Gestão 02/02/2023

Considerada uma indústria muito dinâmica, a indústria de alimentos e bebidas mantém, para 2023, as perspectivas positivas que a acompanham nos últimos anos.

Desde a pandemia, o segmento foi um dos que mais passou por transformações como a aceleração da implantação da automação produtiva para garantir processos mais higiênicos, o aumento do delivery no varejo e a procura por alimentos mais saudáveis.

Para este ano, o que irá impactar as demandas dos consumidores nesse setor? Confira quais serão as principais perspectivas para a indústria de alimentos e bebidas em 2023.

5 Perspectivas para a indústria de alimentos e bebidas em 2023

Para se manter competitivo no mercado, é muito importante ficar atento às tendências que darão o tom e influenciarão o mercado no decorrer do ano. Por isso, separamos aqui as 5 principais perspectivas e tendências para 2023. Confira!

1 – Custos mais altos para produzir

Seja devido à escassez de matéria-prima ou à inflação, os fabricantes de alimentos e bebidas estão tendo que lidar com custos operacionais mais altos, o que impacta diretamente o preço dos produtos para os consumidores.

Para driblar a alta e continuar oferecendo produtos economicamente atrativos sem perder a lucratividade, os gestores terão que, entre outras ações, enxugar os processos e diminuir desperdícios – principal vantagem da nossa próxima tendência: a automação industrial.

2 – Avanço da automação industrial

As tecnologias de automação industrial, Internet das Coisas e inteligência artificial, premissas do conceito industrial 4.0, continuarão avançando tanto nas grandes indústrias como nas pequenas fábricas.

A ampliação do alcance da rede 5G no país irá acelerar essas transformações no chão fabril, permitindo um nível de precisão na comunicação entre máquinas, sensores e pessoas ainda não visto.

Essas novas tecnologias irão garantir que o principal tripé do segmento se mantenha firme: a qualidade nos processos de fabricação, a produtividade e a segurança alimentar.

3 – Procura por alimentos mais saudáveis

Desde a pandemia, ficou mais evidente a mudança nas preferências dos consumidores em relação à sua alimentação.

O apoio aos produtores locais, à qualidade e à segurança dos alimentos foram algumas das tendências que devem se manter na indústria de alimentos e bebidas em 2023.

As escolhas saudáveis que envolvem desde alimentos mais nutritivos até dietas à base de plantas continuarão sendo adotadas por um número cada vez maior de pessoas.

Os consumidores também estão em busca de produtos que estimulem a melhora da saúde física e mental por meio de ingredientes funcionais.

4 – Sustentabilidade em todas as etapas

A sustentabilidade segue como forte tendência para 2023. Embora não seja um conceito novo, ela continua ganhando força à medida que aumenta a demanda dos consumidores por marcas mais ecológicas e responsáveis.

O principal fator motivador para a adoção de práticas mais sustentáveis ​​são justamente as demandas dos clientes, porém, para os fabricantes, a sustentabilidade significa processos mais enxutos e redução de desperdícios. Todo mundo ganha!

5 – Uso de dados

É tendência: gestores de todos os segmentos estão utilizando cada vez mais estatísticas e métricas para obter insights. No cenário atual – e nos anos vindouros –, os dados se tornam valiosos e considerados essenciais para que se reconheça oportunidades de crescimento.

Para captar e analisar os dados dos processos, é indispensável dispor de um software de gestão inteligente que contemple todas as demandas dos processos envolvidos na produção de alimentos e bebidas e gere relatórios completos e em tempo real, otimizando o uso das informações obtidas.

Comprove a eficiência do Consistem ERP para a indústria de alimentos e bebidas

Para se adaptar a todas essas mudanças como indústria e se preparar para os desafios de 2023, é essencial ter uma ferramenta que cuide de todos os processos de gestão, deixando o seu tempo livre para que você possa planejar as estratégias e as ações do seu negócio.

O Consistem ERP é a ferramenta ideal para otimizar e integrar as etapas fabris e administrativas da sua empresa.

É uma solução inteligente, segura e flexível, indicada para simplificar processos, reduzir custos, otimizar o tempo e gerar resultados nas indústrias do segmento de alimentos e bebidas.

Solicite agora mesmo uma demonstração com um dos nossos especialistas e conheça todos os recursos do sistema para atender as necessidades do seu negócio.

 

 

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem