Lean management é uma filosofia de gestão capaz de intensificar resultados por meio do melhor aproveitamento de recursos, em especial, do potencial humano. Seus pilares são a eliminação de desperdícios, a valorização das pessoas e a melhoria contínua.
A essência do lean management é muito fácil de conceituar, porém, difícil de praticar no dia a dia. Isso porque exige uma quebra total de paradigmas em relação ao corte de custos e de tempo e direciona o foco principalmente às atividades que aumentem o valor entregue aos clientes.
Se o seu objetivo é entender melhor como o método pode ser aplicado em benefício da sua empresa, continue lendo o artigo e descubra como melhorar a sua produção.
A origem do método lean management
A filosofia se espelha no Sistema Toyota de Produção, criado após a Segunda Guerra para eliminar desperdícios, tornando os processos de produção mais enxutos por meio da melhoria contínua.
O estudo desse sistema pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) deu origem ao livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, publicado nos anos 90.
Embora inspirada na indústria automobilística, a mentalidade enxuta pode e deve ser aplicada em qualquer atividade industrial.
Os benefícios do lean management
Um dos principais benefícios do uso do método lean de gestão é o aumento dos ganhos. Além disso, ele também reduz os custos, pois elimina desperdícios e permite o investimento em estruturas mais eficientes.
O lean management também é capaz de aumentar a sustentabilidade da empresa e sua competitividade no mercado. Isso porque, ao garantir lucros maiores, permite o reinvestimento de recursos em melhoria contínua, assegurando não apenas a sobrevivência, mas principalmente o crescimento corporativo.
Princípios fundamentais da filosofia lean
A quebra de paradigmas começa pela adoção de princípios fundamentais na gestão de uma empresa, capazes de modificar o comportamento das lideranças de acordo com objetivos como:
- ganhar velocidade de produção;
- cortar desperdícios;
- enxugar processos;
- aumentar a qualidade;
- ampliar a produtividade;
- reduzir estoques;
- elevar a satisfação do cliente.
Conheça alguns desses princípios:
Transparência
Por meio de gatilhos para o escalonamento, informes de dados e de desvios, métodos de soluções de problemas, entre outros tipos de modelos, é possível tornar os processos de uma empresa previsíveis e autoexplicativos.
A transparência nos processos confere ao colaborador a capacidade de realizá-los ou tomar decisões sem qualquer tipo de dúvida ou hesitação.
Padronização
A padronização é parte importante da transparência nos processos. Por meio dela, é possível criar fluxos de trabalhos predefinidos para a transmissão do conhecimento empírico e treinamento de novos colaboradores.
O uso de checklists para aplicação do sistema 5S, de manuais de instruções para o trabalho operacional e a criação de padrões para processos, setup e escalonamento de problemas são altamente recomendáveis para auxiliar na implantação da metodologia lean.
Fluxo
O desenho dos fluxos serve para a prevenção de gargalos que impeçam a fluidez ou que até mesmo paralisem o trabalho em certos pontos críticos de um processo. Esses desenhos podem ser utilizados para pessoas, informações, produtos e outros materiais.
Flexibilidade
A flexibilidade garante o ritmo de trabalho e as entregas com qualidade aos clientes, mesmo durante as mudanças de processos e ferramentas, o que é bem comum em um sistema de trabalho em constante aperfeiçoamento como no lean management.
Sistema puxado
O sistema puxado é o famoso just in time, que produz de acordo com a demanda, na quantidade necessária e no momento certo. Ele elimina o estoque e, consequentemente, o capital parado.
Perfeição
Utilizam-se ações preventivas que colocam a precaução de problemas à frente da descoberta deles. Assim, garante-se que a produção estará com a qualidade esperada pelo cliente logo na primeira tentativa, sem falhas ou retrabalhos.
Motivação
A orientação por metas e resultados, além do treinamento sobre processos e produtos e do envolvimento de colaboradores, são primordiais para manter os profissionais motivados e com alta produtividade.
Sem o comprometimento da equipe é quase impossível criar uma cultura empresarial dinâmica e colaborativa, que garanta o crescimento da empresa.
Eliminação de desperdícios
O objetivo desse princípio é pautado na eliminação dos desperdícios em sete pontos:
- produção em excesso;
- tempo de espera;
- realização de etapas desnecessárias;
- estoque acima da necessidade imediata do cliente;
- deslocamento ou transporte que não beneficiem os produtos;
- retrabalho.
Sistema 5S
- Seiri – senso de utilização de recursos como materiais, ferramentas, peças de reposição, documentos, entre outros;
- Seiton – senso de organização dos recursos, que devem ter cada um o seu devido lugar e ficar sempre ao alcance, de acordo com as necessidades de utilização;
- Seiso – senso de limpeza, que orienta o indivíduo a deixar o local que ele utilizou mais limpo do que antes da sua utilização;
- Seiketsu – senso de padronização que cria regras, valores e padrões de manutenção do que já foi conquistado, como a limpeza e a organização;
- Shitsuke – senso de disciplina, método pedagógico que ensina aos colaboradores a manter a aplicação do 5S continuamente.
O respeito pelas pessoas e pela melhoria contínua sugeridos pela metodologia lean management é muito fácil de ser compreendido, porém, muito difícil de ser aplicado na prática.
Mas o esforço vale a pena, pois ele auxilia na evolução de lideranças, capacitando-as para a construção de um melhor relacionamento com seus colaboradores, coleta e uso de dados nas tomadas de decisão, garantia da qualidade de produtos e serviços e melhor gerenciamento dos fluxos de trabalho.
É claro que não é possível implantar uma metodologia como a lean management em uma empresa da noite para o dia, pois a própria filosofia foi criada para ser implementada continuamente, passo a passo. Porém, uma coisa é certa: cada passo dado é rumo ao crescimento, tanto da empresa quanto de seus líderes e colaboradores, que são constantemente convidados a aprender e a inovar.
Agora que você já entende como a metodologia lean management pode contribuir para melhorias significativas na sua empresa, chegou a hora de começar a implantá-la com a certeza de que bons frutos virão.
Para ter acesso a mais artigos para ajudar nessa tarefa, siga-nos nas redes sociais: Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.