Gestão, Tecnologia 20/11/2018

Os relatórios de um ERP servem de base para a tomada de decisão nas empresas. Por meio de informações mais assertivas, é possível reduzir a dificuldade para previsão da demanda, que orienta o setor financeiro e de produção de uma organização.

Para que as empresas mantenham-se competitivas, é necessário criar produtos de alto padrão de qualidade, que atendam à expectativa de clientes cada vez mais exigentes, em busca de experiências personalizadas.

No controle desses sistemas de produção, as organizações precisam determinar as limitações de sua capacidade produtiva e financeira por meio de relatórios de um ERP (Enterprise Resource Planning — software de gestão empresarial).

Neste post, vamos mostrar como um ERP pode gerar relatórios consistentes para melhorar a previsibilidade de finanças e produção da empresa. Confira!

Porque realizar o controle de estoque, produção e finanças na empresa

Dados imprecisos ocasionam o aumento dos estoques armazenados, dos custos de manutenção e movimentação associados ao processo e a sobrecarga das máquinas e equipamentos.

Além disso, quando a oferta por um determinado produto é crescente, o preço do mesmo no mercado tende a cair. Esse fato não propicia resultados positivos para o setor financeiro da empresa.

Quando a aquisição de insumos é limitada, ocorre a interrupção da produção por falta de material, desabastecimento do produto no mercado, diminuição dos índices de satisfação e confiabilidade do cliente com a empresa.

Ela pode perder consideravelmente parte do seu market share para empresas concorrentes e dificilmente poderá se recuperar de prejuízos financeiros pela falta de demanda decorrente de todo esse processo.

Desse modo, as variáveis relacionadas ao planejamento de produção e compras devem ser constantemente atualizadas e estrategicamente definidas para evitar gargalos organizacionais e déficit no fluxo de caixa.

O uso ERP no gerenciamento

Por meio de relatórios de um ERP, é possível monitorar os resultados da empresa, os custos de cada operação, a efetividade delas e, com isso, tomar decisões gerenciais de forma ágil e assertiva.

O fluxo de informação também integra os setores da empresa e as tarefas realizadas por cada agente do processo, melhorando, com isso, a comunicação entre colaboradores e o ambiente organizacional.

  • cadastro de produtos com lançamento de situação tributária, histórico de compra, integração com ferramentas como leitores de código de barras e arquivo XML para entrada de notas fiscais eletrônicas;
  • integração com plataformas bancárias que permitem a leitura de arquivos com extratos e outras transações, contas a pagar e gerador de boletos;
  • fluxo de caixa, balanço patrimonial e demonstrativo de resultado do exercício (DRE);
  • controle de produção, cálculo de tempo de máquina e avaliação de índices de desempenho.

Relatórios de um ERP e a previsibilidade de demanda

Apesar das variações de demanda dificultarem o provisionamento de recursos para alocação no setor produtivo, seu gerenciamento é um dos principais fatores que determinam a manutenção da empresa no mercado.

Isso porque mudanças no planejamento financeiro e estratégico podem ocasionar alterações de preço, qualidade e quantidade ofertadas pela empresa no mercado e, como consequência, seus resultados organizacionais.

Para prever a variação da demanda, definir métodos de produção, determinar onde será instalada a empresa e planejar ações mais eficientes, as empresas buscam, por meio de análise de dados de Big Data, por exemplo, determinar o comportamento do consumidor.

Nesse sentido, o ERP é a ferramenta ideal, que permite adequar os processos às necessidades dos consumidores apuradas em dado momento, além de garantir, com isso, que os insumos estejam disponíveis em tempo hábil e em quantidade suficiente para iniciar a produção.

A oferta e demanda também podem ser influenciadas por fatores como sazonalidade da oferta de insumos, variáveis macroeconômicas, como inflação, por exemplo, problemas na infraestrutura de modais de transporte que impossibilitem a logística de distribuição ou intempéries que dificultem alguma fase da cadeia de suprimentos.

Sistemas ERP diminuem os efeitos dessas variáveis, já que, por meio de um histórico de transações, é possível avaliar a viabilidade das atividades e, ainda, apresentar soluções que propiciam o gerenciamento correto de estoques.

Vantagens em obter relatórios de um ERP

As vantagens em obter relatórios de um ERP passam pelo fornecimento de dados mais assertivos para um planejamento até o consequente aumento de produtividade. A seguir, detalhamos as principais.

Planejamento eficaz

Planejar é considerar a situação presente da empresa em função do futuro. Isso requer uma visão estratégica e focada, além da disponibilidade de informação. Com um sistema ERP, os gestores tem mais tempo para se dedicarem ao core business da empresa e o fluxo de informação é contínuo, o que representa melhoria no processo de avaliação de métricas e a eficácia na execução de projetos.

Assertividade no processo de decisão

Quanto mais dados estatísticos forem coletados e analisados em relatórios de um ERP, mais confiável será o processo de decisão e a identificação de gargalos como falta de produtos e atrasos nas entregas, por exemplo.

Além disso, possibilita a identificação do momento ideal para implementar técnicas de vendas mais agressivas, estratégias de marketing ou outras ações que resultem em variações no consumo, como promoções, por exemplo.

Eficiência produtiva

A eficiência produtiva, caracterizada por lead times menores, ou seja, o tempo entre a necessidade de consumo, todo o processo intermediário da cadeia de suprimentos e a entrega do produto ao cliente, está condicionada ao cálculo das necessidades em função do volume de estoque adquirido.

Além desses benefícios, relatórios de um ERP confirmam a eficácia gerencial e operacional, já que auxiliam na redução de custos, eliminam operações manuais e, com isso, erros e retrabalho, melhoram o tempo de resposta ao mercado e incorporam melhores práticas na rotina da empresa.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse software e sabe as vantagens de obter relatórios de um ERP, que tal assinar nossa newsletter e receber em seu e-mail conteúdo exclusivo que viabilize a melhoria da sua gestão empresarial?

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem