Empreendedores analisando os problemas que um ERP pode resolver.
Gestão, Tecnologia 12/09/2019

Ter controle das responsabilidades de cada funcionário, garantir a precisão na hora de cumprir os prazos, certificar a qualidade da produção, evitar desperdícios. Todos esses são desafios que os gestores enfrentam no dia a dia das empresas. 

É normal que alguns problemas sejam gerados devido à falta de precisão das informações. Inclusive, isso geralmente acontece em empresas que ainda não abriram as portas para as novas tecnologias e continuam mantendo processos manuais e sem padronização. 

A otimização de processos e diversos problemas ocasionados pela falta de acompanhamento poderiam facilmente ser resolvidos com o auxílio de um sistema ERP. Pois, por meio desse software, é possível garantir a precisão desde as tarefas mais básicas do dia a dia até as mais complexas. 

Para ajudar você a entender como um ERP pode otimizar seus resultados, listamos 6 problemas enfrentados na linha de produção que podem ser extinguidos com a utilização do sistema. 

Confira!

Os 6 principais problemas que um ERP pode resolver 

  1. Erros durante os processos

Se os processos do negócio ainda forem analógicos e o fluxo de trabalho não for padronizado, é comum que ocorram erros com grande frequência. O sistema ERP automatiza os processos, reduzindo ou até mesmo extinguindo as tarefas manuais, evitando, assim, que erros simples ocorram e garantindo maior precisão na hora de executar as tarefas diárias. 

  1. Produtividade 

O objetivo de todo administrador de empresa é melhorar a produtividade da equipe. Com um ERP, você automatiza atividades que antes eram feitas manualmente e sobrecarregavam os funcionários. Dessa maneira, conseguindo fazer com que eles ajam de forma rápida e dediquem mais tempo a atividades mais relevantes. 

Outro aspecto a ser considerado é a identificação de processos desnecessários, permitindo que você organize e agilize o controle das tarefas, economizando tempo e custos. 

  1. Controle de estoque 

Um dos maiores problemas que um gestor pode enfrentar na administração de uma empresa é o controle de estoque. Não é fácil definir as compras de matérias-primas, manter um estoque com alta disponibilidade e, ao mesmo tempo, evitar desperdícios e prejuízos. 

Com um ERP, você tem um módulo totalmente dedicado à gestão de estoque, com funcionalidades que garantem mais agilidade para controlar seus recursos diariamente e de forma mais assertiva, aumentando a eficiência operacional da empresa.

  1. Fluxo de caixa 

Esse é um dos processos mais importantes e complexos de um negócio, pois, se não houver organização e precisão, o gestor corre o risco de quebrar o caixa ou, até mesmo, de falir a empresa. 

Um ERP auxilia a manter o fluxo de caixa organizado e atualizado. O software conta com funções específicas para controlar corretamente as finanças e garantir maior segurança para o empreendimento. 

  1. Falta de planejamento

Um ERP é capaz de integrar e automatizar todos os departamentos e processos da indústria, fornecendo informações em tempo real, possibilitando uma visão completa e aprofundada da linha de produção.

Tudo isso garante os dados necessários para ter mais agilidade na hora de tomar decisões e fazer um planejamento mais assertivo. Com um software integrado, é possível estruturar melhor o fluxo produtivo, estipular metas mais coerentes e ter maior precisão ao projetar o crescimento da empresa. 

  1. Atraso nas entregas 

Atrasar as entregas pode prejudicar a imagem da empresa perante os consumidores e afetar a credibilidade do seu negócio. E não é apenas isso: os pedidos acumulados e fora do prazo podem desequilibrar a produção e o estoque, gerando vários problemas em várias áreas do setor produtivo. 

Com um ERP, o controle se torna muito mais ágil e assertivo. Com módulos específicos, ele adequa as demandas e programações conforme a capacidade produtiva da sua indústria e os recursos disponíveis em estoque, assegurando o atendimento dos prazos e a credibilidade da sua marca. 

Agora que você sabe as vantagens de ter um ERP para fazer o seu negócio crescer, evitando problemas na linha de produção e eliminando falhas e prejuízos, que tal ver na prática todas essas funcionalidades? 

O software da Consistem é feito sob medida para atender às necessidades dos mais variados segmentos. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita para ver de perto tudo que um ERP pode oferecer ao seu negócio!

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem