Filtre por assunto: Gestão Inovação Tecnologia

Conheça 4 dicas para aumentar a produtividade do seu negócio em 2017

O início de um novo ano é sempre uma oportunidade para se planejar e renovar metas já estabelecidas. E, provavelmente, um destes objetivos aí na sua empresa, assim como nas demais, é aumentar a produtividade.

Ser produtivo não significa apenas ter a capacidade de fabricar grandes quantidades de produtos para atender aos clientes. Significa, também, encontrar alternativas para ganhar eficiência, investir em inovação e manter a qualidade da mercadoria, principalmente, quando se trata de competir em um mercado cuja concorrência é cada vez mais acirrada.

Fatores como liderança, estrutura corporativa e recursos investidos podem influenciar diretamente nos resultados da produtividade. E mesmo que estes variem de empresa para empresa, é possível adotar algumas estratégias comuns, criando os alicerces necessários para que o seu negócio desenvolva um caminho saudável rumo ao sucesso no mercado.

Confira as 4 dicas que separamos para que sua empresa possa entregar mais bens e serviços com menos trabalho, capital, energia ou material.

Identifique falhas

Muitos gestores acreditam que conhecem todos os problemas de sua organização, mas acabam deixando passar pequenos detalhes que podem se tornar grandes empecilhos em longo prazo.

Por isso, torna-se essencial identificar as principais falhas que afetam a produtividade da empresa. Revise processos, certifique-se que a estrutura de trabalho está de acordo, verifique se as normas estão sendo cumpridas pelos profissionais envolvidos em cada tarefa.

Junto a isso, organize um relatório minucioso e estude os dados coletados. Cheque ponto por ponto e tire as suas conclusões em conjunto com uma equipe. E o mais importante: busque soluções para os problemas identificados, caso contrário os resultados nunca serão visíveis.

Repense estratégias para aumentar a produtividade

Pode ser chegada a hora de repensar os métodos de trabalho na empresa, visando aumentar a motivação e produtividade. Ou seja, para atingir resultados mais efetivos, é preciso se questionar: como as atividades estão sendo realizadas?

Mais ainda: será que as atuais atividades são mesmo necessárias? Será que não tem uma forma mais barata, rápida ou melhor da empresa produzir o resultado final planejado? Muitas empresas estão tão envolvidas em “fazer” que se esquecem de que existem formas mais produtivas de realizar as tarefas.

Automatizar tarefas com a ajuda de softwares de gestão

Todos sabem que no dia a dia das empresas há muita burocracia, rotinas administrativas que são importantes e até obrigatórias, mas que acabam impactando negativamente na produtividade da equipe e consequentemente da empresa. Mas, nem tudo está perdido! Você pode utilizar um software de gestão para simplificar o processo de trabalho nessas rotinas, tornando-as mais produtivas.

Softwares são programas de computadores desenvolvidos para realizar tarefas específicas. Com eles é possível automatizar quase por completo vários tipos de tarefas que abrangem desde serviços burocráticos (emissão de Nota Fiscal, controle de ponto dos funcionários, etc), melhorar o relacionamento com clientes e, até, monitorar as atividades dos funcionários com mais precisão.

Motive a sua equipe

Lembre-se sempre de um fato crucial: a produtividade da sua empresa não depende exclusivamente de você. É preciso fazer com que toda a sua equipe acredite na sua estratégia e nas metas planejadas. E a única forma saudável de fazer isso é investindo em comunicação e deixando que seus colaboradores participem ativamente dos processos.

Pergunte sobre ideias e propostas. Guarde as melhores sugestões e analise a possibilidade ou não da implantação. Procure ser um líder acessível, elogie e critique sempre com bons argumentos e coloque-se à disposição quando possível.

E você, o que tem feito para aumentar a produtividade da sua empresa? Tem alguma dúvida ou experiência que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário.