Administradores buscando reduzir o retrabalho da empresa.
Gestão 26/09/2019

No setor fabril, a linha de produção depende de vários processos diferentes até que se obtenha o produto final. Garantir a simbiose dos processos é fundamental para evitar falhas e não prejudicar o fluxo de todo o processo, o que pode acarretar em um dos maiores problemas que pode existir no chão de fábrica: o retrabalho.

Precisar refazer uma atividade que não foi bem feita da primeira vez é algo que acarreta diversos problemas produtivos, como desperdício de esforço, tempo e dinheiro. Geralmente, o alto índice de retrabalho de tarefas está relacionado a problemas na gestão dos processos. Afinal, é normal refazer algumas tarefas, devido à sua complexidade, porém o objetivo do gestor deve ser eliminar os defeitos nos processos e, consequentemente, reduzir o retrabalho.

A seguir, listamos alguns pontos que podem ajudar você a melhorar a produtividade e evitar esse problema no seu negócio.

Saiba como reduzir o retrabalho no seu negócio

Entenda os processos nos mínimos detalhes

Entender os processos envolvidos na produção da empresa, desde o início até a entrega do produto final, é o principal ponto para conseguir reduzir o retrabalho. Entendendo os processos, é possível fazer um planejamento eficiente sobre cada etapa da produção, determinando prazos e as funções de cada tarefa. E, com um ERP, isso se torna muito mais eficiente, pois todos os colaboradores podem ter acesso às etapas produtivas, deixando o fluxo de trabalho mais organizado.

Mapeie todos os processos

Para garantir a segurança e eficiência, é importante mapear e documentar todos os processos. Quanto mais claro estiver a padronização das tarefas, mais fácil será para que todos os colaboradores entendam o que deve ser feito. Ao fazer isso, fica mais fácil identificar as falhas, evitando que os erros passem despercebidos e não consigam ser resolvidos a tempo, prejudicando toda a cadeia produtiva.

Delegue funções

Quando você define um responsável por cada etapa, a produção fica mais organizada. A pessoa selecionada deverá ter pleno conhecimento do processo e será encarregada de acompanhar o desenvolvimento das tarefas do setor e esclarecer as dúvidas da equipe. Isso traz mais segurança aos colaboradores para que eles desempenhem suas funções de forma mais assertiva.

Motive os colaboradores

Quando o retrabalho é gerado pela falta de comunicação ou devido a um planejamento equivocado da empresa, os profissionais envolvidos no processo podem ficar desmotivados, acarretando problemas ainda maiores na produtividade, pois o colaborador tende a adotar uma postura sem proatividade, prejudicando toda a cadeia produtiva.

Por isso, é fundamental investir na capacitação dos colaboradores e na gestão eficiente dos processos, se concentrando em encontrar o que ocasionou o problema e quais são os meios para corrigi-lo.

Acabe com os processos manuais

Se você quer acompanhar o mercado e se tornar competitivo, é importante utilizar as tecnologias disponíveis. Afinal, elas vêm para facilitar a organização dos processos e mudar a forma como você se relaciona com seus clientes e colaboradores. Por meio de softwares de gestão integrada, por exemplo, você pode diminuir o retrabalho consideravelmente ou até mesmo extingui-lo.

Isso porque, com um ERP, você consegue visualizar toda a cadeia produtiva em tempo real, enxergando os erros com antecedência e evitando que virem problemas ainda maiores. Além disso, você consegue identificar o problema e encontrar soluções de forma mais rápida, otimizando a produção, facilitando o dia a dia e, ao evitar retrabalhos, aumentando o lucro do negócio.

Agora que você já sabe como evitar retrabalhos, que tal colocar algumas dicas em prática? Lembrando que um sistema ERP pode ajudar a extinguir os problemas na sua empresa e melhorar sua performance no mercado.

Se é isso que você precisa, os sistemas da Consistem são feitos sob medida para se encaixarem perfeitamente às necessidades do seu negócio. Entre em contato conosco e agende uma simulação gratuita!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem