Tecnologia 18/05/2022

Apesar da retração econômica que o mercado brasileiro sofreu, o setor alimentício é o primeiro a retomar as movimentações. Para garantir vantagens competitivas perante os concorrentes, as empresas precisarão trabalhar com planejamentos e antecedência.

Um bom gestor do segmento de alimentos sabe que não pode deixar de ficar atento às transformações que o setor vive. Durante essas transformações, projetos inovadores e tecnológicos podem ser os itens-chave para o crescimento da empresa.

Nesse conteúdo, selecionamos 5 tecnologias para indústria alimentícia que estarão em alta em 2023. Confira!

Tecnologias para a indústria alimentícia em 2023

Para quem já está pensando nas estratégias para o próximo ano, abaixo você encontra uma seleção com 5 tecnologias que estarão em alta para a indústria alimentícia em 2023:

  1. Tecnologia RFID para monitoramento dos alimentos

A tecnologia RFID está sendo considerada a melhor opção quando se trata do manuseio de matérias-primas e produtos acabados na indústria alimentícia.

Utilizadas para identificar um produto individual à distância sem exigir uma linha de visão, as etiquetas RFID podem informar diferentes dados sobre o insumo.

Na indústria alimentícia em 2023, a tecnologia estará cada vez mais empregue para gerir a cadeia de suprimentos, monitorar a temperatura e a vida útil de um produto, rastrear e evitar o desperdício de alimentos, entre outras aplicações.

Leia também: Saiba o que é RFID e como essa tecnologia funciona.

  1. Tecnologia IoT para melhorar o processo fabril e a segurança alimentar

A IoT (Internet of Things) está ajudando empresas do setor a alcançarem altos níveis de segurança alimentar, melhorarem a rastreabilidade, reduzirem o desperdício e diminuírem custos e riscos nos diferentes estágios de processamento de embalagem de alimentos.

Os benefícios oferecidos pela tecnologia IoT na indústria de alimentos e bebidas são muitos, e o impacto da tecnologia também é extremamente impressionante nos últimos anos. Vamos conferir alguns dos principais efeitos da IoT na indústria alimentícia:

  • Segurança alimentar aprimorada
  • Logística simplificada
  • Cadeias de suprimentos transparentes
  • Operações mais inteligentes e eficientes
  • Economia de energia

Leia também: 5 erros na indústria alimentícia e como evitá-los.

  1. Inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning)

A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina (machine learning) vão afetar fortemente a indústria de alimentos e bebidas em 2023.

O avanço dessas duas tecnologias para a indústria alimentícia pode ser explicado pelo fato de a IA impactar fortemente duas esferas importantes da indústria: segurança alimentar e garantia de qualidade.

Com a IA, o aprendizado da experiência é aprimorado por computadores com análise constante de dados, aumentando o grau de precisão e a eficiência de tarefas que seriam executadas por humanos, permitindo:

  • Monitoramento eficaz e eficiente em tempo real
  • Maior rastreabilidade dos dados para mais segurança alimentar
  • Saneamento aprimorado, com baixo contato humano
  1. Sistemas avançados de visão de máquinas

Os sistemas de visão de máquinas estão na nossa lista de tecnologia para a indústria de alimentos pelo avançado controle de qualidade que propõem.

Compostos por recursos como câmeras, iluminação, filtros e um software que coleta as informações, os sistemas de visão monitoram o cumprimento dos padrões estabelecidos, identificando se determinado produto ou lote está de acordo com o estabelecido.

Eles garantem o aspecto correto da embalagem, controlam a dimensão do produto e fazem a leitura OCR de lote e validade, entre outras possibilidades.

  1. Sistema ERP para gestão da fábrica

Um sistema ERP faz o gerenciamento e a otimização dos processos de um negócio – desde compras, contabilidade, finanças, recursos humanos e produção até logística.

Em bom português, o ERP é o software que mantém a empresa funcionando, automatizando tarefas como aquisição de matérias-primas, processamento de pedidos, gerenciamento e otimização de receitas, faturamento, planejamento de produção e muito mais.

Leia também:  3 vantagens do Consistem ERP para o setor de alimentos.

O ERP é parte essencial da transformação digital das empresas de alimentos, sendo não apenas uma ferramenta operacional, mas um importante recurso estratégico.

Conheça o Consistem ERP para a indústria de alimentos

O Consistem ERP foi desenvolvido para atender demandas específicas da indústria de alimentos, ajudando a melhorar o desempenho e fomentando o crescimento da sua empresa.

Conheça os diferenciais da Consistem para enfrentar os desafios do setor e solicite uma demonstração para ver, na prática, o que o nosso ERP pode fazer pelo seu negócio.

Fique por dentro das novidades

Assine a newsletter do Consistem