrentes, principalmente em aspectos como qualidade dos produtos, serviços e relacionamento com o cliente.
Por que a transparência pode ser considerada um diferencial competitivo?
O consumidor da era digital é cada vez mais exigente em relação às marcas que consome. Além disso, ele prioriza empresas que saibam se relacionar com os usuários nas redes sociais e canais de comunicação do negócio, gerando engajamento e atendendo às necessidades de seus clientes.
Transparência agrega valor competitivo, diferencia a empresa das demais e mostra coerência ao consumidor. Ou seja, ser transparente é evidenciar os motivos pelos quais vale a pena comprar de sua marca.
O que queremos dizer é que, hoje em dia, não há mais espaço no mercado para empresas que não deixam as suas informações acessíveis ao público, pois a percepção de valor mudou, assim como o comportamento de consumo muda constantemente.
Como colocar em prática uma gestão transparente?
Agora que você já entende qual é a ligação entre transparência e diferencial competitivo, é muito importante que saiba como gerenciar o seu negócio, baseando-se nesse conceito. A seguir, daremos algumas dicas úteis:
Priorize a comunicação com o público
Foi-se o tempo em que a mídia ditava as regras do mercado e o comportamento de consumo. Hoje em dia, graças ao fácil acesso à internet e à popularização dos dispositivos móveis, as empresas precisam tomar cada vez mais cuidado com a forma como se expressam publicamente.
Além disso, o formato de comunicação deve atender ao perfil do público-alvo da marca para que a mensagem seja compreendida com clareza e precisão. Para isso, existem diversos tipos de conteúdo que podem ser utilizados para se comunicar com seus clientes, como:
- Newsletters;
- E-mails institucionais;
- Vídeos;
- Blog posts;
- Social posts;
- Entre outros.
Elimine a burocracia
O consumidor 4.0, como também é conhecido, é imediatista e muito exigente, pois sabe que com seu smartphone à mão pode comprar de qualquer empresa do mundo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Em outras palavras, ele sabe que detém o poder sobre as suas escolhas de consumo, independentemente das informações que as marcas disponibilizem.
Isso significa que, quanto menor a burocracia, maiores são as chances de fidelizar esse tipo de cliente. Portanto, elimine todo e qualquer processo burocrático envolvido nas etapas de compra com a sua empresa. Verifique se o site do negócio é funcional e conta com uma interface intuitiva, para que os usuários não tenham dificuldade na hora de encontrar as informações que buscam.
Certifique-se também de que os dados para contato estão visíveis, pois uma das principais características da transparência é mostrar que a empresa está disponível para sanar dúvidas e ajudar os seus clientes sempre que for necessário.
Proporcione um sistema de avaliações
Um dos aspectos mais marcantes no comportamento de consumo atual é que as pessoas estão cada vez mais cuidadosas em relação às empresas em que pretendem comprar.
Os sistemas de avaliações foram criados para que as informações de satisfação do cliente sobre sua compra com a marca fiquem disponíveis, servindo como parâmetro para que outros consumidores tirem as suas próprias conclusões. Afinal, uma empresa que age de forma transparente nada tem a esconder de seu público-alvo, concorda?
Sendo assim, disponibilizar as avaliações de clientes antigos em suas redes sociais, ou no site da empresa, é um grande diferencial competitivo, pois além de mostrar transparência, evidencia a qualidade dos serviços/produtos e atendimento oferecido.
Como você pôde conferir neste conteúdo, toda empresa que pretende se sustentar no mercado atual precisa ter um diferencial competitivo, sendo a transparência uma das melhores estratégias para se destacar diante da perspectiva do consumidor moderno.
Além disso, você também conferiu algumas das melhores práticas sobre como implementar uma gestão transparente, deixando explícito tudo o que os clientes precisam saber sobre a sua marca.
Você ainda tem alguma dúvida sobre como a transparência da empresa pode ser considerada um diferencial competitivo? Tem alguma experiência sobre o assunto que deseja compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário!