vantagens do ERP
Gestão 04/09/2019

Buscar formas de cuidar melhor das finanças é uma preocupação que gestores de qualquer empresa, seja de pequeno ou grande porte, compartilham.

Quando as finanças de uma organização ficam bagunçadas e fogem do controle, vários problemas podem ser enfrentados, como o desconhecimento de indicadores, mistura de contas e, até mesmo, a falta de capital. Para conseguir colocar tudo em ordem, apenas um profissional qualificado não é suficiente, é preciso fornecer ferramentas que auxiliem neste processo e garantam mais segurança e organização para o seu negócio.

O ERP é um ótimo aliado para cuidar melhor do setor financeiro da sua empresa e garantir o crescimento do negócio. Quer saber como? Basta continuar lendo este artigo.

Por que um ERP é uma ótima solução

Um ERP tem a função de unificar o que diversos programas oferecem separadamente, em apenas um software, promovendo, assim, a integração entre vários setores de uma indústria. Isso gera benefícios não só para o setor financeiro, mas, também, a otimização da produção e de outras áreas, sendo uma solução completa e fundamental.

Outra vantagem do Consistem ERP é que ele pode ser construído de acordo com suas necessidades, integrando apenas os setores que você acha mais importantes dentro do seu negócio.

Quais as vantagens para o setor financeiro

Tendo um software que integra vários setores do negócio fica muito mais fácil ter um gerenciamento financeiro mais eficaz, pois, por meio dele, você tem todas as informações em tempo real, o que contribui na hora de tomar as decisões corretas no momento certo.

Com o ERP, você consegue ter uma visão melhor, encontrar possibilidades de investimentos, saber os momentos de recuar, em quais áreas é possível otimizar a produção ou cortar despesas.

Conheça algumas outras vantagens que um ERP possibilita para melhorar sua gestão financeira:

Melhor gestão do fluxo de caixa

Para ter um controle maior e melhorar a saúde financeira da sua organização, um sistema de gestão financeira integrado possibilita que você realize o controle do fluxo de caixa em tempo real, de onde estiver.

Ou seja, você consegue visualizar as despesas que estão em movimento na empresa, todos os dias, inclusive sendo possível gerenciar empréstimos e financiamentos, permitindo que o administrador financeiro tenha total controle sobre os recursos captados, bens, máquinas e equipamentos financiados.

Dessa forma, é possível fornecer as informações exatas do valor do capital, valor dos juros e encargos sobre cada empréstimo ou financiamento. Com isso, as informações ficam muito mais precisas, inclusive quando é necessário fazer a conversão de moedas, calcular encargos e variações cambiais.

Mais segurança nas operações financeiras

Planilhas no Excel ou anotações em cadernos de contas podem auxiliar na hora de organizar as contas, porém esses meios, além de estarem ultrapassados, podem ser facilmente perdidos e são mais suscetíveis a erros, o que pode comprometer a gestão da empresa.

Com um ERP, é possível realizar esse processo com muito mais segurança, pois o software protege os dados, evitando perdas e prejuizos.

Confiança e agilidade na hora de tomar decisões

Se você receber uma proposta que precise decidir rapidamente o que fazer, é muito mais fácil ter um software que traga as informações do negócio em tempo real para ajudar você a tomar a melhor decisão.

Com um ERP, isso é totalmente viável, visto que a ferramenta traz mais segurança na hora de decidir o rumo do negócio, pois, por meio dele, você consegue analisar rapidamente os dados dos setores e ver qual é a melhor forma de agir.

Redução de custos

Com as projeções reais de como está o seu negócio, é possível analisar em quais áreas dá para eliminar gastos e em quais investir para o negócio crescer. Além disso, implementando um ERP, vários gastos que integram o orçamento empresarial podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados. São exemplos: despesas com documentações, impressões, horas extras de funcionários e muitas outras.

Agora que você já sabe como um ERP é importante para a saúde financeira do seu negócio, que tal começar a analisar as chances de implementá-lo e fazer sua empresa crescer ainda mais?

Restou alguma dúvida sobre os benefícios de ter um módulo financeiro integrado? Deixe um comentário!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem