Administradores conversando sobre a adoção de um ERP.
Gestão, Tecnologia 30/08/2019

Encontrar a fórmula ideal para aumentar a produtividade é, sem sombra de dúvida, um tópico de discussão recorrente entre gestores, seja das menores organizações até as multinacionais.

Sabemos que ser mais produtivo está diretamente relacionado à capacidade de ser eficiente, ou seja, reduzir o tempo gasto para executar uma tarefa, aumentando a qualidade das mercadorias ofertadas, sem o acréscimo de mão de obra ou aumento dos recursos necessários. No entanto, torna-se muito mais complicado chegar a um resultado satisfatório sem o uso de ferramentas corretas.

Aí é que o papel do sistema integrado se torna fundamental. O ERP, por exemplo, facilita o acesso à informação, unificando áreas e elevando os níveis de produtividade das empresas.

Quer saber como um software de gestão auxilia na simplificação de processos, deixando as rotinas entre departamentos mais produtivas? Então acompanhe o artigo a seguir.

Auxiliando na identificação de falhas

Muitos gestores acreditam que conhecem todos os problemas de sua organização, mas acabam deixando passar pequenos detalhes que podem se tornar grandes empecilhos no longo prazo.

Todo mundo sabe que, para uma boa tomada de decisão, é preciso ter informação. É necessário medir, se apoiar em números e fatos, em vez de apenas ter um bom ‘feeling’ sobre o negócio. E esse tipo de dado, somente um ERP poderá fornecer.

A partir da ferramenta é possível identificar erros na emissão de pedidos, o que evita o cancelamento de notas fiscais; rastrear falhas nos apontamentos no chão de fábrica; atraso nos processos, entre outras ações errôneas.

Proporcionando atividades mais assertivas

Ficar enviando e-mails para todos os setores, registrar dados em diversos sistemas e repassar informações são atividades que, além de serem maçantes, consomem muito tempo. Um sistema ERP pode extinguir essa rotina demorada.

Com seu uso, por exemplo, os dados fornecidos pelos vendedores no ato da solicitação do pedido, já seguem diretamente para a área financeira que os usa para emitir os boletos e as notas para os clientes. Além de o setor de expedição de pedidos ser comunicado imediatamente, diminuindo o prazo de entrega dos produtos e auxiliando na tomada de decisões.

Com o sistema no controle das atribuições de sua empresa, será possível perceber uma equipe mais ajustada e madura, capaz de trocar informações com outros integrantes tanto do mesmo departamento quanto de outros setores de forma mais clara e objetiva, sem que haja atritos.

Sendo um meio de avaliação contínua

A concentração de informações melhora a coleta e visualização dos dados, aumentando a capacidade de análise sobre o desempenho das equipes, atingimento de resultados e lacunas operacionais. A partir disso, é possível elaborar treinamentos eficazes e reavaliar constantemente os objetivos.

Otimizando a comunicação

A otimização da comunicação interna resulta para os colaboradores numa ideia de maior horizontalidade, diminuição de erros gerados por problemas de entendimento e aumento da clareza na relação entre as atribuições individuais e as funções da equipe, proporcionando um clima mais harmônico e facilitando a construção do sentimento de equipe. Além disso, ao agilizar a execução de processos internos com o uso de um programa ERP, tem-se mais tempo para investir na manutenção desse sentimento.

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O sucesso no uso ERP depende muito do engajamento da equipe. Promova a colaboração entre os funcionários, foque nos benefícios que o software irá trazer para a empresa e para o dia a dia dos profissionais e aumente as chances de sucesso e produtividade.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

 

engajamento de usuários na troca de erp

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