
Cada vez mais, as empresas buscam soluções para aumentar as vendas e ter um melhor relacionamento com os clientes. Com o objetivo de conhecer as tendências que estão impulsionando a experiência de compra, a Consistem participou do VTEX Day 2025.
Promovido pela VTEX, empresa parceira da Consistem que oferece soluções completas para B2C, B2B e Marketplace, o VTEX Day é um dos maiores eventos de digital commerce do mundo. No evento, palestrantes de renome nacional e internacional falaram sobre temas como empreendedorismo, gestão, inovação e tecnologia.
Conheça 4 tendências abordadas no evento e entenda como a sua empresa pode se beneficiar delas para crescer.
Uso estratégico de dados
Em um mercado cada vez mais competitivo, fazer gestão baseada em “achismos” e opiniões pessoais pode ser muito arriscado. Nesse sentido, o uso inteligente de dados traz vários benefícios, como mais eficiência operacional, otimização de processos, tomada de decisões mais rápida, aumento dos fluxos de receita e maior satisfação do cliente.
A estratégia de dados ajuda as organizações a terem uma visão mais clara sobre si mesmas e sobre a sua atuação no mercado. Uma recente pesquisa feita pela PwC Brasil e pela Fundação Dom Cabral (FDC) revela que a tomada de decisões baseada em dados é a área da transformação digital em que as empresas brasileiras estão mais avançadas.
Para implantar uma cultura baseada em dados, a empresa precisa analisar seus processos para escolher as tecnologias de análise de dados mais adequadas. Também é preciso investir em capacitação, para que os profissionais saibam interpretar e utilizar os dados e, a partir daí, identificar melhores oportunidades de negócio.
Leia também: Confira 4 tendências tecnológicas na área de gestão
Integração dos canais de vendas
Você já ouviu falar de omnichannel? Essa estratégia integra diferentes canais de vendas para oferecer uma experiência positiva para o consumidor. O omnichannel se tornou uma tendência no mercado, especialmente para atender a demanda do público por comodidade.
Segundo uma pesquisa da Forbes, oito em cada 10 consumidores da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) afirmam preferir marcas que oferecem uma experiência omni. Nesse sentido, a estratégia omnichannel ajuda a eliminar barreiras entre o físico e o digital para atrair os consumidores dessa geração e das que estão a caminho, como a geração alpha, que tende a buscar cada vez mais praticidade.
O primeiro passo para implantar o omnichannel é entender os hábitos de compra dos consumidores para saber onde encontrá-los e, com isso, investir nos pontos de comunicação mais adequados. Também é preciso contratar um software de atendimento omnichannel para centralizar as mensagens dos consumidores a partir de todos os canais de contato.
Automação de marketing
A automação de marketing reduz as tarefas repetitivas e colabora para o aumento das vendas e a diminuição dos custos para conversão, aquisição e retenção de clientes. Por meio de softwares e ferramentas específicas, é possível enviar e-mails em massa, simplificar a gestão de leads, analisar dados, realizar campanhas personalizadas e muito mais.
Empresas que investem na automação de processos de marketing conseguem prever o comportamento dos clientes e as tendências do mercado de forma mais assertiva, segmentar melhor o público-alvo e reforçar o relacionamento com os clientes.
Pesquisa realizada pela desenvolvedora americana de softwares Software Path aponta que a automatização de marketing reduz as despesas gerais do marketing em até 12,2% e aumenta a produtividade das vendas em até 14,5%. Como você pode ver, unir marketing e tecnologia é uma estratégia de crescimento que vale muito a pena!
Atendimento humanizado
Mesmo com o avanço da inteligência artificial, existem áreas nas quais o trabalho do ser humano continuará sendo indispensável. É o caso do atendimento humanizado, que busca criar uma conexão emocional com o cliente para entender melhor suas necessidades.
Pesquisa da Servion Global Solutions, consultoria focada em gestão da experiência do cliente, projetou que cerca de 95% de todas as interações com os clientes seriam comandadas por IA até o final deste ano. Porém, isso não significa que usar essa ferramenta no atendimento, por si só, vai realmente melhorar a experiência do cliente.
Combinar o uso de chatbots e humanos pode ser uma boa solução para evitar que o atendimento ao cliente seja robotizado e distante. Empresas que souberem dosar a agilidade da automatização à empatia do profissional de atendimento deverão se tornar mais competitivas, atraindo novos clientes e fortalecendo o relacionamento com os atuais.
Gostou do artigo? Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a ficar por dentro das tendências que ajudam a fortalecer o relacionamento com os clientes. Desejamos que a sua carreira seja de constante crescimento e que a sua empresa tenha muito sucesso!