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Entenda por que você precisa de um ERP integrado ao invés de vários sistemas separados

Quando uma empresa utiliza um ERP integrado, a equipe de colaboradores tem mais tempo para focar em atividades estratégicas que trarão bons resultados, já que não precisarão ficar totalmente envolvidos com os procedimentos administrativos, que foram automatizados.

A vantagem global disso é que as horas investidas nessas funções podem se transformar em minutos, visto que a necessidade de logar em vários sistemas deixa de existir e as informações de diferentes setores ficam a um clique de distância.

Mas os benefícios desse sistema não param por aqui. Confira, neste artigo, por que você precisa implantar um ERP integrado na sua empresa!

Por que implementar um ERP integrado na sua empresa?

Gestão unificada

Por meio de um software ERP, é possível administrar todas as áreas da organização, extinguindo informações divergentes e espalhadas em planilhas ou tabelas diversas.

Caso sua empresa tenha filiais ou centros de distribuição, o ERP consegue agrupar dados desses locais, permitindo a visualização dos resultados atingidos. Além disso, o software ainda assegura uma visão realista da sua condição econômica.

O sistema também pode mensurar quanto cada área/setor contribui para o desenvolvimento geral dos negócios, como quanto cada um gerou de receita e quanto gastou.

Diminuição do retrabalho

Ficar enviando e-mails para todos os setores, registrar dados em diversos sistemas e repassar informações são atividades que, além de serem maçantes, consomem muito tempo. Um sistema ERP pode extinguir esses retrabalhos, ou seja, o trabalho que precisa ser refeito por outros setores da organização.

Com seu uso, por exemplo, os dados fornecidos pelos vendedores no ato da solicitação do pedido já seguem diretamente para a área financeira, que os utilizará para emitir os boletos e as notas para os clientes. Além disso, o setor de expedição de pedidos também é comunicado imediatamente, diminuindo o prazo de entrega dos produtos.

Redução de erros

O sistema melhora a visibilidade dos processos internos da empresa e registra o histórico de ocorrências. Essas informações ajudam os usuários a identificar os problemas e a definir soluções. Assim, é possível planejar melhor os recursos necessários para garantir o fluxo das atividades.

No planejamento de estoques, por exemplo, você pode utilizar o histórico de demandas por período e sazonalidades (épocas do ano que a empresa mais vende). Com isso, você evita compras mal planejadas, que podem causar prejuízos em cadeia, devido à estagnação de capital por causa de produtos parados no estoque, armazenamento e conservação.

Visão total dos diversos canais de vendas

Pontos de vendas, e-commerce, vendedores externos e internos são apenas alguns canais que sua marca pode implementar para ofertar seus produtos para os clientes. Porém isso pode trazer alguns problemas, como o de vender itens bem acima daqueles disponíveis em estoque e o fornecedor não conseguir repô-los a tempo.

Empresas que possuem um ERP que integra todos os canais de venda não passam por situações desse tipo, pois assim que uma venda é realizada, o programa já mostra para os demais vendedores ou canais o número de itens disponíveis no estoque.

Além dessa vantagem, o gestor do estoque pode utilizar o sistema para informá-lo sempre que for necessário realizar um novo pedido ao fornecedor (ponto de ruptura), por exemplo.

Gestão estratégica de pessoas

Quantos colaboradores de sua empresa desempenham atividades que podem ser informatizadas? Aliás, quanto tempo cada um gasta com tarefas administrativas que pouco ajudam a melhorar a relação de sua empresa com seu público-alvo?

Ao exercer atividades de pouca importância, sua equipe se sentirá desmotivada. O ERP permite que as pessoas realizem suas funções de forma mais estratégica e se sintam valorizadas, aumentando a satisfação e a produtividade da empresa.

Monitoramento do desempenho

O ERP oferece uma funcionalidade essencial para o sucesso de sua empresa, que são os módulos de monitoramento de KPIs (indicadores de desempenho) que, por sua vez, podem mostrar como está a saúde da empresa em um determinado período.

Indicadores de vendas, marketing, produtividade e gestão de pessoas são os mais utilizados para observar a realidade dos negócios e tomar decisões mais assertivas.

A implantação de um bom ERP aumentará a produtividade geral da empresa, permitindo que você compreenda mais facilmente como é possível melhorar suas operações e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

Por meio de KPIs, você pode acompanhar a performance do ERP. No sistema, algumas métricas essenciais e simples de serem medidas são:

  • orçamento previsto X custo da implementação;
  • tempo previsto X tempo de duração da implementação;
  • aumento da velocidade de execução de rotinas internas;
  • custos de manutenção de inventários;
  • taxa de atendimento de pedidos;
  • tempo entre a criação do pedido e o envio do produto;
  • número de ligações diárias;
  • número de orçamentos gerados;
  • lucros por cliente.

Esses indicadores são fundamentais para que você possa medir os benefícios de um ERP integrado, uma vez que as empresas tendem a gastar uma boa fatia das receitas para o licenciamento e a manutenção desses programas.

Benefícios do ERP integrado

Com já deu para perceber, são várias as vantagens que um ERP integrado pode trazer para a sua empresa. As áreas beneficiadas são diversas, assim como os resultados que podem ser obtidos com a correta utilização dessa ferramenta.

Entre os principais benefícios que você pode esperar ao implementar um ERP integrado na sua empresa, vale destacar:

  • gestão tributária com menos riscos de multas;
  • foco na atividade principal da empresa;
  • redução de mão de obra devido à melhoria dos procedimentos operacionais;
  • redução de custos de transporte, logística e manutenção de veículos;
  • redução de custos de informática;
  • redução de fraudes;
  • maior eficiência no processo de suprimentos;
  • informações obtidas em tempo real, que agilizam e asseguram melhores tomadas de decisões;
  • otimização do tempo dos responsáveis pelos setores, visto que eles não precisam intervir em processos operacionais, o que lhes permite ter mais tempo para a criação de novas estratégias;
  • melhorias em transações comerciais e relacionamentos com clientes;
  • redução do consumo de materiais de escritório, como papéis e tintas;
  • diminuição de espaço físico graças à digitalização de documentos;
  • diminuição de prazos;
  •  aumento de receitas e/ou lucros.

Com as informações abordadas ao longo deste post, esperamos que você tenha se convencido em implantar um ERP integrado na sua empresa. Portanto, não perca tempo e automatize já seus processos para melhorar seu fluxo de trabalho. Afinal, quanto mais simplificadas forem as atividades internas, mais rapidamente sua marca conquistará um lugar de destaque no mercado.

Agora que você já conhece as vantagens que um ERP oferece para as empresas, conte para nós suas experiências operacionais e como pretende proceder caso queira implantá-lo. Para isso, basta comentar!