Gestão 07/06/2022

O que aconteceria com os dados do seu negócio se uma enchente, por exemplo, inutilizasse os computadores e os servidores da sua empresa? Para muitos gestores, o incidente seria o caos.

Muitas organizações ainda não possuem um planejamento adequado para proteger as suas informações e podem sofrer grandes prejuízos operacionais com a perda desses dados.

Afinal, garantir a proteção da rede pode ser caro, trabalhoso e um processo demorado, exigindo grande esforço da equipe de TI. Porém, a Recuperação de Desastres Como Serviço, da sigla em inglês DRaaS (Disaster Recovery as a Service), é uma a solução.

A seguir, entenda do que se trata esse método preventivo e porque ele é importante para a sua empresa.

O que é o método Recuperação de Desastres Como Serviço (DRaaS)?

Em português, DRaaS é a sigla para Recuperação de Desastres Como Serviço, termo que envolve planejar ações para recuperar ambientes em caso de falhas na infraestrutura de TI. Essas falhas podem ser causadas por:

  • Enchentes.
  • Incêndios.
  • Deslizamentos.
  • Falhas de equipamentos.
  • Falta de energia.
  • Ataques cibernéticos.

O método protetivo utiliza a nuvem para armazenar uma replicação dos dados, sistemas, servidores físicos ou virtuais utilizados na empresa e elimina a exigência de ter uma grande infraestrutura de servidores externos ou data centers para o backup desses dados.

Os benefícios de implantar o DRaaS

O objetivo principal do DRaaS é garantir proteção para os pontos de TI de uma empresa. Por meio da tecnologia de cloud computing, os dados e os sistemas ficam sempre atualizados e disponíveis.

Isso significa que as operações que dependem dessas informações poderão ser mantidas continuamente, sem interrupções, caso alguma coisa aconteça.

Assim, colaboradores podem manter a produtividade, e os clientes podem seguir com as transações que desejam realizar. Os dados que eventualmente forem perdidos poderão ser recuperados com facilidade e velocidade impressionantes, sem deixar o sistema indisponível.

Outra situação que o DRaaS evita: ficar fora do ar, que pode soar algo negativo para os seus clientes e os seus colaboradores. Contar com a estratégia protetiva do DRaaS soma pontos à imagem da sua empresa.

Na prática, obter um plano de Recuperação de Desastres Como Serviço é como fornecer um ambiente de trabalho secundário para o seu negócio.

Como implantar o DRaaS?

Se você está interessado em adotar o DRaaS, deve saber que ele é uma excelente tática para constar no plano de gestão de riscos na área de TI. Ele funciona como um serviço sob demanda, prestado por terceiros.

O processo de contratação envolve a avaliação da quantidade de servidores e do espaço que a empresa irá precisar. Havendo necessidade, é possível ampliar a capacidade de armazenamento.

Acompanhe o nosso Instagram e o nosso blog para mais conteúdos sobre métodos protetivos para a gestão de TI da sua empresa e saiba mais sobre cibersegurança para empresas na era digital baixando gratuitamente nosso novo e-book.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem