Gestão 30/01/2020

Quem atua no ramo industrial já deve ter escutado sobre as transformações que a Indústria 4.0 vem trazendo para todos os setores da sociedade, inclusive nas linhas de produção das fábricas. Cada vez mais, as empresas precisam se aliar à tecnologia para gerar mais agilidade aos processos e, assim, reduzir custos e ter maior competitividade.

Nesse desafio, um grande passo é conseguir automatizar e integrar as etapas da cadeia logística para ampliar a produtividade. A inserção de robôs e esteiras se torna cada vez mais frequente para garantir maior qualidade e agilidade aos processos.

Se você tem pensado se deve trazer esse tipo de tecnologia para o seu chão de fábrica, é importante conhecer todas as vantagens que o seu negócio pode ter.

Vantagens da automatização

A automatização tem como objetivo facilitar o gerenciamento de pedidos, entregas e desenvolvimento de produtos. Ela contribui para o monitoramento das atividades e a interligação entre as etapas produtivas, criando relatórios de dados que favorecem a identificação de problemas.

Sabe quando o cliente pede uma previsão sobre a entrega? Com a automatização, o gestor terá a informação precisa para passar ao cliente, gerando valor e fidelização. Com um software de gestão, também é possível que a equipe foque as atividades mais estratégicas, pois grande parte do processo operacional será executado com o auxílio da tecnologia.

Como deixar a linha de produção mais ágil

A ascensão da tecnologia permite que as linhas de produção cresçam de forma significativa. Para isso, algumas ferramentas e ações devem ser adotadas para que tudo ocorra de maneira mais eficiente.

Coleta e análise de dados

Os softwares de gestão são ótimos aliados quando você busca precisão na coleta de dados para a tomada de decisões mais assertivas. Além disso, eles servem para trazer mais agilidade aos processos executados.

Equipamentos de qualidade

Para ter qualidade nos processos, as máquinas devem sempre ser atualizadas e atender às demandas da empresa. Se você possui equipamentos obsoletos, além de atrasar os processos com possíveis falhas ou gerar perdas de matéria-prima e tempo, você também pode perder valor perante à concorrência que possui um equipamento atualizado.

A automação e o uso de sensores nas máquinas, por exemplo, permite que elas sejam integradas, garantindo a continuidade e precisão dos processos.

Robôs industriais

Sabe aquelas tarefas repetitivas e exaustivas da indústria? Com a utilização de robôs, seus profissionais podem ter funções mais inteligentes e menos cansativas. Além disso, é uma ótima forma de reduzir os custos da indústria e ampliar a capacidade produtiva.

Agora que você já sabe a importância de investir na automatização das linhas de produção, você pode encontrar as melhores formas de ir implementando gradualmente todas essas tecnologias aos seus processos. Se precisar de um software de gestão sob medida para o seu negócio, entre em contato conosco.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem