Erros na indústria alimentícia
Gestão, Tecnologia 22/05/2018

Engana-se quem pensa que os erros na indústria alimentícia são uma exclusividade apenas das pequenas empresas, pelo contrário, as grandes organizações também podem ser afetadas pela falta de atenção e cuidado no que se refere aos seus procedimentos internos.

Aproveite e conheça as cinco falhas mais comuns e o que fazer para evitá-las. Confira!

1. Perdas constantes de produtos

Começaremos por um dos principais problemas: as perdas constantes de produtos. Por se tratarem de mercadorias perecíveis e de fácil destrutibilidade em termos de manuseio e transporte, esse é um erro clássico e que pode causar prejuízos consideráveis.

Embora seja uma abordagem geral, a aplicação da filosofia Lean Manufacturing pode ser de grande ajuda. Aliás, ela é bastante indicada para a indústria alimentícia.

E o porquê disso? A resposta: porque ela visa eliminar o máximo de perda possível, dividindo o desperdício das empresas em sete grupos distintos, trabalhando pontualmente em cada um deles para reduzir os danos.

Os grupos são:

Estoque

Quando o estoque não é bem planejado, pode acontecer o vencimento das datas de validade dos produtos, contribuindo, assim, para o desperdício dos alimentos, condimentos e bebidas, por exemplo.

Nesse caso, isso vale tanto para as matérias-primas quanto para os alimentos acabados.

Transporte

Rotas ou configurações de layout mal planejadas podem atrapalhar no transporte das mercadorias. É preciso estar seguro de que tais aspectos estejam organizados para ser possível diminuir a margem de erro quanto à perda de tempo e matéria-prima durante o transporte.

Esperas

O ciclo de espera entre as operações também é destacado como um dos fatores que podem levar ao desperdício. Isso acontece porque, ao ser prolongado, o tempo do ciclo favorece a perda de material devido aos longos prazos de armazenamento.

Processamentos impróprios

Situações em que os produtos passam por processamentos arriscados e no limite da sua resistência são mais comuns do que se imagina. Diante do risco, é natural que ocorram perdas e prejuízos.

Superprodução

A criação de produtos que não serão consumidos é crucial para as perdas. Na indústria alimentícia, a superprodução leva apenas a um único caminho: o desperdício.

Defeitos

Falhas humanas, de maquinário ou qualquer outro tipo de defeito, muitas vezes, está aqui o motivo para os dispêndios.

2. Controle de estoque ineficiente

controle de estoque ineficiente é outro erro na indústria alimentícia. Acabamos de falar que quando esse processo não é planejado, perdas podem acontecer por causa do vencimento dos produtos.

Entretanto, aqui, estamos nos referindo à falta de mercadorias, seja em relação aos insumos ou aos itens de venda.

O primeiro resultará em problemas na produção, enquanto o segundo nas prateleiras dos distribuidores, supermercados, clientes etc.

Gerenciamento de estoque em uma Indústria Alimentícia

Vale ressaltar, ainda, que a falta de mercadorias pode abalar sua imagem perante a sua clientela. Quem ganha com isso são os seus concorrentes. Por isso, capriche nessa questão, usando a tecnologia a seu favor.

Para sermos mais específicos, invista em um bom software de gestão (ERP), esse é o primeiro passo para garantir um estoque em ordem e capaz de atender às suas necessidades internas e externas.

3. Baixo investimento em tecnologias de produção

Outro ponto que merece ser salientado quando falamos de erros na indústria alimentícia é o baixo investimento em tecnologias de produção. Isso não significa que você deverá movimentar grandes quantias de dinheiro, mas, pelo menos, o mínimo necessário para tornar o seu ambiente produtivo eficiente e adequado às exigências do setor.

Se não fizer isso, sua produção será lenta e ultrapassada quando comparada à da concorrência. Na prática, esse distanciamento o fará perder em qualidade e em competitividade de mercado.

Assim sendo, pesquise a respeito do seu modelo produtivo, participe de feiras, eventos e congressos relacionados ao negócio. Isso é essencial para que você possa obter novas ideias e identificar as tendências.

4. Maquinário despreparado para a demanda

De que adianta ter uma alta demanda se o maquinário não está preparado para atendê-la? Por mais que isso soe como algo que todos já sabem, esse conhecimento nem sempre é posto em ação.

E por mais incrível que pareça, a indústria alimentícia é uma das mais afetadas pelo despreparo do maquinário. Para evitar esse erro, o sistema de ERP, novamente, pode ser uma ótima solução.

Entenda que ao utilizar esse tipo de ferramenta, você poderá gerar relatórios claros e precisos acerca de todas as suas vendas. Isso lhe dará uma melhor ideia no que corresponde às demandas gerais e sazonais, facilitando, desse modo, o planejamento para a compra dos equipamentos.

5. Falta de treinamento dos funcionários

A falta de treinamento dos funcionários também está inclusa entre os erros na indústria alimentícia mais comuns. Aqui, a dica é simples: invista na qualificação dos colaboradores.

Quanto mais preparados eles estiverem, menores serão as chances para as falhas e os equívocos, disso não há a menor dúvida. Nesse contexto, todos estão inclusos, isto é, funcionários da produção, do comercial e da gestão.

Para finalizar, é válido repetirmos que para a maioria dos problemas a solução mais adequada é a tecnologia, incluindo os softwares de gestão. Para os demais, é interessante se aprofundar no negócio para descobrir os possíveis gaps e desencontros com relação às suas operações.

Se gostou de saber mais sobre os erros na indústria alimentícia e deseja ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre gestão e organização corporativa, siga e acompanhe as nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem