Tecnologia 08/03/2022

A quinta geração de conectividade de rede sem fio está chegando ao Brasil e, em breve, deverá transformar a maneira como nos conectamos. Nas cidades norte-americanas onde já está implantada, a 5G proporcionou conexões com até 20 vezes mais velocidade.

A verdade é que todo o potencial da tecnologia 5G ainda é um mistério, e a única certeza é que, a partir de agora, surge uma nova era de transformação digital com velocidade de até 100 gigabits por segundo por dispositivo e latência tão baixa quanto 1 milissegundo.

Além do efeito causado na Internet das Coisas (IoT), alcance, acessibilidade e velocidade de conexão, a rede de internet 5G trará mudanças para a computação em nuvem (cloud computing), o serviço de armazenamento que permite o acesso remoto a dados.

Leia também: O que é cloud computing e quais são as suas vantagens

Mas quais são os impactos da internet 5G na computação em nuvem e por que você precisa conhecê-los? É o que explicaremos a seguir.

Como a rede 5G irá impactar a computação em nuvem?

Independentemente do tamanho do seu negócio, ele provavelmente utiliza serviços de computação em nuvem para operar internamente, para gerenciar uma loja virtual ou ambos.

Com o aumento da velocidade de dados, todos esses serviços em nuvem serão mais rápidos e eficientes. Especialistas do setor de TI ainda divergem quanto aos principais efeitos que a internet 5G trará para a computação em nuvem. Porém, há consenso de que:

  • A menor latência da 5G abrirá espaço para que novos modelos de negócios possam surgir em torno dela, incluindo plataformas de IoT mais elaboradas e até robótica remota.
  • Em um nível mais imediato, os serviços que antes eram dissolvidos para não sobrecarregar as velocidades mais lentas da 4G poderão aplicar todo o seu potencial.

Leia também: 3 perspectivas sobre o futuro dos profissionais de TI

O que vai mudar na computação em nuvem com a 5G

Hoje, a computação em nuvem é utilizada como parte integrante de infraestruturas de TI saudáveis, atuando como uma solução eficaz para a transferência e o compartilhamento de informações entre dispositivos.

Além de fornecer serviços de backup e recuperação para proteger esses dados, na era da 5G, os dispositivos móveis serão capazes de transferir facilmente grandes volumes de dados.

Por exemplo: os serviços de comunicações, os dispositivos e as ferramentas móveis que também dependem da nuvem serão beneficiados com a velocidade, a confiabilidade e a baixa latência aprimoradas do 5G.

Isso significa transferências de informações e de comandos para equipamentos e sensores muito mais rápidas e suaves do que a conectividade 4G de hoje permite.

Leia também: A Internet das Coisas e a indústria 4.0

Outro impacto da internet 5G na computação em nuvem é que, com a melhoria da nova rede, o desenvolvimento de aplicativos e outros softwares poderão explorar novas possibilidades, que atualmente a 4G acaba travando, pois exige programas mais leves.

A partir dos smartphones, o acesso à nuvem será muito mais facilitado, inclusive quando se tratar da comunicação com máquinas da planta fabril. Trabalhadores remotos poderão acessar serviços em nuvem mesmo onde falta conectividade com a Internet.

Concluindo, é fato que a 5G também mudará o papel que a computação em nuvem e as redes desempenham no armazenamento, na movimentação e no acesso de dados à medida que a inovação impulsiona e cria mais aplicativos tecnológicos para a transformação digital dos negócios.

Sem dúvidas, com a rede 5G, abriremos um portal repleto de possibilidades para explorar.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem