Tecnologia 05/04/2022

Embora muitas empresas estejam optando pelo armazenamento em nuvem, algumas organizações ainda utilizam servidores internos para várias funções de TI, como hospedagem de sites, e-mails, sistemas de gestão e armazenamento de dados.

Mesmo sendo de última geração, os servidores internos podem perder a sua eficiência com o tempo, apresentando quedas de conexão e travamentos durante o expediente.

Para ajudar você a aproveitar ao máximo o desempenho desses dispositivos, compartilhamos 7 dicas da nossa equipe de TI para melhorar a performance do servidor. Aproveite!

A importância de otimizar a performance do seu servidor

Para evitar esses problemas que acabam por prejudicar as operações da empresa, é fundamental gerenciar esses dispositivos de maneira contínua a fim de garantir que eles permaneçam em ótimas condições e com um bom desempenho.

O que você ganha ao melhorar a performance do servidor?

  • Otimiza o desempenho da sua equipe, permitindo que ela conclua tarefas complexas mais rapidamente.
  • Permite a identificação de problemas antecipadamente, ou seja, antes que eles saiam do controle e prejudiquem as operações.
  • Diminui os riscos de contratempos e perda de dados e informações essenciais para o negócio.
  • Garante que a sua empresa possa cumprir as normativas de proteção a dados da LGPD.

Como melhorar a performance do servidor

Confira as principais dicas para melhorar a performance do seu servidor:

  1. Monte os servidores em racks

Evite montar os seus servidores perto das estações de trabalho. O ideal é que eles sejam configurados em racks – os racks de servidores ajudam a manter o hardware seguro e organizado, facilitando o gerenciamento e a limpeza.

Eles também limitam a exposição ao desgaste regular no escritório e os acidentes em áreas de tráfego intenso, como riscos de tropeçar, derramamentos e sujeira.

Além disso, dependendo do tipo de servidor, eles podem ficar bem barulhentos quando em operação, atrapalhando os colaboradores.

Outro ponto importante: ao montar o rack, verifique se há espaço suficiente para expandir o hardware conforme a empresa for crescendo.

  1. Organize a fiação ordenadamente

A quantidade de fios do seu servidor pode se tornar um problema caso não esteja organizada. Além da bagunça aparente, a desordem prejudica o desempenho e resulta em tempo perdido caso seja necessária alguma manutenção.

Ao instalar os cabos, identifique cada um deles, rotule-os e agrupe-os em ordem. Cobre do time de TI que faça isso sempre que houver ajustes nessa parte.

Leia também: 7 boas práticas que facilitam o trabalho na gestão de TI

  1. Faça a manutenção do hardware

A manutenção do hardware desempenha um papel fundamental no gerenciamento e na melhoria da performance dos servidores. Faça regularmente o monitoramento de componentes essenciais, como:

CPU (Unidade Central de Processamento): ela é o núcleo dos seus servidores e realiza todos os cálculos para a execução dos programas.

Evite o uso excessivo; se ela operar perto de 100% da sua potência, não será possível realizar tarefas adicionais por conta da lentidão.

RAM (Random Access Memory): é a memória de trabalho do seu servidor e roda mais rápido do que os discos rígidos. Quanto mais RAM você tiver, maior será o desempenho do seu dispositivo.

Monitore de perto o seu uso e adicione mais memória quando estiver perto da sua capacidade total.

Disco rígido: o disco rígido é o armazenamento permanente dos seus servidores. Ele salva os seus dados e programas, mas o seu desempenho pode diminuir com o uso excessivo.

Acompanhe o espaço disponível, exclua arquivos desnecessários, instale novas unidades ou inclua soluções baseadas em nuvem.

  1. Resfrie a área do servidor

Para que o seu servidor tenha um desempenho veloz e a sua durabilidade aumentada, exponha-o a condições ideais de uso. Isso envolve uma sala resfriada, pois o excesso de calor diminui a vida útil do hardware.

Pense também em uma possível queda de eletricidade – o ideal é ter uma solução de resfriamento que funcione com reserva de energia.

Leia também: 7 tecnologias essenciais para empresas que querem crescer em 2022

  1. Atualize o software 

O software usado para o seu servidor também exige manutenção regular.

Realize as atualizações disponíveis com regularidade, excluindo programas e sistemas antigos. Além de funcionarem melhor, as atualizações protegem os servidores de vulnerabilidades e ataques à rede.

  1. Preste atenção especial à segurança

Como falamos acima, os servidores podem ser suscetíveis a ataques cibernéticos; por isso, é essencial manter o seu sistema seguro adotando as seguintes práticas:

  • Instale e atualize o software antivírus.
  • Iniba o tráfego não autorizado com firewalls.
  • Use um software de controle de acesso robusto ou com políticas de senhas sólidas e instrua os seus usuários a alterá-las regularmente.
  • Criptografe redes externas e armazenamento de dados.
  • Analise e implemente medidas de registro de segurança para entender as ameaças potenciais.

Leia também: Como fazer gestão de risco na área de TI

  1. Faça backup de todos os dados armazenados

A nossa última dica, mas não menos importante é: faça o backup dos dados regularmente. A perda de informações pode ser desastrosa e interferir inclusive na reputação da empresa entre os clientes.

Além de fazer backup do software e do hardware do servidor, você também deve ter um backup para a sua fonte de alimentação a fim de evitar perdas de dados durante quedas de energia.

Você pode integrar várias ferramentas para agilizar backups, recuperações e monitoramento de status.

Para melhorar ainda mais a performance do servidor, utilize softwares do mercado que atuam na identificação e no diagnóstico de problemas nos servidores.

Curtiu as dicas? Continue navegando por aqui e acompanhe todas as nossas novidades pelo nosso blog.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem